abril 28, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Dicas

Existem ácidos hidratantes? Entenda como os ácidos agem na pele

Um guia para você conhecer mais sobre os tipos de ácidos, suas características e indicações de uso

Ao comprar um produto de skincare é comum encontrar na embalagem a indicação de que ele contém algum ácido. Pode ser o ácido ascórbico (mais conhecido como vitamina C), o ácido hialurônico, ácido retinoico, glicólico, entre outros. 

Cada um desses componentes tem suas características, indicações de uso e cuidados. Por isso, antes de utilizá-los é indispensável conhecê-los melhor.

Quais são os benefícios dos ácidos para a pele?

Os ácidos podem ser utilizados com diferentes finalidades: para hidratar a pele, estimular a produção de colágeno, esfoliar, aumentar a elasticidade, prevenir o surgimento de cravos e espinhas ou combater o envelhecimento, apenas para citar alguns exemplos. 

Por essa razão, é muito comum que eles estejam presentes na composição de produtos para a pele, especialmente nos dermocosméticos. 

Além de fazer parte da composição de alguns produtos, você pode encontrá-los na sua forma única, como, por exemplo, a popular vitamina C — ácido ascórbico. 

O que são ácidos hidratantes?

São chamados ácidos hidratantes aqueles que têm a capacidade de atrair água para as células. Dessa forma, atuam como lubrificantes na região em que são espalhados, hidratando e melhorando a densidade e a textura da pele.

O ácido hialurônico é um exemplo de produto que tem exatamente essa capacidade. Ele lubrifica a pele, promovendo hidratação. 

Quais são os ácidos mais utilizados em skincare?

Os ácidos devem ser utilizados com base na recomendação de dermatologista. Por isso, antes de aplicar esse tipo de produto, é indicado realizar uma avaliação profissional. A seguir, destacamos alguns dos principais ácidos usados para a pele, mostrando características e indicações de uso.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é produzido pelo próprio organismo, porém, com o passar do tempo, ocorre uma redução na quantidade produzida, e por isso a sua reposição é indicada. 

Ele é responsável por manter a pele hidratada e elástica, é um dos melhores ácidos para a pele quando o assunto é combate ao ressecamento. Além disso, auxilia na recuperação da densidade da pele e traz mais viço, melhorando o aspecto geral da derme. 

Ácido retinoico

Também chamado de tretinoína, o ácido retinoico é derivado da vitamina A e tem como principal característica a capacidade de clarear a pele e estimular a produção de colágeno.

É um ácido bastante indicado para pessoas com pele madura, com rugas, flacidez e outros sinais do avanço da idade.

Ácido glicólico

O ácido glicólico é um ativo poderoso na esfoliação da pele. Ele promove uma esfoliação química, que ajuda a preparar a pele para receber outros ativos. Além disso, age contra os radicais livres que causam o envelhecimento e promove a síntese do colágeno.

Muitos profissionais indicam o ácido glicólico para tratamento de cicatrizes de estrias e acnes. 

Ácido salicílico

O ácido salicílico também tem propriedades esfoliantes, porém, diferentemente do ativo anterior, este ajuda a deixar a pele mais macia pois promove a quebra das ligações de queratina. 

Costuma ser indicado para pessoas que têm pele acneica, problemas com dilatação dos poros e/ou pele oleosa.

Como usar ácidos na pele?

Você pode usar ácidos por meio da inclusão de dermocosméticos em sua rotina. Existem ainda outras intervenções realizadas por dermatologistas que incluem a realização de tratamentos chamados de “peeling”.

Os cosméticos são uma maneira menos agressiva de colocar esses ativos na pele, por isso são altamente recomendados.

Entretanto, como destacamos, antes de fazer uso de algum desses produtos é importante consultar um dermatologista, inclusive para receber orientações quanto ao horário e tipo de produto mais adequado para a sua pele. 

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X