maio 20, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Guest post

Como evitar ter crises alérgicas?

O problema pode atrapalhar o seu dia a dia, mas medidas simples podem evitá-lo. 

Quem sofre com algum tipo de crise alérgica precisa lidar com um desconforto que surge a qualquer momento. As crises alérgicas nada mais são que uma resposta do corpo a um invasor externo, ou seja, é uma maneira de o organismo se proteger dele. 

Mesmo assim, as crises alérgicas não são nada tranquilas e podem mudar a rotina de quem sofre com elas, não tendo lenço de papel que salve a situação. Por isso, o mais importante é buscar maneiras de evitá-las.

Entenda mais sobre o assunto e veja dicas para fugir do problema.

O que são e o que causa as crises alérgicas?

As crises alérgicas são uma reação do sistema imunológico a algo que ele considera um “invasor” no organismo, buscando evitar que ele prejudique o corpo de alguma forma. Assim, as alergias são um mecanismo normal do corpo, apesar de algumas pessoas terem mais que outras.

Existem diferentes tipos de alergias: respiratória, cutânea (pele), a medicamentos e alimentar. As respiratórias são o tipo mais comum e popular, sendo a rinite um problema característico de quem sofre com elas. Entre os motivos que desencadeiam uma crise de rinite, estão: ficar em ambiente com poeira ou sujeira, tempo muito seco, odores muito fortes, entre outros. 

Claro, cada tipo de alergia será causada por algo diferente. No caso da alimentar e da medicamentosa, a reação alérgica se dá quando o indivíduo consome algo ao qual é alérgico. É bastante comum para fármacos como penicilina e para alimentos como amendoim, camarão e leite. No caso das alergias cutâneas, é o contato de algo que causa alergia que gera a reação, como pele coçando, vermelha e inchada. 

Como evitar as crises alérgicas?

Cada tipo de crise alérgica exige cuidados específicos. No caso da alimentar e da medicamentosa, o principal é não consumir os ingredientes que geram a reação alérgica. No caso da cutânea e da respiratória, controlar o contato com os elementos que causam a crise alérgica é mais difícil. 

Por isso, algumas dicas podem ajudar a evitar o problema:

  1. mantenha os ambientes limpos: a poeira é um dos grandes causadores das alergias respiratórias e cutâneas, por isso, deixe o ambiente sempre limpo. Se preferir, use máscaras e luvas para a hora da limpeza, evitando desencadear uma crise;
  2. prefira ambientes com circulação de ar: isso faz com que poeira, ácaros e outros elementos se dissipem mais facilmente. Isso também vale para perfumes e odores, que podem desencadear crises respiratórias; 
  3. evite tapetes, colchas e outros elementos que possam juntar ácaros: os ácaros podem causar tanto a alergia cutânea quanto a respiratória. Por isso, para quem sofre com crises alérgicas, a melhor opção é deixar de lado esses elementos de decoração;
  4. lave o nariz diariamente com soro fisiológico: uma das principais dicas para os alérgicos respiratórios. Muitas das crises podem ser desencadeadas por elementos que estão parados nas próprias narinas. Lavar o nariz todos os dias evita o acúmulo de sujeira e melhora a respiração como um todo; 
  5. evite aglomerações: a dica serve para alergia cutâneas e respiratórias. Em um ambiente com muitas pessoas, fica difícil controlar onde se encosta, os odores e as partículas que ficam no ar. 

O que fazer em casos de alergia?

Mas o que fazer em momentos em que a crise já está acontecendo? No caso das alergias alimentar e medicamentosa, dependendo do caso, é preciso procurar ajuda médica, pois as reações podem levar a quadros de dificuldade respiratória. Por isso, ao notar os sinais de crise alérgica grave, o indicado é buscar atendimento emergencial. 

Já com as alergias cutâneas e respiratórias, algumas ações podem ajudar no controle da crise:

  • tomar banho com sabonete neutro;
  • lavar o nariz com soro fisiológico; 
  • usar medicamento antialérgico de acordo com a indicação médica. 

Lidar com as alergias no dia a dia não é fácil, mas medidas simples podem evitar o desconforto e melhorar a qualidade de vida. 

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X