Sortear brindes em seu blog pode ser uma forma interessante para atrair mais visitantes e seguidores. Neste artigo, mostrarei como você pode fazer isso de forma eficiente, dando dicas sobre como realizar o sorteio, divulgá-lo e avaliar o resultado obtido.
Por que realizar sorteios?
O simples fato de realizar um sorteio em seu blog pode atrair alguns visitantes. Mas, você pode – e deve – potencializar esse efeito, aproveitando a oportunidade para conseguir mais seguidores para seu blog e fazer com que eles também divulguem o sorteio, atraindo mais participantes e continuando o efeito cascata. Por isso, é importante que, para participar do sorteio, os interessados precisem realizar alguma ação de associação ou divulgação de seu blog. Caso contrário, a ação não surtirá o efeito esperado.
Como realizar sorteios em seu blog?
1. O primeiro passo é definir o que você irá sortear. É claro que, quanto melhor for o brinde oferecido, maiores as chances de ter sucesso. Faz mais sentido você sortear algo que tenha relação com o conteúdo do seu blog, pois quem o visita normalmente estará interessado em participar. Cabe a você pensar o que pode interessar a quem o visita. 2. Determine as regras do sorteio e escreva um artigo sobre isso. Um exemplo meu está em Google Analytics: Show Day na Impacta em 16 e 17/04, no item “Como concorrer a uma inscrição gratuita?”. Seja o mais claro possível, de forma a não deixar dúvidas sobre o funcionamento do sorteio. Lembre-se, por exemplo, de explicar o que será feito caso a pessoa sorteada não responda em tempo hábil. 3. Determine o que os participantes devem fazer para poderem participar. Apenas solicitar que eles deixem um comentário no artigo do sorteio não trará efeitos de divulgação. Exija que eles tornem-se seguidores de seu blog, seja através do Google Friend Connect, Twitter, RSS por e-mail ou outras formas. Lembre-se que devem ser formas que você pode comprovar posteriormente. Assim, não basta se tornarem assinantes de seu RSS, por exemplo, pois você não consegue identificar se a pessoa o assinou. 4. Outra forma interessante é exigir que as pessoas divulguem o sorteio para poderem participar. Isso normalmente é feito através de um retweet no Twitter ou de um artigo escrito nos blogs dos participantes. Apenas tome o cuidado para não ser exigente demais, considerando o prêmio que será sorteado. Se o valor do prêmio for baixo, pode ser que os interessados achem que todo o trabalho não valerá a pena. 5. Além de seu blog, divulgue o sorteio em redes sociais (como o Twitter e o Orkut) e em sites especializados em promoções (como o Promoções na Rede, Só Promoções, Promoções na Internet e Achei Promoção). Os sites indicados possuem links para que você sugira uma nova promoção, o que ajuda a trazer mais participantes. 6. Realize o sorteio, utilizando uma das ferramentas citadas no item seguinte. 7. Após realizar o sorteio, escreva outro artigo divulgando o resultado. É importante para mostrar transparência a todos os participantes.
Que ferramentas utilizar para o sorteio?
Recentemente, a Juliana Sardinha divulgou no Dicas Blogger o Sorteie.me, uma ferramenta gratuita e simples para realizar sorteios entre seus seguidores do Twitter. O Sorteie.me permite inclusive que só sejam considerados seus seguidores que tenham feito o retweet de uma determinada URL. É uma ótima opção se você incluirá somente seguidores do Twitter.
O interessante é que, após a realização do sorteio, você recebe um link que pode ser publicado para os participantes visualizarem o resultado:
Outra forma é oferecer um formulário de contato para que os interessados se cadastrem. Uma ótima ferramenta para isso é o Wufoo, que mostrei no artigo Criando uma página de contato com o Wufoo. O formulário que você criará dependerá das regras que você estabelecer para o sorteio. Por exemplo: se você permitir que tanto seguidores do Twitter quanto do Google Friend Connect participem, é necessário colocar no formulário uma opção para indicar onde o seguem e o nome de usuário, para que você possa conformar essa informação. Não se esqueça também de solicitar um e-mail de contato para que possa avisar a pessoa que foi sorteada. Um exemplo de formulário está abaixo:
Quando os participantes preencherem seu cadastro no Wufoo, eles ficarão registrados na área de “Entries” (“Entradas”) de seu formulário. Para acessar essa área, basta clicar na opção correspondente, mostrada abaixo:
Note que cada cadastro recebe um número seqüencial, que você utilizará para realizar o sorteio. Os números são destacados abaixo:
O próximo passo é acessar o site http://www.random.org, que realizará o sorteio do número para você. Basta preencher na página inicial os valores mínimo e máximo (de acordo com os participantes cadastrados no Wufoo) e clicar em “Generate”. O número mostrado será o sorteado.
Compensa realizar sorteios?
Não existe uma resposta genérica para esta pergunta. Você pode fazer muito sucesso ou ter um resultado inexpressivo, dependendo de uma série de fatores, como o brinde que você está sorteando, a divulgação realizada, o nicho em que você atua e muitas outras. Minha recomendação é que você meça o resultado alcançado, comparando o número de seguidores e visitantes antes e após o sorteio. Se houver uma variação significativa, significa que os sorteios podem ser uma alternativa interessante para impulsionar o seu blog. E você, já realizou algum sorteio em seu blog? Qual foi o resultado conseguido? Deixe seu comentário!
Este artigo é fruto de uma sugestão deixada em meu Skribit. Se você também sugerir idéias para artigos no Gerenciando Blog, basta preencher o formulário de Sugestões, na barra lateral esquerda.
Leave feedback about this