abril 27, 2024
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SEO

Como ter sucesso no seu restaurante usando o Marketing Digital

O Marketing Digital para restaurantes é uma das ferramentas mais importantes para os estabelecimentos que querem ter um bom fluxo de clientes no Século XXI.

Para entender como funciona o Marketing Digital para restaurantes, vamos supor que você tenha um estabelecimento que venda hamburguer delivery. Usaremos todas as dicas a seguir para montar uma estratégia contextual para esse tipo de negócio.

Mas como exatamente explorar a transformação digital no setor? Como usar o Marketing Digital para restaurantes? É o que veremos a seguir. Por isso, siga a leitura!

A base do Marketing Digital para restaurantes é a sua persona

Persona é um perfil semi-fictício que descreve exatamente quem é o seu público, o que pensa, onde está e o que busca no seu negócio. Não se trata de um público-alvo, mas sim de alguém o mais próximo do “real” possível.

No caso da sua hamburgueria delivery (que é o nosso exemplo básico neste artigo), podemos pensar na sua persona como Felipe, 29 anos, técnico de TI de uma empresa de tecnologia em São Paulo.

Felipe gosta de se reunir com os amigos nas quartas-feiras à noite para uma partida de RPG ou assistir ao futebol na TV. Nesses eventos, ele costuma pedir por um hambúrguer com cerveja.

Sabendo quem é o Felipe, seus gostos, seus hábitos e suas decisões de compra, podemos entender como melhor atendê-lo e usar o Marketing Digital para alcançá-lo.

No nosso caso, o Felipe provavelmente é alguém com perfil em redes sociais (ele é programador, afinal de contas) e cuja experiência de compra gastronômica está ligada aos amigos (ele compra o hambúrguer sempre que vai assistir ao futebol ou jogar RPG).

Por isso, o foco principal de comunicação com essa persona deve ser as redes sociais, pois elas apresentam as melhores ferramentas para alcançá-lo.

Agora pense em outra pessoa. Digamos, na Diana, 35 anos, contadora. Ela costuma ter uma rotina diária e, por isso, acaba pedindo um hamburguer delivery para almoçar no escritório, entre uma planilha e outra.

No caso da Diana, ela provavelmente busca no Google ou em um aplicativo por um lanche viável e rápido. Por isso, tentar alcançá-la pelas redes sociais não é o mais adequado.

Modele as suas ações publicitárias pensando na sua persona

No item anterior, nós vimos duas personas para uma hamburgueria delivery: o Felipe e a Diana. São duas personas bem diferentes mas que podem ser atendidas pelo mesmo restaurante: basta saber alcançá-las.

O Marketing Digital para restaurantes conta com ferramentas ideais para entrar em contato com esses dois públicos tão diferentes. Basta modular as estratégias com base neles.

Se o Felipe é alguém que entra muito nas redes sociais, marca os amigos em posts interessantes e gosta de conhecer coisas novas, ele deve ser alcançado por ferramentas como o Instagram e o Facebook.

Faça posts com imagens dos seus lanches, adote uma linguagem compatível e estimule o público a seguir, curtir e pedir o prato pelo delivery.

Já com a Diana, postar nas redes sociais não vai adiantar nada. O negócio com ela é estar em primeiro lugar no Google e, para isso, você terá de investir em SEO local, ganho de autoridade e outros elementos.

Faça experimentos para entender melhor o Marketing Digital para restaurantes

Um bom profissional de marketing ou um empreendedor que cuide da comunicação do seu negócio precisa ter um pouco de cientista.

Isso porque o Marketing Digital para restaurantes é baseado quase que inteiramente em métricas como:

  • nível de engajamento;
  • posicionamento no Google;
  • taxa de conversão;
  • tíquete médio;
  • CAC;
  • ROI.

Por isso, para obter o melhor desempenho possível no segmento, é necessário investir no entendimento de como as métricas funcionam e se influenciam.

Por exemplo, qual é o melhor horário para postar no seu Instagram? Talvez de noite ou de manhã? Quem sabe de manhã você ganha mais engajamento, mas de noite tenha mais vendas?

E em relação aos anúncios feitos. É melhor programá-los para o horário do almoço ou o dia inteiro?

Faça testes e experimentos e entenda quais são as melhores opções e configurações para o seu restaurante e o seu negócio.

Trabalhe com a lógica dos algoritmos dos aplicativos

Hoje em dia, não dá para falar de Marketing gastronômico sem falar nos famosos aplicativos de entrega, como o Rappi, por exemplo.

No entanto, esses aplicativos funcionam com base em algoritmos que ordenam os restaurantes na hora de apresentá-los ao público.

Saber como os algoritmos funcionam e como utilizar essa lógica a seu favor para ganhar mais clientes é basicamente a mesma coisa que SEO no Google.

Por isso, é importante investir em melhorar todas as métricas que causam impacto nessas plataformas de modo a ter mais clientes no seu negócio.

E aí, aprendeu como usar o Marketing Digital para restaurantes? Agora é só colocar os ensinamentos em prática e começar a colecionar mais clientes!

Se você gostou das dicas, não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

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