julho 14, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Uncategorized

Cores para home office: estimulando a criatividade e a concentração

O modelo de trabalho home office se tornou popular no Brasil desde o início da pandemia, em 2020. Para se adequar a ele, muitos trabalhadores passaram a ter um escritório dentro de casa, com a liberdade de decorar e mobiliar o espaço do jeito que desejassem. Mas será que essas escolhas podem afetar a criatividade, concentração e produtividade?

Ao escolher a paleta de cores, é comum se deparar com um guia de cores e escolher qual mais combina com o gosto pessoal. Para além da estética, os pigmentos carregam consigo o poder de despertar sensações. Abaixo, você confere mais informações sobre o tema e dicas de tonalidades para usar no seu home office: 

A psicologia das cores 

As cores fazem parte do mundo à nossa volta desde os primeiros meses de vida. Ainda na infância, as crianças aprendem a associar o azul à cor do mar, o verde à natureza e o laranja ao sol. É também nessa fase que começamos a gostar mais ou menos de algumas tonalidades e ter “sentimentos” por elas. Ambientes muito escuros passam a dar medo, enquanto os espaços iluminados trazem ânimo e aconchego. 

O que explica essas sensações é a psicologia das cores. O conceito explora como as colorações influenciam diretamente o cérebro das pessoas, despertando sensações e sentimentos inconscientes. Por isso, é importante observar a escolha de cores como algo complexo, capaz de afetar diretamente o dia a dia. 

Decoração e home office  

Após entender mais sobre a psicologia das cores, fica fácil perceber o porquê da decoração ser tão importante nos escritórios, dentro ou fora de casa. Manter um ambiente organizado, prezar pelo minimalismo e escolher uma paleta que combine com os estímulos desejados é essencial para a produtividade no dia a dia. 

A escolha errada de tons, por exemplo, pode causar desânimo, diminuir a produtividade e potencializar os momentos de estresse. A longo prazo, o que parecia simples pode desencadear um problema maior. Por isso, é importante pensar bem e pesquisar mais sobre a paleta antes de mudar a cor do seu home office. 

Cores para usar no seu escritório

Quer estimular a criatividade e a concentração por meio das cores, mas ainda não sabe quais tons incluir na paleta? Abaixo, selecionamos algumas cores ideais para o home office:

Azul

A cor do céu e do mar é associada ao equilíbrio e à tranquilidade, sensações importantes para serem sentidas durante o trabalho. O tom também pode estimular a memória e é ideal para os profissionais que trabalham com criatividade e resolução de problemas. 

Branco

Até os tons mais neutros são capazes de despertar sensações. Esse é o caso do branco, muito associado à paz e serenidade. A cor tem o poder de estimular os sentidos, aumentando a produtividade e a concentração. Para quem prefere colorações mais vivas, o branco pode servir como base para a decoração, sendo combinado com outros tons.

Verde

Sua rotina de trabalho precisa de muita concentração para funcionar? Então, o verde não pode ficar de fora da paleta de cores do seu home office. Isso porque ele tem a capacidade de estimular o foco e a troca de ideias de maneira fluida e harmoniosa, tornando o dia a dia mais produtivo.

Roxo

O roxo não costuma ser uma opção muito popular na paleta de cores, mas ele pode ser poderoso para quem trabalha com a criatividade. O tom estimula a imaginação e o planejamento, ajudando a ter boas ideias e a tirá-las do papel.

Laranja 

As cores quentes são conhecidas por estimular as emoções de forma intensa e também podem ser usadas no home office. O laranja, mais especificamente, é associado à criatividade e à comunicação, sendo ideal para quem tem muitas reuniões e trabalha em equipe. 

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X