dezembro 14, 2024
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Monetização

10 dicas para profissionalizar seu blog

Dicas para ter um blog profissionalMuitos que iniciam seus blogs sonham com o dia em que se tornarão “blogueiros profissionais” ou terão um “blog profissional”.

A definição sobre o que é isso pode variar de acordo com o conceito de cada um – e também podem variar as formas para atingir esse objetivos.

Vejam nesse artigo como chegar lá.

O que é um blog profissional?

A resposta mais óbvia para esta pergunta pode ser: um blog profissional é aquele que rende dinheiro.

Em parte, isso é verdade.

Mas, ter um blog profissional pode ser mais do que isso – ou até menos, em alguns aspectos. Vou explicar melhor.
 

Para mim, um blog profissional é aquele que é conduzido com seriedade e comprometimento com o leitor. 

Ganhar dinheiro com ele, será uma consequência.

Por isso, há blogs profissionais que ainda não rendem dinheiro (mas que um dia terão esse retorno, com certeza) e outros blogs que já dão retorno financeiro (mas são extremamente amadores e correm um sério risco de que isso deixe de acontecer).

O que mostrarei nos próximos itens são 10 dicas para que você estruture o seu blog de forma profissional, com o objetivo de ganhar dinheiro com ele e, o melhor, fazer isso de forma duradoura.

1. Escreva artigos originais e de qualidade

A primeira – e mais importante – dica para quem quer ter um blog profissional é ter conteúdo original e de qualidade.

E isso dá trabalho, muito trabalho.

Dependendo do tem que você escreve, um único artigo pode levar horas entre estudos, preparações, testes e a elaboração do texto.

É justamente isso o que o leitor mais valoriza: ele não acessará o seu blog para ler o que já foi publicado em outros blogs.

Ele quer algo novo, algo que você criou e que só encontrará em seu blog.

2. Configure um domínio próprio em seu blog

Não há nada de errado em ter um blog no Blogger.

Mantenho com orgulho o Gerenciando Blog lá e não tenho planos de mudar.

Mas, se você tem um blog nessa plataforma e deseja ganhar dinheiro com ele, um passo indispensável é configurar nele um domínio próprio.

Isso significa mudar seu endereço de seublog.blogspot.com.br para www.seublog.com.br.

O domínio próprio passa a sensação de maior seriedade e comprometimento com seu leitor.

Ter um domínio próprio não é grátis, mas custa pouco: de R$ 20 a 30 por ano. Para aprender a configurá-lo em seu blog, veja o artigo Tutorial completo para domínio próprio no Blogger.

3. Utilize um template personalizado

Outro ponto muito importante é ter um template personalizado.

Isso é importante para que o leitor perceba que o seu blog é único.

Quem nunca teve a sensação de, ao visitar um blog, perceber que o visual dele é muito parecido com outros que você já leu?

Você mesmo pode fazer a personalização do seu template.

A simples mudança de cores, gadgets, fontes e disposição dos elementos já pode tornar único o visual do seu blog.

Quer algo mais?

Nós podemos ajudá-lo!

Veja nossa Área de Serviços.

4. Ofereça uma forma de contato

Quando o seu blog se destaca e chama a atenção, é natural que as pessoas queiram entrar em contato com você.

Podem ser leitores com dúvidas, fornecedores querendo lhe oferecer produtos ou empresas querendo anunciar em seu blog.

Se eles não encontrarem uma forma para entrar em contato com você, podem simplesmente desistir e partir para outro blog.

Uma forma simples para fazer isso é exibindo um endereço de e-mail em sua página.

Uma forma ainda melhor é oferecer um formulário de contato, que possa ser acessado por um link que esteja em destaque.

Veja como fazer isso no artigo Criando uma página de contato com o Wufoo.

5. Use e-mail em seu domínio assuntos relacionados ao blog

Outro cuidado que reforça a sensação de profissionalismo é o e-mail que você utiliza para responder os contatos recebidos do seu blog.

Perceba a diferença: uma coisa é enviar e-mail a um potencial anunciante através do e-mail [email protected].

Outra muito melhor é enviá-lo pelo [email protected].

É muito mais profissional!

Se você já tem um domínio próprio em seu blog, pode ter e-mail nele sem precisar pagar mais por isso. Basta seguir as instruções do artigo E-mail grátis em seu domínio no Windows Live.

6. Responda os e-mails recebidos

Este item é um complemento aos dois itens anteriores.

Se você abriu uma forma de contato para seu blog, tenha o compromisso de responder todos os e-mails recebidos.

E faça isso da forma mais ágil possível.

Mesmo que seja para dar uma resposta negativa.

Quando você não responde um e-mail de um leitor ou de um anunciante, você passa a sensação de que não está nem aí com eles. E passar uma imagem assim não é nada profissional.

7. Tenha um mídia kit

Se você tem interesse em vender espaço publicitário em seu blog, ter um mídia kit é fundamental.

Um mídia kit é seu material de publicidade, onde você divulga informações sobre seu blog que podem interessar aos anunciantes.

Lá devem estar estatísticas importantes e que influenciem a exibição de anúncios e as formas de publicidade oferecidas.

Você pode ver aqui o mídia kit do Gerenciando Blog.

8. Consiga o engajamento de seus leitores

Outra ação importante para profissionalizar o seu blog é conseguir o engajamento de seus leitores.

Quando os leitores gostam e acreditam em seu conteúdo, eles farão naturalmente ações que favorecerão o seu blog: comentarão e divulgarão seus artigos, comprarão os produtos que você indica e colaborarão para o seu crescimento.

Para seus potenciais anunciantes, isso é muito importante!

Conseguir o engajamento não é uma atividade simples.

Além de ter ótimo conteúdo, você pode interagir com eles.

Por isso, responda todos os comentários recebidos e interaja com seus seguidores nas redes sociais. Seus leitores percebem e retribuem essa atenção.

9. Tenha ética

Uma dica essencial para que seu blog seja visto como profissional: coloque a ética acima de tudo.

Se você deixa de fazer isso, corre o risco de ter sua imagem arranhada de maneira irreparável.

A ética normalmente é conseguida através do bom senso – e fica claro quando ela não é seguida. Por exemplo, se você foi pago para escrever um artigo sobre um produto, informe isso aos leitores.

Outro exemplo: se você gostou tanto de um texto de outro blog e quer republicá-lo no seu, entre em contato com o autor, solicite sua autorização e indique a fonte em seu blog.

10. Invista em seu blog

Por fim, entenda que será necessário investir em seu blog para ter retorno com ele.

O investimento pode ser necessário tanto de forma direta (pagando pelo seu domínio, adquirindo um template personalizado etc.) quando indireta (adquirindo produtos para testar, fazendo cursos para aprender mais sobre sua área etc.).

Não veja isso como um gasto, mas sim como um investimento para ter um blog melhor e recuperar o valor no futuro.

Gostou das dicas?

Gostaria de acrescentar algum item que faltou?

Basta deixar um comentário!

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