As inteligências artificiais e ferramentas que utilizam a tecnologia como base para operarem chegaram com tudo no mercado. Muitos dizem que elas podem mudar todo o conceito de o que é marketing digital, enquanto outros defendem que seu uso pode mudar na mesma velocidade com que surgiram.
Algumas áreas viram o impacto de ferramentas como o ChatGPT logo de cara, como aconteceu com o SEO e vem acontecendo com a mídia paga. Entre os principais pontos, está a preocupação de que a IA pode substituir por completo a mão de obra humana nessas atividades e sua eficácia em estratégias até então nem sempre assertivas.
Mesmo com limitações e sem muitas certezas sobre o futuro da ferramenta, profissionais de SEO já fazem uso do ChatGPT para criarem estratégias otimizadas. O imediatismo nos resultados facilita o processo de adequar campanhas conforme a necessidade — importante lembrar que a versão gratuita do ChatGPT utiliza dados disponibilizados até 2021.
Então vamos direto ao ponto: o que é e como funciona o ChatGPT, como ele está sendo utilizado na rotina de estratégias de SEO e como a ferramenta pode contribuir na melhoria de resultados de performance orgânica no seu site.
O que é ChatGPT?
Criado e mantido pela OpenAI, o Chat GPT é uma ferramenta construída em cima de uma inteligência artificial. Usando a base de dados da própria internet, coletada até 2021, o Chat GPT interpreta de forma natural os comandos inseridos pelo usuário, listando conteúdos que vão de respostas a perguntas, até textos completos.
O potencial da ferramenta é grande, já que é possível adequar os scripts, fazendo com que os conteúdos gerados pela IA tenham pouca ou nenhuma diferença de um produzido por um humano. O principal atrativo da ferramenta é a naturalidade com que é possível conversar, bem próximo de um chat que você teria com um colega de trabalho.
Como usar o ChatGPT para deixar sua estratégia de SEO mais eficiente
Quem trabalha com SEO sabe de uma das máximas da área que é ”depende”. Não que os profissionais não tenham certeza do que estão fazendo, mas sim que cada estratégia é pensada e executada conforme os objetivos do cliente e o contexto do site trabalhado.
Considerando que o ChatGPT não fornece dados em tempo real de palavras-chave e ainda é limitado à integração com outras ferramentas, listamos os possíveis usos dentro de uma estratégia de SEO.
Gerar ideias de títulos e tópicos para artigos
O ChatGPT pode sugerir títulos e tópicos relevantes para a otimização ou criação de um artigo novo. Ele irá considerar os principais assuntos e palavras-chave mencionados de acordo com o seu pedido, facilitando que você gaste mais tempo pensando na qualidade do conteúdo, e não na estrutura.
Busca e otimização de palavras-chave
Também é possível pedir à ferramenta uma listagem de principais palavras-chave para um assunto. Dessa forma, o ChatGPT pode sugerir uma primeira versão de clusters, otimizando o tempo para que você selecione as mais adequadas conforme volume de buscas ou etapa do funil.
Estrutura de texto para cada formato
É possível pedir ao ChatGPT para adequar um mesmo conteúdo para diferentes formatos. Ou seja, você pode obter versões otimizadas para SEO para artigos de blog, copys, posts para redes, newsletter, entre outros.
Criação de arquivos robots.txt
Existem diversos scripts que podem ser utilizados para SEO dentro do ChatGPT. Um deles é pedir à ferramenta que crie um arquivo robots.txt a partir de uma URL. A combinação com outros comandos permite incluir ou excluir páginas do rastreamento, o que é muito útil para quem não possui amplo domínio técnico nesse sentido.
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