abril 28, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Dicas

Como funciona a mineração de Bitcoins?

O mundo das criptomoedas, desde sua alta, está se tornando cada vez mais valorizado. Graças a isso e ao valor absurdo do Bitcoin, muitas pessoas acabam buscando entender sobre como funciona a mineração de criptomoedas. Claro que saber como funciona a mineração de bitcoins pode gerar um lucro interessante para o minerador, mas o processo não é tão simples quanto aparenta ser.

Mas claro, o que pode ser complexo para muitos, para outros podem ser simples explicações técnicas. Então, ao prosseguir com a leitura, será possível entender em detalhes como funciona o processo de mineração da criptomoeda mais valiosa do mundo, atualmente.

Entendendo como funciona a mineração do BTC

A mineração é algo bastante interessante, pois envolve matemática e também a resolução de “quebra-cabeças”. Ao dizer que uma pessoa está minerando o Bitcoin, na verdade, ela está validando registros de transações que estão ocorrendo dentro da rede do blockchain do bitcoin. 

É possível dizer que a blockchain é um enorme oceano repleto de dados que funcionam como um registro público, onde todas as transações feitas através da criptomoeda desta blockchain acabam ficando registradas. Vale ressaltar que esse mesmo processo é o responsável por gerar novos ativos. 

Ao minerar, a pessoa estará resolvendo diversos cálculos matemáticos dentro da blockchain, operando igual o Banco Central, gerando mais moedas para circularem no mercado. Mas resolver esses cálculos não é algo tão simples, e existem casos de pessoas que demoram cerca de meses para conseguir frações do Bitcoin.

Como começar a minerar

Existem diversos passos para começar a minerar criptomoedas como o Bitcoin, mas o primeiro passo, com certeza, é montar uma máquina com grande poder gráfico, e poder de processamento, para conseguir começar a desvendar os códigos que estão no blockchain mais rápido que os rivais, os quais também estão tentando decifrar o mesmo código.

Então, comprar diversas placas de vídeo potentes, um processador de última geração para essa função específica, e transformar o computador em uma rig de mineração, é algo que está se tornando bastante frequente no mundo todo.

Montando o computador ideal atualmente

Um computador perfeito para iniciar no mundo da mineração, certamente, estaria custando em torno de R$100.000,00. No entanto, dá para iniciar com menos, é claro. A seguir, estão listadas algumas peças high end, que podem aumentar o poder de mineração de uma pessoa que está buscando resolver os cálculos do mundo das criptomoedas.

Processador Intel

Atualmente, com a chegada das novas gerações Intel, o poder de processamento dos novos I5, I7 e I9 estão absurdos e, graças a isso, esses processadores estão sendo uma boa opção para começar a montar a mineração.

Processador AMD

No mesmo nível que Intel, e amado por muitas pessoas que adoram as tecnologias inovadoras e o desempenho AMD, os novos AMD Ryzen 5 e 7,  da série 7000, estão mostrando um poder de processamento avassalador diante os outros processadores.

Possuindo compatibilidade com DDR5, o poder desses novos processamentos da AMD está se tornando o principal alvo para aguentar as diversas placas de vídeos que uma rig de mineração necessita para conseguir ser veloz, e realizar a “mineração” mais eficaz do que os outros que estão no blockchain.

Placa de vídeo

A placa de vídeo mais potente atualmente da linha NVidia é a RTX 4090, um monstro quando se trata de placas de vídeo. Logo, para uma mineração ter um desempenho alto, muitas dessas placas serão necessárias, e o valor delas chega a ultrapassar a margem dos R$10.000,00. A linha AMD também segue a mesma risca, trazendo a RX 7950 XT, uma placa gráfica que atinge os incríveis 20GB de memória. 

Como foi possível conferir, minerar não é algo tão fácil, e para conseguir fazer este feito, será necessário investir um valor alto em uma máquina propícia à mineração. Afinal, aqueles com máquinas de baixo desempenho ou desempenho mediano, acabam ficando para trás no universo da mineração, e graças ao halving, o mercado de mineração acaba se tornando ainda mais difícil.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X