abril 22, 2024
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Marketing Digital

Estratégias vencedoras: análise de mercado como pilar do marketing digital

Dentre as muitas estratégias de marketing digital, existem aquelas indispensáveis, independentemente do nicho ou projeto. É o caso da análise de mercado, afinal, sem ela, como entender para quem você irá entregar seu conteúdo e vender seu produto?

A partir dessa análise também é possível desenvolver todos os projetos de SEO, trabalhando com as palavras-chave certas para atingir o público-alvo em qualquer um dos estágios do funil de vendas. Sem contar a oportunidade de se diferenciar da concorrência e se destacar no meio digital.

Entenda agora o que é a análise de mercado e porque ela é um dos pilares do marketing digital.

O que é análise de mercado

A análise de mercado é como uma pesquisa realizada para compreender o comportamento do mercado no qual sua empresa está inserida, sendo feita na fase de planejamento ou de execução. É uma ótima aliada para quem está começando e vai apresentar sua marca ao público.

A partir dela será possível compreender quem é o público-alvo, qual o tamanho do mercado, quem são os principais concorrentes, como é a procura pelo produto ou serviço e quanto as pessoas estão dispostas a pagar por ele.

Também é possível entender quais são os pontos fortes e fracos da concorrência, a chamada Análise FOFA (Forças, Oportunidade, Fraquezas e Ameaças). De repente, em uma área muito concorrida, você pode encontrar oportunidade em uma fraqueza da concorrência e oferecer um diferencial.

Qual a importância da análise de mercado

Entrar em um mercado sem conhecer seu público ou entender como ele funciona é como atirar no escuro. A empresa pode testar diversas estratégias bem sucedidas, mas, como não direciona para um ponto específico, não obtém resultados, seja em lucro, seja em interesse no produto ou serviço.

Ainda assim, o principal motivo para fazer a análise de mercado é tomar boas decisões, minimizar riscos, antecipar oportunidades e entender quais são seus pontos fortes em comparação com quem já está consolidado na área.

Como fazer a análise de mercado

Existem três pontos considerados na análise de mercado: entender o cenário atual, o perfil dos consumidores e as projeções futuras para o mercado. Afinal, não seria interessante, por exemplo, investir em algo que está caindo em desuso e perdendo consumidores mesmo na concorrência.

Entender o cenário atual

A análise FOFA pode ser feita nessa etapa, com o intuito de entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do mercado. 

Além disso, outras perguntas são incluídas na pesquisa, como: qual o market-share da concorrência? O mercado tem potencial? Existem oportunidades para que o produto ou serviço conquiste mais espaço?

Analisar o perfil do consumidor

O que esse consumidor gosta? Quantos anos ele tem? Quais conteúdos costuma consumir? Onde ele mora? Essas são algumas perguntas feitas na hora de analisar o perfil do consumidor.

Também é interessante para descobrir em qual região do país se concentra a maior parte do cliente em potencial. Dados do IBGE são ótimos para complementar essa análise e vão definir não apenas diferenciais do produto ou serviço, mas até o perfil de anúncios.

Fazer projeções futuras

Além do momento atual, é indicado fazer projeções futuras e analisar como o mercado vai se comportar nos próximos anos. Imagine um produto com tempo de vida que, na análise atual, já está na sua maturidade. Pode ser que ele continue nesse estágio por muito tempo, mas e se houver o risco do declínio?

No ciclo de vida de um produto, o declínio ocorre pelos mais variados fatores, como as atualizações tecnológicas. Se esse estágio já está previsto para os próximos anos, vale repensar algo no produto que o deixe mais atualizado e pronto para ter um ciclo mais longo no mercado.

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