Há uma linha tênue que está entre o marketing de conteúdo e a prática de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca. Contudo, ambos se relacionam e se voltam para a importância em se manter um blog corporativo e todos os benefícios relacionados para ter mais sucesso nas ações digitais.
Dessa maneira, o blog corporativo se torna algo importante e necessário para quem está inserido no mundo dos negócios e deseja aplicar boas práticas de otimização para alcançar potenciais clientes.
Afinal, o SEO é um dos fatores mais importantes para qualquer site, e é algo que todo empreendedor precisa entender, até mesmo para saber mais sobre como ele se integra ao marketing de conteúdo para maximizar a presença digital de uma marca.
Com dois terços de todos os usuários da internet nunca passando da segunda página dos resultados de pesquisa do Google, e 40% de toda a receita capturada pelo tráfego orgânico, o SEO precisa ser lembrado sempre que alguém falar sobre estratégia de marketing, principalmente ao disponibilizar um blog com conteúdos para atrair esses usuários.
Marketing de conteúdo e SEO pré-blog corporativo
O marketing de conteúdo e as técnicas de SEO de melhores práticas funcionam de forma coesa, cujo objetivo é levar um site à primeira página.
Para melhor compreensão, vale separar algumas dicas de como isso pode ser empregado, antes de construir um blog corporativo para um escritório de auditoria contábil, ou qualquer outra empresa em franca expansão.
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Como fazer o marketing de conteúdo funcionar
O marketing de conteúdo precisa ser pensado como uma estratégia. Ele pode ser executado por meio de uma variedade de mídias e canais, como:
- Blogs corporativos;
- Podcasts;
- Redes sociais,
- Vídeos.
A linha tênue entre essas ferramentas e SEO é que a otimização do motor de busca é uma disciplina muito mais estreita e técnica, e o marketing de conteúdo é uma estratégia diversificada para contar a história da marca enquanto combina uma estratégia técnica específica.
Assim, a prática de SEO visa tornar todo conteúdo de mais fácil leitura para algoritmos e usuários, para que a empresa, os produtos ou serviços sejam encontrados.
No caso do marketing de conteúdo, a estratégia foca em um sistema de entrega que coloca o material produzido na frente das pessoas onde elas já estão.
Ou seja, são ações complementares para o posicionamento, sendo o marketing de conteúdo a produção e distribuição dos materiais e o SEO a otimização adequada dessas produções para que os conteúdos sejam encontrados.
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Integração de palavras-chave de forma orgânica
Palavras-chave de SEO são uma parte vital do marketing de conteúdo.
Assim, é essencial que as empresas utilizem a pesquisa de palavras-chave para entender o que os usuários estão pesquisando, tópicos de tendências, além dos tipos de sites com os quais estão interagindo.
Com isso é possível traçar um planejamento e os principais termos para evidenciar o negócio, conforme os objetivos traçados.
No entanto, é preciso ter estratégia e atenção ao aplicar os termos. Isso porque uma tentação comum é escrever conteúdo quase ilegível com excesso de palavras-chave apenas considerando o potencial de posicionamento.
No entanto, isso não é atrativo para o público, podendo ocasionar alta taxa de rejeição. Além disso, os algoritmos identificam que esses conteúdos não agregam valor aos usuários, reduzindo o posicionamento.
Assim, é importante criar conteúdos ricos e utilizar as palavras-chave corretas e estrategicamente.
É crucial que, como ser humano, todo material produzido sobre serviços contabilidade, por exemplo, seja direcionado para pessoas reais, e isso inclui inserir organicamente palavras-chave para guiar a escrita, seja de um texto ou um roteiro para áudio ou vídeo.
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Criação de conteúdos novos e relevantes
Um “tique verde” de aprovação do algoritmo do Google universalmente aceito é criar consistentemente conteúdo novo e relevante.
Isso porque conteúdos de valor frequentemente são indexados e classificados consideravelmente melhor do que o conteúdo antigo e sem atualização.
Um benefício colateral de criar conteúdo interessante e relevante é que um site de terceiros pode decidir usar determinado conteúdo como ponto de referência, então a marca pode começar a colher os benefícios dos backlinks de sites autorizados.
Embora haja benefícios em ter um fluxo constante de novos conteúdos sendo publicados em um site ou blog corporativo, o foco na qualidade e relevância garante benefícios reais e duradouros.
Não é suficiente criar conteúdo novo o tempo todo sem estratégia ou que não esteja alinhado ao público.
Logo, é importante identificar quais materiais despertam a atenção do público e fornecer conteúdo intrigante de maneira cuidadosa. A atualização de materiais e complemento em outros formatos são outras medidas interessantes para alcançar tráfego de qualidade constantemente.
Seja na forma de um blog corporativo, depoimento, podcast, vídeo ou SEO orgânico, identificar esses meios é tão importante quanto decidir qual conteúdo produzir. A vantagem do blog, inclusive, é poder recorrer a todos esses formatos.
Por que investir em blog corporativo?
