O E-mail Marketing é utilizado em campanhas de marketing digital de comunicação direta, que geralmente é feita por meio de ferramentas que automatizam o disparo de e-mail entre a empresa e seus contatos.
Utilizado como uma das principais estratégias de marketing digital, o e-mail marketing ajuda diretamente a comunicação entre a empresa e o público, bem como estreita o relacionamento, nutre leads e gera vendas.
Antes, essa estratégia era considerada sinônimo de spam, fraudes e abordagens invasivas, e faziam com que as pessoas que recebiam ignorasse ou apagassem as mensagens.
Porém, as tecnologias atreladas às estratégias avançadas mudaram esse cenário. Hoje, é possível usar os e-mails de forma mais eficiente enviando para as pessoas certas nas datas certas.
O que é e-mail marketing?
O E-mail Marketing é uma prática usada dentro da comunicação capaz de conectar diretamente a empresa com o seu público.
A princípio, o e-mail era considerado a versão eletrônica das cartas, usado para facilitar a comunicação. Inclusive, recebeu esse nome que em sua tradução significa correio eletrônico.
Inventado por Ray Tomlinson em 1971, tinha como intuito tornar simples a tarefa de enviar mensagens para as pessoas de um computador para o outro sem precisar da presença de ambos no momento, como eram com telefones.
E é exatamente o que se tornou: um canal de comunicação direto entre remetente e destinatário. Além disso, atualmente os e-mails se tornam uma espécie de identidade dos usuários nas redes e são usados também para realizar cadastros de todos os tipos.
O marketing se atentou a isso, e os e-mails se tornaram uma forma de divulgar os produtos e informar ofertas, tudo através de mensagens aos consumidores como se fosse uma panfletagem virtual.
Atualmente, esse movimento iniciado pelas empresas, usam de abordagens qualificadas de e-mail marketing, enviando mensagens relevantes e personalizadas como as esquadrias de alumínio Valinhos, são feitas sob medidas agregando valor.
Por que utilizar o e-mail marketing?
Está claro que o e-mail é uma maneira de alcançar diretamente as pessoas e, inclusive, os possíveis clientes. Com uma boa campanha de e-mail marketing, é possível ganhar a atenção que a empresa precisa para a conversão.
O crescimento das mídias sociais quase colocou em risco a estratégia de e-mail marketing, mas não foi o que aconteceu. Esse método impulsionou as estratégias de marketing como se fossem aulas de voo.
Embora as redes sociais sejam excelentes plataformas para espalhar mensagens, esses canais são informais e passam menos compromisso que um e-mail.
A diferença entre um e outro é que as redes sociais entregam as mensagens para um número limitado por conta dos algoritmos, já nas mensagens enviadas através dos e-mails, a comunicação é direta, entre uma caixa de e-mail e outra.
Esse é apenas um dos benefícios que o e-mail marketing oferece na hora de montar a estratégia da empresa. Entre outros, estão algumas destas vantagens, listadas abaixo:
- Melhora o alcance,
- Permite segmentar a mensagem enviada;
- Permite a personalização da mensagem;
- Trabalha com um público engajado;
- Automatiza o disparo;
- Teste A/B;
- Análise de métricas;
- Colabora com o aumento das vendas;
- Constrói relacionamento com o cliente e desperta interesse;
- Redução de custos de marketing.
Sendo assim, ao usar o e-mail marketing de forma adequada, será muito eficiente para a empresa manter um relacionamento e atualizar as pessoas, sejam elas clientes fidelizados ou apenas potenciais clientes.
Esse método pode ser comparado a um suporte para mangueira 50 metros e é capaz de transformar interessados em clientes de tal modo que acaba gerando retorno financeiro com um investimento baixíssimo.
É importante que esse método seja realizado ao longo do tempo enquanto é analisado com cuidado, mas o retorno vale todo o esforço investido.
O papel do e-mail marketing dentro das estratégias
O e-mail se tornou a peça principal para o crescimento das vendas. O e-mail marketing vem se tornando mais importante na conversão de clientes, pois com ele é possível abordar diferentes públicos.
O papel principal dessa estratégia é atrair o público com promoções e conteúdos relacionados ao produto ofertado.
Essa ferramenta serve também para dar retorno aos clientes, resumos semanais de notícias, detalhamento de contas, acompanhar o processo dos pedidos, entre outras funcionalidades.
As informações principais chegam de maneira instantânea ao consumidor, por conta disso o e-mail é considerado o canal de comunicação mais eficiente no marketing digital.
Tipos de e-mail para incluir em uma estratégia
Por conta do e-mail marketing ser um canal de comunicação e relacionamento capaz de oferecer um leque de opções de estratégia de marketing digital, é possível usar para vários formatos de comunicação. Estes são:
Newsletters
Os newsletters são uma excelente forma de se comunicar para nutrir o relacionamento com os contatos, de forma leve, e são capazes de gerar proximidade entre clientes e empresas.
