outubro 12, 2024
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SEO

Como aumentar o tráfego orgânico do seu site? Confira 7 estratégias comprovadas!

Quer saber como aumentar os acessos espontâneos ao seu site? Guilherme da Luz, especialista em SEO, selecionou algumas dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu site. Confira!

Muitas empresas estão sempre buscando formas de aumentar o tráfego orgânico, tanto por meio do Google, quanto do Bing e outros buscadores. Mas como conseguir deixar a sua página nas primeiras posições?

Para te ajudar, Guilherme da Luz, especialista em SEO e fundador da agência Gluz Digital, informa diferentes estratégias de marketing que convertem. Veja aqui como investir em estratégias eficazes, que realmente aumentam o tráfego orgânico e deixam as publicações nas primeiras posições, de forma a receber mais cliques.

Dicas para aumentar o tráfego orgânico no seu site

Conforme Guilherme da Luz, existem estratégias já utilizadas que ajudam a aumentar o tráfego do seu site em 170%. De acordo com o especialista em SEO, há diferentes ideias voltadas para todos os tipos de mídia. Confira!

Otimização de SEO

Muitos sabem que o SEO ajuda bastante no ranqueamento do site, especialmente ao selecionar as palavras-chave e utilizá-las da forma correta. Para isso, não basta apenas adicioná-las no início do título, mas sim em todo o conteúdo, deixando-o informativo.

Para ajudar no ranqueamento, tudo deve ser pensado, inclusive, o uso das imagens. Estas não podem atrapalhar o carregamento da página.

De acordo com Luz, além de pensar no ranqueamento, é preciso criar um conteúdo atrativo ao leitor: “Porém, não se preocupe apenas em otimizar o texto com as palavras-chave certas e escrever igual robô, pois os mecanismos de buscas não gostam mais desse tipo de conteúdo”.

A exemplo, mostra o quanto conseguiu, junto de sua equipe, contribuir com o site da Smartia, aumentando o tráfego em 135% ao comparar com o mesmo período de análise. Vale frisar que o nicho da Smartia.com.br é extremamente competitivo.

Para esclarecer, Guilherme mostra que o site foi adquirido no final de 2017 e três anos depois já haviam mais de 600% de acessos orgânicos. Além disso, o site também alcançou melhora significativa na taxa de rejeição, leads mais qualificados do que antes e no tempo do usuário na página. Tudo isso aliado às demais estratégias apontadas abaixo.

Conteúdos de qualidade

Além de investir em técnicas de SEO para o ranqueamento da sua página, é preciso se atentar em escrever para o leitor. Assim, ele poderá perceber que o conteúdo é útil e não sairá da página.

Mas, para que você possa agregar conhecimento ao usuário, é importante conhecer sua persona de forma a trazer soluções que ela busca. Guilherme explica que quanto mais detalhadas e explicativas as informações forem, mais úteis serão.

Então, a dica é investir em conteúdos longos se estes agregarem conhecimento ao seu público e não fugir do conteúdo principal. Outra forma eficaz é oferecer conteúdos novos e com temas que sejam bastante buscados na atualidade. Assim, a sua página não irá concorrer com outras.

Luz ainda informa que seu trabalho na Smartia contou com parcerias certas, ou seja, empresas da área de seguros. Com isso, pôde oferecer pesquisas inéditas de comparações de preços, disponibilizando ao leitor acesso a um conteúdo exclusivo e relevante.

Links internos

Outra estratégia de marketing que ajuda a aumentar o tráfego orgânico em seu site é trabalhar com links internos. Assim, poderá manter o leitor no seu blog, navegando por outras páginas. Além de contribuir com sua página, agregará ainda mais conhecimentos a ele.

Portanto, relacione o seu texto a um já existente, mas de forma natural. Por exemplo, se o seu artigo fala sobre vendas no e-commerce e seu blog já possui um tema sobre envio de produtos, basta colocar um link interno que redireciona a outra página.

Redes sociais

Cada vez mais as pessoas aumentam seu tempo nas redes sociais e você pode aproveitar para incluir postagens que despertam o interesse do leitor.

Mas lembre-se de que o conteúdo precisa ser pensado na sua persona, ou seja, adequado ao local da publicação. Dessa forma, as chances são ainda maiores de aumentar o tráfego orgânico.

Mídias em geral

Ao investir em diferentes mídias, você terá conteúdos específicos. Embora o conteúdo escrito ainda chame a atenção do seu público, desde que seguindo as regras descritas acima, você pode usufruir de outras alternativas para aumentar o tráfego orgânico.

A exemplo, Guilherme cita os vídeos, que vem conquistando cada vez mais espaço entre as preferências das pessoas. Este permite unir o visual ao áudio, além de inovar sempre no conteúdo e na maneira de se trabalhar.

O canal no YouTube do SeguroAuto.org é um excelente exemplo. Este vem investindo na produção certa e conquistando cada vez mais visualizações e curtidas.

Além desse exemplo acima, outros recursos que são úteis, e podem ser combinados, são os podcasts. Incluir uma opção de áudio ao seu conteúdo escrito vem agradando o leitor de muitos sites e blogs.

Postagens frequentes

Oferecer conteúdos novos e com certa frequência é muito importante quando se quer ter bom volume de acessos em seu site. A dica é criar um calendário editorial, de forma a manter publicações regulares.

Conforme a plataforma, existe um tempo para que a postagem fique obsoleta. No caso das redes sociais, o tempo é ainda menor, já que existe grande quantidade de novas informações que as pessoas recebem diariamente.

De acordo com Guilherme da Luz, não há como calcular uma frequência de postagem exata em sites e blogs, mas é essencial manter os textos sempre atualizados, especialmente no caso dos conteúdos com dados.

Afinal, conteúdos desatualizados não vão despertar o interesse do leitor. Além disso, também não é confiável para os motores de buscas.

E-mail marketing

Embora uma estratégia antiga, o e-mail marketing ainda é muito importante para gerar resultados e aumentar o tráfego orgânico. Guilherme indica ter uma lista de e-mails sempre atualizada, ou seja, com pessoas interessadas no seu produto.

Comprar listas prontas pode ser um erro, já que esta não é bem segmentada. O ideal é segmentar os seus contatos e enviar e-mail conforme o perfil de cada um para conseguir convertê-los.

Ao investir nas estratégias acima, você terá muito mais chances de aumentar o tráfego orgânico do seu site. Para complementar, Guilherme ainda fala sobre a importância de mensurar resultados. Assim, é possível identificar a melhor estratégia para gerar resultados melhores.

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