No mundo digital, carregado de tecnologia, em que a sociedade vive, administrar um negócio significa se conectar e interagir com os clientes de maneira online. E isso significa investir tempo e esforço na criação de um perfil digital forte em qualquer segmento de negócio.
Ter um site é algo necessário em tempos de consumo digital em franco crescimento, mas um blog corporativo consistente para o negócio permite alcançar um novo patamar. Afinal, é o que cria autoridade e relacionamento de valor com o público a longo prazo.
Assim, apresenta diversos benefícios por um custo relativamente mais baixo, em um espaço próprio – diferentemente das redes sociais que demandam atenção redobrada às mudanças da plataforma e dos hábitos do público.
5 benefícios do blog corporativo
A título de curiosidade, vale ressaltar que as empresas que priorizam os blogs têm mais chances de obter um ROI (Return Over Investiment) atrativo, ou seja, um retorno sobre investimento de forma positiva, ante os esforços de marketing digital.
Ainda assim, há outros benefícios que valem a pena destacar e se aprofundar quando se trata de um blog corporativo. Conheça-os a seguir.
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Ajuda a ser descoberto nos mecanismos de pesquisa
Produzir conteúdo para blog corporativo de escritório de consultoria de contabilidade de forma regular, somado a um conteúdo de qualidade, é uma das maneiras mais eficientes de subir no ranking em sites de busca como o Google.
Inclusive, é importante ressaltar que, ao conseguir alavancar no ranqueamento do Google, qualquer empresa vai perceber os benefícios.
Afinal, estar nas primeiras páginas aumenta a visibilidade da marca, considerando que os usuários dificilmente passam da segunda página de resultados.
Basicamente, o processo de ranquear bem se resume na técnica de marketing digital que soma o SEO e o marketing de conteúdo.
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Aumenta e melhora o alcance frente a potenciais clientes
Como um canal de marketing naturalmente conversacional, os blogs corporativos são uma excelente maneira de iniciar uma conversa e incentivar os clientes a se envolverem com uma marca, evoluindo-os na jornada de compra.
Isso ajuda a criar confiança na marca, influenciando positivamente como os clientes em potencial enxergam a empresa, especialmente ao publicar conteúdo relevante e direcionado para os leads.
Uma dica extra, nesse ponto, é usar conteúdo gerado pelo usuário em um blog corporativo.
Isso pode ser uma ótima maneira de fazer com que os clientes se tornem parte da história da empresa.
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Divulga a marca de forma abrangente
Além de iniciar conversas, o conteúdo do blog corporativo pode desempenhar um papel importante no aumento do reconhecimento do negócio.
Com mais reconhecimento da marca, mais chances uma empresa tem de que os leitores recomendem os produtos ou serviços, assim como o novo conteúdo de blog corporativo, para a família, amigos e colegas, ampliando o alcance e oportunidade de venda.
Para postagens de blog que incorporam a aparência de marca, como logotipo, esquema de cores, tom de voz, entre outros pontos, os clientes em potencial que as lêem se familiarizam com a identidade, a personalidade e a voz, se relacionando e buscando pelo negócio.
Apenas é preciso se certificar de que todo o conteúdo que a empresa está postando permaneça fiel ao negócio e à marca que se está construindo, fazendo com que os usuários reconheçam mais rapidamente o negócio.
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Torna a empresa líder de mercado
O melhor de postar conteúdo interessante e relevante é que ele não apenas ajuda os clientes fornecendo informações úteis, mas também estabelece qualquer negócio como fonte de conhecimento.
Os clientes são muito mais propensos a comprar de uma empresa que produz laudo técnico de inspeção predial, desde que haja confiança e percebem como especialista na área em que atua.
Se uma empresa publicar conteúdo útil regularmente, ela se tornará uma fonte de informações, o que significa mais tráfego para o site e, se tudo correr como esperado, mais conversões.
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Possibilita que conteúdo de blog gere tráfego
Quem não quer direcionar mais tráfego para o site da própria empresa? É por isso que o conteúdo do blog que é compartilhado se mostra necessário.
Aumentar a quantidade de tráfego para o site, mesmo que seja um desafio criar um material de qualidade e relevante regularmente – interessante para que o público possa compartilhar – é fundamental nesse sentido.
Há casos que, até mesmo, os concorrentes podem compartilhar, em forma de guest blog, ou link building, para somar esforços em práticas de SEO e marketing de conteúdo.
Isso também pode ser conhecido como backlink, um link especial que dá ao site de origem reputação de qualidade junto ao Google e os outros mecanismos de pesquisa
Por isso, é válido reservar um tempo para ver que tipo de conteúdo o público costuma compartilhar, o que ajuda a descobrir a própria estratégia de conteúdo de blog corporativo, e estabelecer parcerias de valor para menções aos conteúdos.
Conclusão
Os blogs corporativos oferecem inúmeros benefícios para as empresas.
Seja ajudando a gerar mais tráfego ou aumentando a taxa de conversão, criar um blog corporativo para uma marca é uma excelente estratégia de marketing digital.
Por fim, é preciso escolher o estilo certo de blog corporativo para o negócio em questão, considerando o ramo, público e objetivo, entendendo a melhor forma de medir o sucesso.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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