maio 12, 2024
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Como administrar o tempo que você gasta em seu blog

Como administrar o tempo que você gasta em seu blogAdministrar corretamente o tempo é uma tarefa difícil não apenas para quem tem um blog.

No entanto, quem tem um blog e o leva a sério, sabe que ele consome grande tempo, não apenas para elaborar os artigos, mas também para outras atividades.

Neste artigo, darei algumas dicas que eu mesmo utilizo para tornar mais produtivo o tempo que dedico ao meu blog.

Introdução

Quem não tem um blog, imagina a princípio que o único tempo gasto com ele será o de escrever postagens.

Você até pode levá-lo dessa forma, mas, estará deixando de lado tarefas importantes, que farão com que você tenha uma experiência limitada em seu blog.

Abaixo estão algumas atividades que consomem (ou deveriam consumir seu tempo) ao gerenciar seu blog:

  • Pesquisar sobre o tema que você trata em seu blog;
  • Escrever novas postagens;
  • Responder os comentários deixados nas postagens;
  • Responder e-mails recebidos dos leitores;
  • Interagir nas redes sociais;
  • Visitar e comentar outros blogs de mesmo nicho;
  • Administrar os anúncios de seu blog;
  • Acompanhar as novidades sobre sua plataforma de blog;
  • Acompanhar novidades sobre o Google;
  • Conhecer novos gadgets e serviços para seu blog.

São muitas coisas para fazer, certo?

E tudo isso toma tempo.

É justamente por isso que muitos desistem de seus blogs: não imaginam que o blog precisa de tanta dedicação e não estão dispostos ou preparados para aplicar tanto tempo neles.

O problema é que o tempo é um dos recursos mais valiosos que temos. Se você desperdiçar uma hora de sua vida, nunca mais conseguirá recuperá-la.

Por isso, é importante usar o tempo da forma mais produtiva e sábia possível.

O que mostrarei a seguir são algumas dicas que eu mesmo uso em meu dia a dia e costumam dar bons resultados.

Não há nenhuma mágica nelas, mas podem ser lembretes importantes para que você consiga se dedicar mais ao seu blog.

1. Estabeleça uma rotina

O primeiro e mais importante passo para você conseguir gerenciar seu tempo é estabelecer uma rotina para realizar as atividades do seu blog.

Um ponto muito importante é você determinar qual será o seu ritmo de trabalho.

Conforme expliquei no artigo A frequência ideal de artigos em seu blog, não é necessário que você escreva uma postagem nova todos os dias, mas é importante ter regularidade.

Por isso, calcule o tempo que você tem livre para seu blog e considere todos as atividades que citei no item anterior.

Lembre-se de reservar um tempo para si mesmo e para sua família.

Quantas postagens você conseguirá realizar em seu blog?

Uma por dia? Uma por semana? Uma por mês?

Seja qual for ela, determine o dia e horário em que fará isso.

E faça o mesmo para os demais itens: reserve um horário para responder comentários, outro para responder e-mails, outro para as redes sociais.

Provavelmente, você errará na primeira tentativa que fizer, mas poderá ajustar sua rotina à medida em que tentar fazer uso dela.

2. Anote suas pendências

Esta é uma atividade simples e que pode economizar muito tempo seu.

Se você não anotar as pendências que você precisa cumprir, gastará um tempo desnecessário para se lembrar delas ou pesquisá-las.

Quando você as anota (e pode ser em um documento do Word, um arquivo no Bloco de Notas ou qualquer outro lugar), sabe exatamente o que precisa fazer e não perde tempo para relembrá-las.

3. Tenha foco em sua atividade atual

Isso é fundamental: quantas vezes você não começou a escrever um artigo, foi até o navegador para visitar um link, viu uma notificação no Facebook, a abriu e, só vários minutos depois percebeu que o artigo ficou parado?

Essa dispersão é uma das principais causas de perda de tempo.

É muito mais produtivo e simples fazer uma coisa de cada vez.

Por isso, se você vai escrever um artigo, feche suas redes sociais e e-mail, esqueça tudo mais que precisa fazer e foque no artigo.

Quando terminar isso, vá para a próxima atividade.

Você perceberá que essa é a forma mais rápida de fazer as coisas.

4. Tenha períodos de descanso

Ninguém é de ferro. Por isso, costuma ser improdutiva uma rotina de 10 horas ininterruptas na frente do computador para se dedicar ao seu blog.

Programe paradas durante o tempo que você tem para isso.

Nesse tempo, saia do computador para esticar as pernas, tome uma água ou café, vá à academia e, vá lá, abra as suas redes sociais para finas pessoais.

O importante é ter um tempo para que seu cérebro e seu corpo possam relaxar, fazendo com que você tenha energia e disposição para se dedicar ao trabalho.

5. Saiba dizer “não”

Muitas pessoas têm a mania de querer abraçar o mundo e enchem sua lista de pendências desnecessárias.

Não há nada de errado em dizer “não” se você foi convidado para colaborar em outro blog – mas sabe que não tem tempo disponível para isso.

Por isso, avalie cuidadosamente as novas atividades que estão para entrar em sua lista de tarefas.

Se você sabe que não conseguirá cumpri-las, é muito melhor negá-las ou postergá-las para outra oportunidade.

6. Prepare-se para sacrifícios quando for necessário

Por outro lado, há situações em que você não pode dizer “não”.

Se surgiu a oportunidade para publicar um “guest post” em um site relevante, ou você foi convidado para um evento de grande importância, pode valer a pena fazer um sacrifício para não perder a oportunidade.

Quantas vezes não fiquei acordado até as 2h00 da manhã para finalizar um artigo ou terminar de responder comentários?

Se você não está disposto a sacrifícios eventuais, pode limitar sua evolução.

Por outro lado, se você sempre precisa fazer sacrifícios para cumprir seus compromissos, há algo errado.

Volte ao item 1 e reprograme sua rotina.

7. Seja flexível

Por fim: ninguém é um robô ou uma máquina que funciona todos os dias com tempos exatos.

Por isso, não há motivo para desespero se você não conseguiu responder todos os comentários durante a semana.

Também não é necessário entrar em pânico se você vai sair para uma viagem de férias e não conseguirá publicar o artigo programado para a semana seguinte.

Quando isso ocorre eventualmente, pode ser compreendido pelos seus leitores.

Mas, como no item anterior, não deixe que isso seja constante.

Se você sempre precisa ser flexível com sua rotina, ela simplesmente não existe.

Para saber mais

Como eu alertei, são dicas simples e que podem ser colocadas em prática por qualquer um.

Se você conseguir seguir esses 7 itens, com certeza terá uma rotina organizada e conseguirá cumprir os compromissos que você estabelece para seu blog.

Sugiro como leitura complementar o artigo Como me organizei para blogar – Dicas que podem lhe ser úteis, escrito pela minha amiga e parceira Samanta Modesto no Vida Real da Sam.

Ela mostra de forma prática como organizou sua agenda para conciliar seu blog com os demais compromissos.

Outra fonte interessante é o Curso de Administração do Tempo, dos Cursos 24 Horas.

Trata-se de um curso online com valor acessível (apenas R$ 30) que mostra algumas técnicas interessantes e eficientes para fazer uma melhor gestão do tempo.

Eu o assisti e gostei muito.

E você, como administra o tempo disponível para seu blog?

Tem alguma dica ou técnica que não citei no artigo?

Compartilhe conosco em um comentário!

Foto: Fotolia

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