novembro 21, 2024
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Email Marketing

E-GOI – Como criar lista de contatos e sua primeira campanha

lista-de-contatos-E-GOI O E-GOI, como falei no artigo E-GOI Autoresponder – Todos os detalhes para tomar sua decisão, é uma das principais ferramentas de Email Marketing da atualidade e tem permitido milhares de clientes aplicar estratégias avançadas e melhorar os resultados de seu negócio, seja ele um blog, um site, um e-commerce ou qualquer outro tipo.

Para dar continuidade a série de artigos que me comprometi a publicar aqui no Gerenciando blog, hoje vou ensinar como criar sua lista de contatos e criar sua primeira campanha. Você verá que estas tarefas são muito simples e qualquer pessoa pode começar.

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Sugiro que leia também o artigo:

– 5 Razões para usar Email Marketing em blogs e outros projetos online;

email-marketing-e-goi

Como criar lista de contatos no E-GOI?

Criar uma lista de contatos é o primeiro passo quando deseja trabalhar com uma ferramenta de Email Marketing, pois é nestas listas que seus contatos irão se inscrever e através dela que você conseguirá fazer o gerenciamento dos mesmos.

Acesse sua conta no E-GOI e em seguida, já em seu painél de controle, entre na opção Listas => Criar Lista no menu superior, igual a imagem abaixo:

e-goi-criar-lista

Em seguida, será exibida uma janela para que você preencha as informações básicas a respeito desta lista que esta criando, igual a imagem abaixo:

egoi-criar-lista

As informações são bastante simples, como nome da lista, remetente, canais, idioma, setor de atividade e logomarca.

É importante salientar que o E-GOI não aceita mais que você utilize um email como remetente que seja de um serviço gratuito, como hotmail, yahoo, gmail ou qualquer outro do tipo. Você deverá inserir um email com domínio próprio.

Isto ocorre para que o E-GOI consiga garantir uma alta qualidade na entrega dos emails, pois frequentemente emails gratuitos são utilizados para envio de SPAMs por parte de alguns maus profissionais que trabalham na internet.

Desta forma, os ISPs dos servidores de email não vêem remetentes assim com bons olhos.

Como Gerenciar lista de contatos no E-GOI?

Após criar sua lista você deve estar ansioso para começar a inserir seus contatos dentro dela. Pois bem, existem algumas maneiras de você fazer isto, dentre elas:

1) Adição manual: Você pode entrar em sua lista e adicionar alguns contatos manualmente (não recomendado). Embora isto seja uma prática quase não utilizada, mais é uma possibilidade;

2) Criar um formulário: Você pode criar um formulário na opção formulários e obter um código para adicionar em seu blog. Assim, os visitantes visualizam o formulário de inscrição e eles mesmo se inscrevem.

Ao criar este formulário, você deverá realizar as configurações básicas do mesmo, como deixar pré-definida a mensagem de boas-vindas e etc;

3) Adicionar ao facebook: O E-GOI permite você adicionar uma aba em sua página de fás com a opção para que os visitantes se inscrevam no formulário;

Todas estas opções, o visitante ao se inscrever será adicionado diretamente dentro da lista que acaba de criar, tornando muito mais prático e possibilitando um gerenciamento eficiente.

Como criar uma campanha no EGOI?

Depois que criar sua lista de contatos e começar a inserir seus visitantes dentro dela, o próximo passo é criar uma campanha para começar a enviar emails para sua lista.

Toda campanha será destinado a uma determinada lista. Lembro ainda que você pode criar quantas listas achar necessário.

Algumas pessoas optam por separar tipos de públicos dentro de listas diferentes, onde conseguem diferencias as suas ações no futuro.

Ou seja, se você possui um blog que fala sobre futebol e outro que fala sobre moda, provavelmente os emails terão que ser diferentes e as ações diferentes, pois são pessoas com interesses completamente distintos.

Desta forma, usa-se criar uma lista para cada um dos blogs. É claro que existe a opção de etiquetas, mais isto é algo um pouco mais avançado e para ser tratado em breve.

Pois bem, para iniciar a criação de sua primeira campanha, acesse o menu superior de seu painél a opção Campanhas => Criar, conforme imagem abaixo:

e-goi-criar-campanha

Em seguida, será exibida uma janela para que selecione o tipo de campanha que deseja criar.

