maio 20, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
publicação

Como ser o primeiro a divulgar uma notícia

Primeiro130No artigo A frequência ideal de artigos em seu blog, eu insisti na importância de manter uma frequência regular para escrever artigos em seu blog.

No entanto, naquele mesmo artigo eu citei que há situações em que vale a pena quebrar essa regularidade.

Um bom exemplo disso ocorreu com o artigo Blogger lança respostas para comentários, onde divulguei em primeira mão uma novidade liberada pelo Blogger.

Lendo este novo artigo, você entenderá as vantagens em divulgar uma notícia referente ao seu nicho antes dos outros blogs.

Introdução e exemplo real

É extremamente importante manter uma regularidade ao escrever artigos em seu blog.

Se você se propõe a escrever artigos semanais, por exemplo, escolha um dia e horário da semana e cumpra esse planejamento.

Caso não esteja convencido do quanto isso é importante, sugiro a leitura do artigo A frequência ideal de artigos em seu blog.

No entanto, há situações em que vale a pena quebrar essa regra.

Um exemplo aconteceu na semana passada.

Na tarde do dia 11/01/12, uma quarta-feira, li a notícia Engage with your readers through threaded commenting, no blog oficial do Blogger.

Tratava-se de uma notícia fantástica, que muitos usuários aguardavam ansiosos.

Por esse motivo, quebrei minha regularidade e publiquei um artigo rápido aqui no Gerenciando Blog divulgando a novidade antes dos demais blogs que acompanho.

 No entanto, o artigo estava incompleto, pois mesmo a equipe do Blogger ainda não havia divulgado a solução para templates customizados.

Realizei diversos testes e experiências, até conseguir chegar a uma solução satisfatória.

Na madrugada de quarta para quinta consegui fazer o sistema funcionar em meus blogs e fiz a atualização do artigo, mostrando a solução a que eu havia chegado.

O resultado: o artigo foi um sucesso, tanto no número de visitas quanto de comentários.

Se eu tivesse deixado para escrevê-lo somente no próximo dia “normal” de postagens, eu teria perdido essa oportunidade e o meu artigo teria sido apenas mais um no meio de tantos outros que escreveram sobre o tema.

O que mostrarei neste artigo é o que você pode fazer para também aproveitar oportunidades como estas – ou o que fazer quando você não consegue divulgar a notícia em primeira mão.

1. Acompanhe as melhores fontes de notícias

Se você quer estar à frente dos demais blogs do seu nicho, é fundamental ter a notícia original em primeira mão.

Em meu caso, foi essencial acompanhar o Blogger Buzz, que é o blog onde são divulgadas oficialmente as novidades do Blogger.

Descubra quais são as principais fontes de notícias para o seu nicho.

Se você escreve sobre carros, por exemplo, encontre os sites e blogs dos fabricantes, de agências especializadas de notícias, de revistas do setor e outros.

Assine os seus feeds RSS, que é a forma mais rápida de receber as novidades (se tiver dúvidas, leia o artigo Divulgando seu blog: RSS).

2. Acompanhe também os seus principais concorrentes

Da mesma forma que é importante acompanhar as fontes originais das notícias, também é importante acompanhar os seus “concorrentes”.

Se você não sabe quem são eles, trate de descobrir o quanto antes.

Em qualquer negócio, é essencial conhecer seus concorrentes.

Faça pesquisas no Google e descubra quais são os melhores blogs que abordam o mesmo assunto que você. Assine também os seus feeds, para saber do que estão falando.

O termo “concorrente” merece uma ressalva: não os veja como seus “adversários” ou “inimigos”. Pelo contrário, seus concorrentes podem ser parceiros e ótimos apoios para o seu blog, desde que você saiba como manter saudável a concorrência.

Acompanhar seus feeds é essencial para você saber se eles já abordaram a novidade que você descobriu e, especialmente, de que forma eles fizeram isso.

Caso contrário, você pode cair no erro de ser repetitivo.

3. Seja rápido para publicar seu artigo

Há artigos que levam dias para ser escritos, revisados e publicados.

Isso é aceitável para artigos “normais”, em que não há pressa de publicação.

Mas, se você quer ser o primeiro a divulgar uma novidade, não pode se dar esse luxo.

Você precisa ser rápido, mesmo que saiba que precisará voltar depois para complementar o artigo (como foi o meu caso).

4. Além de ser o primeiro a escrever, seja o primeiro a divulgar

Tão importante quanto ser o primeiro a escrever sobre a novidade é ser o primeiro a divulgá-la.

Por isso, assim que o artigo estiver no ar, divulgue-o rapidamente em agregadores de notícias e redes sociais, como o Twitter e o Facebook.

No caso dos agregadores, é importante para aumentar as chances de seu artigo ser publicado e obter visitas posteriores vindas desse mecanismos.

No caso das redes sociais, a importância está em conseguir que outros usuários também compartilhem seu artigo, aumentando seu alcance.

5. Aproveite a oportunidade para interagir com seus leitores

Se você conseguiu divulgar a notícia em primeira mão, é natural que cheguem até seu blog novos usuários.

Aproveite essa oportunidade para interagir com eles, seja respondendo seus comentários com mais agilidade ou até mesmo comentando em seus blogs.

São ótimas estratégias para atrair a atenção deles e transformá-los em visitantes regulares.

6. Se você não foi o primeiro, seja diferente

É claro que nem sempre você conseguirá ser o primeiro a divulgar uma notícia.

Isso não significa que você não deve divulgá-la.

Mas, quando for fazer isso, seja diferente dos demais blogs que já trataram o assunto.

Se você simplesmente escrever o que os demais já escreveram, seu artigo será apenas mais um dentre muitos.

Por isso a importância de acompanhar o que seus concorrentes já escreveram sobre o assunto.

Algumas dicas do que você pode fazer para ser diferente:

  • Aborde um aspecto da notícia que ninguém abordou até aquele momento.
  • Escreva um artigo mais completo do que os demais já escritos.
  • Além de apenas divulgar a notícia, escreva sua opinião própria sobre o tema.
  • Se todos estão abordando o lado positivo da novidade, aborde o negativo (e vice-versa).

Conclusão

Notícias impactantes são ótimas oportunidades para você conseguir um destaque maior ao seu blog.

Claro que o resultado (e mesmo a aplicabilidade) das técnicas que mostrei aqui podem variar de acordo com o nicho do blog.

Mas, se você ficar atento, enxergará oportunidades reais de conseguir mais visitas para seu blog, fidelizar novos leitores e até mesmo ganhar mais dinheiro com seus programas de afiliados.

E você, tem alguma técnica diferente para tirar proveito de notícias impactantes?

Pensa diferente sobre o assunto? Deixe um comentário!

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X