outubro 5, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
comentários Guest post

Comentando os comentários – a interação entre blogs e blogueiros

Comentários em blogNeste “guest post” escrito por Henrique Fogli, são tratados aspectos interessantes sobre os comentários feitos em blogs, mostrando o que deve e o que não deve ser feito para divulgar seu blog dessa forma.

São dicas importantes para escrever bons comentário e criar boa relação com outros blogueiros.

Henrique é blogueiro profissional, marqueteiro e empreendedor online.

Costuma escrever diversas dicas para aqueles que querem largar seus empregos atuais e descobrir como ganhar dinheiro na internet.

Introdução

Desde que as estratégias e ações de SEO se tornaram populares, muito mudou na maneira que os blogs se relacionam.

Uma vez que os blogs do seu nicho são a melhor fonte de reputação para o seu site, uma boa relação com esses blogueiros é essencial se você realmente quiser construir reputação e tráfego para o seu site – dois fatores essenciais para todos aqueles que querem descobrir como ganhar dinheiro na internet.

E dentro dessa rede de interações, um aspecto é muito específico dos blogs – o comentário.

A interação direta do leitor com o produtor de conteúdo – que é possível nos blogs via comentários – é algo tão inerente ao blog quanto o próprio conteúdo em si.

Comentários permitem que você registre suas palavras, fale sobre sua marca no site de outra pessoa.

Isso e, claro, inserir links para as suas páginas.

Onde há links, há spammers

Spam em comentáriosÉ por esse detalhe – a possibilidade de inserir links em comentários – que spammers de todo o mundo usam todos os dias softwares para vasculhar a internet em busca de blogs que permitam comentários – principalmente aqueles que não são moderados.

Esses softwares procuram pistas de blogs que são mais fáceis de inserir comentários. 

Por exemplo, uma página de blog que possua muitos links de saída, ou seja, um post que aprovou muitos comentários com links.

Da mesma forma, procuram blogs com PageRank mais alto, ou posts de blogs com comentários ainda em aberto, tudo em busca de links para se promoverem.

Se você tem um blog já deve ter sido alvo de spammers nos seus comentários.

Você reconhece um comentário spammer assim:

  • Geralmente é em inglês;
  • Não tem nenhuma conexão com o assunto do seu post;
  • Tenta cativar sua aprovação pelo seu ego, ou seja, apresenta elogios vazios ao seu post ou ao seu blog – “ótimo post”, “excelentes informações” – sem realmente comentar o assunto tratado. Alguns até sugerem que você disponibilize um canal para receber doações, uma vez que o seu conteúdo é tão especial;
  • Traz um ou mais links com texto âncora para sites que você provavelmente nunca ouviu falar;
  • É estufado de palavras-chave.

Quaisquer sinais desses aumentam significativamente a chance do comentário que você recebeu em seu post ser um SPAM.

Sempre marque-o como tal.

Aprovar comentários SPAMs ajuda pessoas mal intencionadas a desvirtuar o trabalho desenvolvido pelos buscadores, que é entregar o melhor conteúdo para os seus usuários.

Sistemas de comentários diferentes

Sistemas de comentários diferentesExistem diversos plugins e sistemas que você pode implementar no seu blog para mudar a maneira com que os comentários funcionam.

O Facebook Connect, por exemplo, conecta a sua conta do Facebook com o comentário que você faz em blogs alheios.

Outro sistema, o Disqus, funciona como se fosse uma própria rede social de comentários que ajuda os usuários a manterem um acompanhamento dos comentários que seguiram os seus, de maneira a enriquecer a discussão entre os visitantes.

Mas há sistemas desenhados para comentários de blogs com o intuito de promover outros blogs, por meio de links inteligentes.

O KeywordLuv, por exemplo, permite que você insira uma palavra-chave para promover a página que vai linkar no comentário.

Já o CommentLuv cria um link direto para o último post do seu blog, logo abaixo do seu comentário.

Dessa forma você estimula pessoas a comentarem no seu blog, pois estarão se autopromovendo ao fazê-lo.

Porém, isso acaba atraindo muito mais SPAMMERS que já conhecem esses serviços e garimpam a internet todo dia em busca de blogs que os utilizam.

Política da boa vizinhança: como comentar nos blogs do seu nicho

Comentários em blogs de mesmo nichoSe você pretende divulgar o seu site ou blog por comentários nos blogs alheios, em primeiro lugar pense no seguinte: o que você acha de alguém que nunca entrou em contato com você aparecer no seu blog e fazer um comentário completamente alheio ao seu texto, ao seu trabalho, apenas com o intuito mesquinho de promover um link para sua loja virtual ou site?

Você não ia gostar nada disso, com certeza. Ia sentir que estão se aproveitando do seu trabalho.

Portanto, quando for comentar em blogs do seu nicho, leia o texto com calma e faça um comentário que seja pertinente ao texto e que, de preferência, incite a discussão criada com o post. Faça perguntas, levante pontos de vista.

Comentários do tipo “ótimo texto” são vazios e não agregam nada à discussão do assunto tratado.

Faça com que o seu comentário lhe dê visibilidade, além de ser útil para o blogueiro quanto para os outros visitantes.

Quanto aos links, caso não haja nenhuma recomendação prévia sobre como utilizá-los no comentário, coloque apenas um link para sua homepage no campo específico para indicação do seu site.

É o politicamente correto. Continue comentando no blog com frequência para, após um contato mais aproximado com o blogueiro, verificar a possibilidade de inserir um link mais interessante em seus comentários.

Muitos são receptivos quando abordados dessa forma.

O que nunca fazer ao comentar num blog:

O que não fazer

  • Inserir mais de um link em um comentário;
  • Inserir links no corpo do comentário sem conhecer o blogueiro responsável pelo post;
  • Colocar palavras-chave com foco em SEO no campo onde você deveria colocar o seu nome;
  • Comentários agressivos a outros usuários ou ao escritor;
  • Anunciar produtos, serviços ou páginas de qualquer tipo.

Seguindo essas dicas eu imagino que você vá conseguir uma interação bem mais interessante e vantajosa para você e para o seu nicho!

E você, o que acha sobre o assunto?

Tem outras considerações a realizar sobre a forma correta de comentar em blogs?

Deixe um comentário

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X