Neste novo artigo da série Divulgando seu blog, tratarei dos comentários feitos em outros blogs, que é uma ótima forma de divulgar seu trabalho, atraindo visitantes para seu blog, desde que ela seja bem feita. Além disso, essa ação tem outros objetivos importantes:
-
É uma forma de reconhecer o bom trabalho de quem tem o mesmo trabalho que você para manter um blog.
-
Cria relacionamento com outras pessoas que passam pelas mesmas situações que você. Como em qualquer outra área da vida, esse “network” é importante e deve ser cultivado, pois essas pessoas podem ajudá-lo futuramente – ou vice-versa.
-
Você consegue links para o seu site e isso é importante para os mecanismos de busca. O Google e outros buscadores usam esses links como um dos fatores para “pontuar” e “classificar” seu site. De forma simplificada, quanto mais links você tem, melhor pontuado será seu site. Este item só é válido para blogs que não estejam com o recurso do “nofollow” ativado para os comentários. Para saber mais sobre isso, leia o artigo O que é Nofollow?.
Vamos às dicas:
-
Procure blogs relacionados ao mesmo tema do seu. Normalmente, os visitantes desses blogs são as pessoas que se interessam pelo assunto que você trata, e é neles que você deve concentrar seus comentários. Há diversa formas de encontrar blogs relacionados: no Google, no “blogroll” (lista de blogs) de outros blogs e mesmo nos comentários de blogs que você já visita.
-
Para facilitar o acompanhamento desses blogs, utilize o recurso do RSS. Isso evita a necessidade de ter que entrar em todos os blogs todos os dias para saber se foi colocada um novo post. Existem hoje muitas ferramentas gratuitas que simplificam o trabalho de acompanhamento de RSS, como o Internet Explorer e o Windows Live Mail. Particularmente, optei pelo Google Reader que, além de ter uma interface simples, possibilita o acompanhamento a partir de qualquer computador. Outra vantagem do Google Reader: você não precisa saber o endereço do feed de RSS. Ao adicionar uma inscrição, basta digitar o endereço do blog (por exemplo, www.tdseries.com.br), que ele já encontra o feed automaticamente.
-
Leve a sério o comentário que você está fazendo. Pense nele como se fosse um post de seu próprio blog e tenha os mesmos cuidados com o conteúdo, a ortografia, a gramática etc.
-
Leia o post que está comentando antes de escrever sobre ele. Pode parecer óbvio, mas há pessoas que não se dão o trabalho de ler o post antes de escrever.
-
Ao escrever, tenha em mente que seu comentário deve estar relacionado ao que foi postado. Não use o comentário apenas para fazer propaganda de seu blog (“Olá, visite meu blog!”). Elogie ou critique o post, concorde ou discorde com o que foi escrito. Assim, o autor do post (ou os visitantes do blog) se interessarão pelo que você escreveu e sentirão curiosidade em conhecer mais sobre seu trabalho.
-
Normalmente, os blogs dão várias opções para você se identificar. A dica óbvia: nunca comente como “anônimo”. Além de não levar ao seu objetivo de divulgação, muitos autores apagam esses comentários. A “Conta do Google” não costuma ser uma boa alternativa também, já que o link será criado para o seu perfil, e não para o seu blog. As melhores opções costumam se o “OpenID” o o “Nome/URL”, pois quem clicar no seu nome será direcionado diretamente para o seu blog.
-
Comente sempre. O ideal é que você escreva diversos comentários diariamente, desde que siga as orientações anteriores. Isso dá trabalho, mas o resultado a longo prazo compensa.
Próximo artigo: Divulgando seu blog: Parcerias
Artigo anterior: Divulgando seu blog: Sites de links
Leave feedback about this