maio 8, 2024
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Geração de leads: saiba quais são as melhores estratégias

Existem muitas estratégias de geração de leads para as empresas que precisam de um ritmo sustentável de novos negócios.

Quem tem uma companhia sabe que nem sempre é possível manter todos os clientes. Existem casos em que alguns clientes vão embora e outros surgem para substituí-los.

Além disso, toda empresa que quer crescer precisa dominar a geração de leads. Afinal, quanto mais leads, mais clientes. E, quanto mais clientes, mais renda e combustível para crescer.

Por isso, se você busca por algumas estratégias de geração de leads, siga a leitura do artigo abaixo para aprender como conseguir os melhores resultados possíveis para o seu negócio!

Entenda que existem muitas estratégias de geração de leads

O primeiro passo para dominar a geração de leads é entender que não existe uma fórmula mágica para gerar resultados. Se houvesse, toda empresa usaria o mesmo segredo, inclusive seus competidores.

Existe dezenas de maneiras de gerar leads para um negócio e nem todas serão úteis ou convenientes para você.

Por exemplo, existem profissionais que são excelentes negociadores e podem fechar negócios com muita facilidade quando estão frente a frente com alguém.

No entanto, em época de coronavírus, não há como essas pessoas conseguirem novos clientes pois não podem estar perto dos possíveis leads.

Ao mesmo tempo, existem grandes especialistas em geração de leads pela Internet que seriam um desastre se colocados em um evento ou uma mesa de negociação.

Por isso, é importante entender algumas coisas em relação a isso tudo:

  • é vital que o seu negócio tenha várias maneiras de gerar leads para não ficar vulnerável em situações imprevisíveis;
  • é necessário se especializar em um estilo de geração de leads, mas conhecer outros também;
  • é essencial dominar o básico da geração de leads para ser adaptável.

Estabeleça quem é o seu público para cada produto ou serviço

Existem, de fato, muitas maneiras de gerar leads para o seu negócio. No entanto, há uma regra básica que funciona em toda: o lead é alguém que tem uma dor que você consegue resolver.

Por isso, é essencial que você entenda quem é a persona do seu negócio ou de cada produto da sua empresa.

Por exemplo, imagine um advogado especializado em Direito Intelectual. Ele pode atender escritores de ficção e também inventores criadores de patente.

São duas personas diferentes, com duas dores específicas diferentes. E é, portanto, necessário ter uma estratégia de geração de leads para cada uma.

Monte uma estratégia de prospecção de clientes ativa

Agora que já entendemos o básico das estratégias de geração de leads, é importante entender que, no geral, todas as formas de conseguir novos clientes podem ser divididas em dois grupos:

  • as estratégias ativas;
  • e as estratégias passivas.

Por isso, é importante que você estabeleça formas de captação de clientes das duas formas.

Na prospecção de leads ativa, uma das melhores maneiras é ir atrás de grupo específico de clientes, especialmente se você trabalha no mercado B2B.

Isso significa, claro, encontrar empresas de um ramo específico usando a ferramenta CNPJ.biz e fazendo uma apresentação customizada para elas.

Voltemos ao exemplo do advogado especializado em Direito Intelectual. Ele pode usar a ferramenta para encontrar editoras literárias e apresentar seu trabalho para agir e proteger a editora de fraudes ou problemas.

Ao mesmo tempo, ele pode buscar na ferramenta por profissionais MEI que tenham capacidades criativas para propor negócios também.

Monte uma estratégia de prospecção de clientes passiva

Se a prospecção de clientes ativa significa ir atrás dos consumidores, as estratégias de geração de leads passivas envolvem atrair os clientes até você.

Por isso, uma das melhores formas de gerar leads assim é com o Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa produzir conteúdo de valor para uma persona, atraí-la para o seu blog, site ou rede social e, então, colocá-la em um funil de vendas.

O funil é montado por três estágios:

  • atração;
  • consideração;
  • fechamento.

O consumidor é transformado em lead na transição da fase de atração para geração. Para fazer essa conversão, é necessário oferecer algum conteúdo altamente valoroso (um ebook, um grupo de discussão no Facebook, etc.) em troca de um meio de contato com o lead (email, telefone).

Em seguida, a empresa vai nutrir o lead enviando conteúdo de qualidade para esse meio de contato e medindo o seu nível de qualificação através de um sistema montado para esse fim.

Quando o lead sinalizar que está maduro para fechar negócio, então a empresa deverá contactá-lo e iniciar o processo de negociação.

E aí, aprendeu as melhores estratégias de geração de leads? Colocando esses conhecimentos em prática, você obterá um fluxo estável de novos negócios para a sua empresa e poderá planejar o seu crescimento com tranquilidade e sustentabilidade.

Gostou das nossas dicas? Então não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sobre o assunto!

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