julho 27, 2024
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Como criar um storytelling para o marketing?

Por meio do meio digital, diversas estratégias surgiram para ajudar marcas e negócios alavancarem seus resultados e conquistarem mais clientes, o storytelling surgiu para ajudar ainda mais neste processo.

O storytelling é uma estratégia ainda pouco conhecida no Brasil, mas que possui um grande potencial na hora de atrair e fidelizar seus clientes. 

Neste artigo você verá o conceito do storytelling e as dicas práticas para aplicá-lo nos seus negócios, visando o aumento dos seus resultados e da notoriedade da sua marca. 

O que é storytelling? 

Storytelling é um termo em inglês que significa contar histórias, isso mesmo, a estratégia é focada apenas na construção e transmissão de histórias, sejam da sua vida ou carreira. 

Isso pode parecer fácil, mas envolve diversos pontos e mecanismos para que a sua história não seja só mais uma que caia no esquecimento das pessoas, mas que marque a vida delas e as faça criar o desejo de conhecer o seu trabalho. 

A estratégia de marketing baseia-se na ação de contar histórias que criem um vínculo com o seu público, ou seja, histórias que façam com que eles se identifiquem com você e com a sua marca. 

Vivemos contando histórias da nossa vida para amigos e familiares, falamos sobre as nossas dores, desafios e alegrias. 

Dentro do marketing não é diferente, você estará contando essas mesmas histórias para seus clientes, com o intuito de aumentar ainda mais os seus resultados.

Para te ajudar ainda mais nessa construção, separamos algumas dicas fundamentais e que não podem faltar no storytelling, confira: 

Estruture e contextualize a sua história 

Quando vamos contar uma história, seja para uma criança ou um adulto, devemos traçar uma linha de raciocínio e saber em qual contexto e momento aquela história aconteceu para explicá-la da melhor forma possível. 

Assim como o marketing de conteúdo, que é uma outra estratégia de marketing digital, precisa ser bem estruturado para alcançar o resultado esperado, o storytelling também necessita dessa organização. 

Por isso, procure escrever a história que deseja passar aos seus clientes antes ou até mesmo contá-las a um parceiro ou amigo para ver se o receptor está realmente entendendo o que você quer dizer. 

Escolha bem as suas histórias 

Não pense que dentro do storytelling basta apenas contar qualquer história que está tudo certo, não é assim que funciona. 

O storytelling é apenas uma estratégia que irá te ajudar, mas a história e experiência é totalmente sua responsabilidade. 

Por isso, opte sempre por histórias que inspiram e ensinam algo de novo aos seus seguidores e clientes. Conte sua história de vida, sua carreira, como foi que a sua marca surgiu, quais foram os seus desafios e erros. 

As pessoas precisam se conectar com você, e nada melhor do que uma história onde elas entendam exatamente o que você fala porque também estão passando ou passaram por um momento como esse. 

Além de estratégias como o inbound marketing que também visa uma maior relação com o seu cliente, o storytelling aparece para tornar essa comunicação ainda mais efetiva e recíproca. 

Conheça o seu público 

É muito difícil construir e contar uma história sem saber para quem ela será destinada, não saber quem irá conhecer e ter acesso ao que você irá contar torna tudo ainda mais difícil. 

Por isso, faça pesquisas sobre o público-alvo do seu negócio, entenda quais são as dores, desafios e desejos deles. 

Dessa forma você consegue criar histórias que irão cativar as pessoas certas para a sua marca. 

Pense que para fazer um anúncio pago no Twitter Ads, por exemplo, é necessário saber para quem aquele anúncio será direcionado. Com o storytelling funcionando da mesma forma, você precisa saber para quem a sua história será contada. 

Essas são dicas primordiais para você colocar em prática na hora de usar o storytelling dentro da sua marca, existe muito material na internet que pode te ajudar ainda mais neste processo de construção. 

Não deixe de estudar e sempre ir atrás de conhecimento e informação, somente assim você consegue saber o que realmente precisa ser feito dentro do seu negócio. 

Considerações finais

Esperamos que o conceito de storytelling tenha se tornado um pouco mais claro para você, e que as dicas citadas anteriormente possam te ajudar a criar histórias inspiradoras para atrair ainda mais clientes. 

Lembre-se de sempre optar pela verdade, seja ela qual for, um relacionamento só se torna longo e forte com base na sinceridade e troca, priorize isso entre a sua marca e os seus clientes, sempre. 

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