Você pode criar uma campanha do zero (em branco), escolher um dos modelos pré-moldados do E-GOI, utilizar um modelo salvo anteriormente ou importar um código HTML se tiver.

Como esta é nossa primeira campanha, entre na opção Básico (criar do zero).

e-goi-tipo-campanha

Em seguida você deverá selecionar a estrutura que deseja enviar o email. Repare que na janela existe exemplificações de modelos a enviar de newsletter.

No caso de blogs, onde a utilização do Email Marketing é feita para criar um relacionamento com seu leitor, eu recomendo sempre emails textuais, simulando conversas.

Então, neste caso, a opção que iremos trabalhar é a Em Branco, porém você pode selecionar de acordo com o tipo de situação em que irá enviar sua campanha.

e-goi-estrutura-campanha

Após ter selecionado em branco, será então aberta uma nova janela, onde você deverá preencher os dados básicos de sua campanha, como título, Remetente (qual será o email remetente de sua campanha), O nome interno da campanha, a lista na qual será enviada esta campanha e mais algumas personalizações, conforme janela abaixo:

e-goi-dados-campanha

Ao finalizar o preenchimento dos dados de sua campanha clique em continuar.

Até este momento, você já informou ao E-GOI todos os dados básicos para criação de sua campanha e, a partir de agora, você começará propriamente a editar o email que irá enviar para toda ou parte de sua lista.

A janela seguinte é onde você irá fazer isso. Ela deverá se parecer com a janela contida na imagem abaixo:

e-goi-edicao-campanhas

Repare que aqui é onde você vai preparar seu email. No meio da tela, é o email propriamente dito, onde aparece em cinza.

Ao lado esquerdo, você tem uma série de opções para inserir em seu email, como título, botão, caixa de texto, vídeo, imagem e tantos outros.

Para iniciar a preparação de seu email, selecione o tipo de conteúdo que deseja inserir no mesmo na caixa da esquerda e arraste até o corpo do email.

Em seguida, o campo que desejou será inserido no corpo do email e você poderá editá-lo da melhor forma possível.

A criação não há segredos, você pode explorar todos os campos possíveis no menu do lado esquerdo, além de entrar nas abas Opções de Elemento e Cores e estilos Globais.

Repare que no canto superior direito existem alguns botões, que tem a seguinte função:

– Editor (Avançado / Código HTML): Você neste momento já esta no Editor Avançado. Você pode atlerar para código HTML caso já tenha um código do seu email;

– Testes: Aqui você encontra uma série de opções para testar sua campanha antes mesmo de envia-la. Você pode pré-visualizar sua campanha no navegador, pode enviar para si mesmo o email antes de enviar para a lista e etc;

– Salvar: Algumas opções para salvar sua mensagem, sendo que você pode simplesmente salvar a mensagem para continuar posteriormente ou ainda salva-la como modelo para as próximas campanhas;

– Publicar / Enviar: Aqui que você faz o envio para sua lista;

Clique em Publicar / Enviar.

Neste momento será exibida uma nova janela onde você pode fazer um teste para que o próprio E-GOI avalie a qualidade de sua campanha.

Isto influencia e muito na qualidade de entrega de seus emails, pois o E-GOI avalia o que os sevidores de email utilizam para classificar mensagens como SPAM.

Como pode ver abaixo, a campanha que estou fazendo de teste para elaborar este artigo não foi bem classificada neste teste:

egoi-testar

Neste caso, o que recomendo é clicar em Ver e corrigir os problemas para melhorar a qualidade de suas campanhas.

Após isto, clique no botão continuar.

Para finalizar, agora basta inserir os detalhes da publicação, na janela que aparece na imagem abaixo:

egoi-publicacao

Aqui você irá preencher qual a data de envio do email para a lista, se o envio é recorrente, se a campanha é para ser enviada na data de aniversário dos membros da lista e irá selecionar também se é para a lista toda ou somente para um segmento de sua lista.

Após finalizar isto, basta clicar em Prosseguir com o Envio.

Pronto, sua primeira campanha do E-GOI foi disparada.

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