O Google Analytics está anunciando sua nova versão: trata-se do Universal Analytics.
Veja como fazer a migração de sua conta e o que você ganha com a mudança.
Introdução
Você já conhece o Google Analytics?
Trata-se de uma ferramenta poderosa e grátis para você monitorar as visitas que seu blog recebe.
Com ela, você consegue ver não apenas a quantidade de pessoas que visita o seu blog (com números bem mais confiáveis que os do Blogger), mas também de qual site elas vieram, quais artigos leram, quanto tempo ficaram em seu blog e muito mais.
Se tudo isso é novidade para você, conheça o Google Analytics e o que ele pode lhe oferecer lendo os artigos abaixo:
Já há algum tempo, o Google vem promovendo o uso de uma nova versão desse produto, chamada de Universal Analytics.
Neste artigo, você entenderá quais as vantagens dessa nova versão e aprenderá a fazer o upgrade de sua conta atual do Google Analytics.
O Universal Analytics
O Universal Analytics foi liberado de sua fase “beta” recentemente, conforme noticiado no artigo Universal Analytics: Out of beta, into primetime (em inglês), escrito pelo próprio Google.
No artigo Sobre o Universal Analytics, o Google explica algumas vantagens do novo mecanismo em relação ao anterior:
– Gerar um código de acompanhamento novo e mais flexível que permite coletar dados de qualquer dispositivo digital.
– Usar opções de configuração simplificadas e mais acessíveis.
– Criar dimensões e métricas personalizadas para coletar dados únicos para sua empresa.
– Manter-se atualizado sobre os novos recursos e atualizações.
Estou ainda investigando essas novidades, e em breve falarei sobre suas vantagens aqui no Gerenciando Blog.
Mas a migração é importante especialmente devido ao último item: a partir de agora, todas as novidades só serão disponibilizadas para o novo método do Universal Analytics.
Iniciando o processo de upgrade
1. Ao acessar sua página inicial do Google Analytics, você deve ver uma mensagem como a abaixo.
Se isso ocorrer, basta clicar no link destacado em vermelho.
Se ela não for exibida, clique na opção “Administrador” do menu, destacada em azul.
2. Se você tiver um único site ou blog cadastrado no Analytics, ele já aparecerá corretamente na coluna “Propriedade”. Caso não apareça, selecione o site desejado na caixa. Se você tiver diversos sites, precisará fazer este procedimento para cada um deles.
3. Clique na opção “Upgrade do Universal Analytics”.
4. Clique no botão “Transferir”.
5. Clique no botão “Transferir” na nova mensagem que aparecerá.
6. Se tudo foi feito corretamente, você verá uma mensagem como a abaixo:
Pronto! Agora, você precisa aguardar de 1 a 2 dias até que a transferência esteja realizada. Enquanto a mensagem acima estiver sendo exibida em seu Google Analytics, significa que o processo ainda não foi concluído.
Quando ele for finalizado, você verá a mensagem abaixo ao acessar a tela citada no passo 3 deste tutorial, e você poderá continuar com o tutorial.
Obtendo o novo código para implementar em seu blog
Para continuar o tutorial, é necessário clicar novamente na opção “Upgrade do Universal Analytics”. Para chegar até ela, siga novamente os passos 1 a 3 do item anterior.
1. Ao final dessa página, você verá um botão “Conseguir o código de acompanhamento”. Clique nele.
2. Nessa página, copie o código de acompanhamento que será fornecido.
3. Edite o template do seu blog e cole esse código antes da linha </head>. Caso não saiba como fazer isso, veja o artigo Como editar o HTML de seu template no Blogger.
IMPORTANTE: Caso você tenha o código anterior do Analytics em seu HTML, é necessário removê-lo.
4. Por segurança, também é importante remover o ID do Analytics das configurações do seu blog no Blogger, para evitar que sejam colocados dois código. Isso é feito em “Configurações” / “Outros”. Basta limpar a caixa destacada na imagem:
Pronto! O processo foi realizado com sucesso e você já obterá os benefícios do Universal Analytics a partir de agora.
Conclusão
Embora não seja um processo obrigatório, fazer o upgrade agora permitirá que você possa ter os benefícios da migração antes dos demais.
Como o Google está sempre evoluindo seus produtos, isso pode lhe dar vantagens sobre quem não fez a migração.
E você, já fez o upgrade para o Google Universal Analytics?
Já conseguiu notar alguma vantagem em relação à versão anterior?
Deixe seu comentário sobre o assunto!
Leave feedback about this