Rejeição é uma palavra forte que independente onde for usada, causa um grande impacto. E no Marketing Digital isso não é diferente, as pessoas não sabem o que fazer diante dessa questão.
Mas, o que taxa de rejeição em um blog?
A taxa de rejeição de um blog é uma métrica que avalia quantas pessoas entraram em uma página do seu blog e simplesmente saíram ” sem interagir”.
Embora, esses números sejam altos, isso não significa que o leitor não tenha gostado do conteúdo, por a taxa de rejeição não é a mesma coisa do que a taxa de saída.
A taxa de saída mostra que os visitantes saíram de uma determinada página.
Para você entender melhor, é preciso explicar o que significa ” interação”. Algumas pessoas pensam que ” interagir” é somente conversar, curtir, ou deixar um comentário. Mas, em se tratando de um blog, essa palavra tem outro sentido.
O Google entende por “interação” quando visitante do seu blog não vai da página de entrada para a outra página através do clique, ou seja ele não avalia como interação cliques em vídeos, compartilhamentos, curtidas, etc. Para isso, é importante informar ao Google Analytics que essas também são formas de interação através do gerenciamento de tags.
Geralmente as taxas de rejeição aceitáveis em blogs são porcentagens de 70 a 98%.
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Mas, se você quer saber como diminuir a taxa de rejeição no seu blog. Confira algumas dicas:
5 dicas de como diminuir a taxa de rejeição em um blog
Existem inúmeros procedimentos para diminuir a taxa de rejeição em um blog, entretanto, as principais são:
1- Avalie o tempo de abertura da sua página
Se o site estiver muito lento, certamente vai haver bastante rejeição, pois os usuários não tem paciência para esperar o acesso demorado e conseqüentemente, vão sair rapidamente do seu blog.
Com tanta oferta de informações na internet, é fato que você vai perder visitas. Existem algumas ferramentas que ajudam a analisar o ritmo de acesso ao seu blog. Uma delas é a PageSpeed.
Diversos fatores podem contribuir para a lentidão do blog como: Hospedagem, uso de muitas imagens grandes, vídeos, entre outras configurações.
Um bom exemplo é o da empresa Raiz Nativa (https://www.raiznativa.com.br), que foca muitos esforços em diminuir a taxa de rejeição e já colhe os primeiros resultados em vendas.
2- Faça boa formatação nas suas publicações
Por mais que o conteúdo esteja bom é preciso organizar as informações dentro da postagem, caso contrário, o visitante desiste de ficar no blog.
Os artigos não podem ter letras muito pequenas, aglomeradas, sem subtítulos e imagens. Fica mais exaustivo de ler e continuar na página.
Organize o conteúdo, coloque imagens, letras em negrito para destacar as palavras, use bons títulos e subtítulos.
Existem padrões para se construir um conteúdo mais amigável, isso com certeza é uma forma eficiente de como diminuir a taxa de rejeição em um blog.
3- Evite janelas de propagandas que abrem a toda hora
É muito difícil quem nunca saiu de um blog por causa dos famosos “pop-ups”. Não estou dizendo que não podem ser utilizados, mas quando exagerado acaba com a experiência do leitor fazendo com que ele abandone a página.
Quando uma dessas janelas atrapalham a leitura do visitante pode afetar de uma forma negativa a relação dele não somente com o conteúdo, mas com o blog.
4- Use CTA’S ( Call Action)
Para diminuir a taxa de rejeição chame o visitante para interagir com o conteúdo. Para isso ofereça um E-book, assinatura de newsletter ou até mesmo uma consultoria grátis.
Outra possibilidade é inserir links internos dentro do artigo ou no final dele que levem o usuário a outros artigos relevantes com o que está abordado no momento. Depois, use um CRM para nutrir e educar os leads gerados, deixando-os prontos para a compra.
5- Seu blog deve ser responsivo
Ser responsivo quer dizer ” ser compatível” para dispositivos móveis como celulares e tabletes. Caso, ele não seja, é certo que você vai ter uma grande taxa de rejeição , pois mais de 40% das visitas são oriundas desses aparelhos, especialmente dos celulares.
Essas medidas podem ajudar diminuir a taxa de rejeição em um blog. Entretanto, essa métrica não deve ser avaliada de forma isolada, na maioria dos casos, ela não tem muita significância sozinha. É importante ver outros fatores que estejam desencadeando essa porcentagem e criar estratégias para melhorar no geral.
Dá uma olhada nas configurações do Google Analytics se o código de rastreio está inserido de forma correta no seu blog.
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