Sua tradução para o português significa boletim de notícias. Seu principal objetivo é informar sobre novidades e atualizações sobre o negócio ou nicho de mercado com envios periódicos.
Esse formato funciona também para levar o usuário até o blog ou site da empresa através de links, e, dessa forma, acabam-se aumentando o acesso e alcance do conteúdo.
Por exemplo, uma empresa de estética pode disparar um e-mail informando sobre seu novo procedimento de peeling químico para melasma disponível e incluir um link direto para o blog explicando como funciona e para que serve esse procedimento.
E-mail promocionais
O e-mail promocional não funciona apenas para divulgar promoção e produtos, mas também para promover uma oferta, seja esta a de um conteúdo gratuito ou, de fato, um item.
Com uma abordagem mais comercial, sem as opções que a newsletter oferece, o foco desse e-mail é a conversão.
O e-mail promocional tem o potencial de levar a mensagem certa para a pessoa certa de forma otimizada, enviando para um público-alvo específico que esteja interessado no que está sendo ofertado.
E-mail sazonal
As datas comemorativas e especiais, como aniversários, parabenizações por alguma conquista ou felicitações em geral, são uma ótima opção de uso do e-mail marketing para enviar uma mensagem personalizada.
Outra alternativa é usar as datas comerciais, como o Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, entre outros. Nestes, é importante que as empresas marquem presença nos e-mails dos clientes para que se sintam lembrados e especiais.
E-mail de boas-vindas
O e-mail de boas-vindas deve ser enviado assim que a pessoa se torna um lead. Esse e-mail pode parecer simples, mas tem várias funções e, entre elas, destaca-se a de auxiliar o usuário em sua jornada de compra nutrindo-o com informações importantes.
Esse modelo de e-mail gera grande impacto para a empresa. Como um relógio de ponto digital com comprovante, é fundamental para controlar as horas de trabalho dos colaboradores. Esse método aumenta a taxa de retorno dos usuários recém chegados.
E-mail de atualização do blog
As atualizações do blog são um tipo de newsletter e que levam ao público as últimas publicações do blog da marca, ou seja, avisa que tem novos conteúdos prontos para serem lidos.
Geralmente, as pessoas que gostam do conteúdo do blog não querem perder nenhuma publicação e cadastram-se para receber as atualizações ao invés de procurá-las.
E-mails editoriais
Os e-mails editoriais buscam mostrar o ponto de vista da empresa sobre o assunto. Na maioria das vezes, é assinada pelo CEO ou pelo próprio dono do negócio.
Sua função não é vender nem divulgar, apenas estar mais próxima do branding, já que isso ajuda a fortalecer a imagem da marca ao mostrar posicionamento perante assuntos polêmicos.
E-mail para clientes inativos
Esse modelo de e-mail serve para aumentar a taxa de engajamento com aqueles clientes que não compram ou interagem mais.
Para mudar esse cenário, é preciso pensar em uma oferta interessante, estruturada com as características do público que irá receber.
Caso não seja possível reverter a situação, a melhor solução é limpar a lista retirando esses clientes do lead. Dessa forma, é prático para as empresas como aluguel de caçamba preços é funcional para a retirada de entulhos.
E-mail para e-commerce
O e-mail marketing é importante para as empresas que trabalham como e-commerce. Porém, a personalização nesse comércio é muito mais significativa nos resultados, e é preciso estar atento à entrega das mensagens.
Por conta da concorrência ativa nas redes sociais e uma quantidade variada e numerosa de produtos, enviar e-mails genéricos não geram resultados bons, porque podem manchar a imagem da marca.
Automação de e-mails
A automação de e-mail marketing para empresas é uma forma de automatizar o processo de relacionamento.
Apesar disso, a mensagem não deve ter características de uma mensagem automática. Dependendo da ação do cliente e o caminho feito, a resposta a ele será diferente. Ou seja, apesar de automatizado, precisa ser personalizado.
A automação dos e-mails é útil e com custo baixo tanto quanto uma empresa no segmento de exames que disponibiliza tomografia computadorizada a preço popular.
Considerações finais
O e-mail é a chave dos usuários para acessar a internet. Como dito acima, é quase impossível alguém que usa a internet ou redes sociais com certa frequência não ter um endereço de e-mail, pois, para usar qualquer serviço, é preciso de um.
Por ser considerado um canal de comunicação direto, deve ser inserido nas estratégias de marketing digital, pois esse canal tem chances de gerar grande alcance.
Além disso, essa estratégia permite que haja uma comunicação com pessoas interessadas de forma personalizada, automática e escalável. Assim, é possível testar e analisar os resultados como uma balança de pesar caminhão.
Por fim, pode-se dizer que o e-mail marketing colabora para o aumento das vendas, fidelização dos clientes e, o melhor de tudo, ele opera com custos baixos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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