maio 18, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Redes sociais

Como encontrar o seu público-alvo nas redes sociais

Muitas empresas mantêm contas sem a menor ideia de como deveriam funcionar. Freqüentemente, fazem isso simplesmente porque alguém “sente” que é certo. Freqüentemente, as empresas correm para abrir contas sociais, sendo interrompidas apenas por publicações ocasionais, seguidas de decepção. O maior problema que as empresas enfrentam é que não fazem um esforço real para encontrar seu público-alvo nas redes sociais. Eles tentam seguir todos que encontram, relevantes ou não, ou apenas esperam que as pessoas venham até eles e não se esforcem para construir seguidores.

No entanto, também existem empresas de mídia social de sucesso. Qual é a diferença? O que eles estão fazendo que seus concorrentes não fazem? Em muitos casos, é que eles entendem a importância de identificar um público-alvo e, em seguida, encontrar e comercializar cuidadosamente esse mesmo público (e mais ninguém) nas redes sociais.

Outra questão relacionada é que muitas empresas ainda acreditam que o marketing social se resume à venda de produtos, assim como o marketing tradicional. No entanto, o público de hoje odeia e resiste aos métodos de vendas diretas. O marketing social é uma extensão do marketing de conteúdo – compartilhamento de informações relevantes com o grupo “certo” de pessoas. Se você fizer isso com bastante frequência, as pessoas começarão a notar você e a se interessar por seus produtos. No entanto, não adianta tentar fazer isso se você estiver compartilhando conteúdo com um público irrelevante que nunca se interessará por você ou seus produtos.

Como encontrar o seu público-alvo nas redes sociais

Qual é o seu público-alvo?

O primeiro passo em qualquer campanha de marketing de mídia social é identificar seu público-alvo. Você não pode pesquisar por “e” se não tiver ideia de quem é “ela”.

Se você tiver sorte, talvez já conheça o tipo de pessoa para quem vende seus produtos. Claro, ter uma ideia geral e ser capaz de descrever com precisão um cliente típico são duas coisas diferentes.

Ao descrever seu público-alvo, você deve se perguntar:

  • Você está almejando predominantemente pessoas do mesmo sexo ou tanto homens quanto mulheres?
  • Que faixa etária você mais espera atingir? Você está alcançando algumas gerações mais do que outras?
  • Quanto ganham seus clientes típicos? Você tem como alvo pessoas com muito dinheiro grátis ou pessoas que tendem a ter problemas de dinheiro?
  • Quais são os valores que unem seu público-alvo?

Existem muitas outras características demográficas e psicográficas que você pode usar ao tentar representar seu público-alvo. Lembre-se de que você está tentando pintar um quadro, preferencialmente de novos clientes, que corresponda aos clientes existentes, a menos que esteja deliberadamente visando um mercado diferente.

Lembre-se de que o marketing social envolve principalmente a criação de conteúdo que você pode compartilhar com seu público. Você não pode criar ou distribuir conteúdo que seja do interesse de todos. Portanto, você precisa criar o material certo para o seu público. Para fazer isso, primeiro você precisa saber exatamente quem é o seu público.

Se você tem uma base de clientes, vale a pena criar perfis para seus clientes. É fácil adivinhar os tipos de pessoas que compram seus produtos. No entanto, você obterá melhores resultados se fizer perguntas que os incentivem a se descreverem – suas paixões, seus interesses, tópicos sobre os quais gostariam de saber mais.


Quais plataformas sociais seu público-alvo usará?

Todos nós sabemos sobre Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Todos esses são conhecidos sites de mídia social e compartilhamento de vídeo com milhões de usuários. E, no entanto, nem todas as pessoas gastam seu tempo nessas plataformas. Existem também muitas outras redes sociais menores e menos visíveis; em alguns casos, são altamente especializados, para públicos específicos.

Você não pode ser ativo em todos eles e é improvável que seu público-alvo seja o mesmo. Mesmo as empresas que visam as pessoas mais socialmente ativas não terão que trabalhar em todos os canais sociais conhecidos pela humanidade.

Pessoas assim tendem a ficar juntas. Faz sentido. Provavelmente, você usará os mesmos canais sociais que seus amigos.

Portanto, como profissional de marketing, sua principal tarefa é trabalhar em sites sociais onde seu público-alvo passa mais tempo.

Entreviste clientes existentes

Supondo que você não esteja deliberadamente tentando mudar sua base de clientes, os melhores exemplos de seu público-alvo são os clientes existentes. Embora você já possa ter uma ideia de suas atividades e interesses, sem dúvida a melhor maneira de obter informações valiosas é entrevistando-os.

Você desejará incluir perguntas que o ajudarão a obter uma compreensão clara dos sites de mídia social, onde eles se encontram e os tipos de conteúdo que gostam de ler. Pergunte a eles sobre suas plataformas sociais favoritas. Você também pode perguntar se eles leem blogs e, em caso afirmativo, quais. Da mesma forma, seria útil saber seus canais preferidos no YouTube e os tipos de vídeos que assistem.

Você também pode incluir algumas perguntas para determinar os tipos de contas sociais que seus clientes seguirão.


Restrinja seu público e encontre nichos específicos

Ao combinar todo o seu conhecimento, pesquisa e resultados de pesquisas, você deve restringir seu público-alvo a grupos específicos. Nem todos serão iguais, mas você precisa reunir grupos de pessoas com interesses e gostos semelhantes.

Você pode usar o Gerenciador de anúncios do Facebook para ajudá-lo nessa tarefa. É ótimo para criar grupos restritos de pessoas e pode ser usada uma ampla variedade de dados demográficos. Isso o ajudará a avaliar o tamanho dos leads que você deseja atingir, garantindo que você não esteja trabalhando com um grupo minúsculo ou um grupo que é irrealisticamente grande.

Você também vai querer descobrir quem são os influenciadores em sua categoria e se conectar com eles ao longo do tempo.


Encontre e conecte-se com seu público-alvo

Conhecendo seu público-alvo, você deve motivar seus clientes existentes a contatá-lo em suas plataformas de mídia social preferidas. Em alguns casos, como no Facebook Ads Manager, você pode carregar seu banco de dados de clientes atual e o Facebook fará o possível para localizá-los em sua plataforma. Muitas plataformas de marketing de mídia social funcionam com CRM para ajudá-lo nisso.

Reaproveite videos do TikTok

Uma maneira muito boa de reaproveitar os videos do TikTok e usar para Instagram, Facebook, Whatasapp entre outras meios de comunicação é baixando sem marca d’água.

Uma das melhores ferramentas/site/aplicativo para fazer tal procedimento é o Snaptik. Com ele você pode  perfeitamente baixar vídeos TikTok e surpreender seu público alvo com um conteúdo diferenciado e extra.

Crie conteúdo que seu público-alvo irá adorar

Você pode conhecer bem o seu público-alvo, mas não é suficiente se você não fizer nada para que as pessoas notem você. Você precisa criar e compartilhar tipos de conteúdo que interessem a essas pessoas. E lembre-se, isso não significa que você está apenas promovendo seu produto.

Idealmente, você terá como alvo uma seleção de conteúdo – uma mistura de conteúdo original e com curadoria sobre tópicos de interesse para eles. Você também pode adicionar uma promoção.

Você precisa de contas sociais para inspirar essas pessoas. Você vai querer que os usuários visitem sua página porque eles valorizam o conteúdo que você cria e compartilha.

Você pode ter identificado os tipos de postagens que eles gostaram em suas pesquisas. Alternativamente, você terá que fazer tentativa e erro seguindo suas análises para determinar os tipos de postagens que geralmente funcionam e os tipos de postagens que não geram entusiasmo ou interesse. Algumas pessoas preferem ler postagens de blogs. Outros estão interessados ​​apenas em fotos engraçadas ou vídeos curtos. Alguns podem compartilhar religiosamente citações motivacionais. É uma ótima ideia publicar vários tipos de postagens, mas a maioria deve ser aquela que seus seguidores mais gostam.

Certifique-se de incluir postagens que incentivem o engajamento. Faça perguntas em suas postagens e envolva-se quando as pessoas deixarem respostas nos comentários. Se você criar histórias do Instagram, certifique-se de usar alguns dos adesivos mais atraentes.

Faça o que fizer, não seja muito intrusivo com suas vendas. Claro, uma pequena porcentagem pode ser propaganda, mas a grande maioria das pessoas que o lêem o faz porque querem se beneficiar de suas publicações, não porque querem comprar seu produto.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X