dezembro 14, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Google Monitoramento

Google Analytics: fluxos de visitantes

GoogleAnalytics_Fluxo130No artigo Google Analytics: visões em Tempo Real, eu mostrei uma das grandes novidades da versão mais recente do Google Analytics.

Agora, apresentarei a vocês outra grande novidades: tratam-se dos relatórios de fluxo, que permitem a você visualizar por quais páginas do seu blog um visitante passou após chegar em seu blog.

É uma forma interessante para você conhecer o comportamento do seu visitante e direcionar seus esforços em novos artigos.

Introdução

Você já utiliza o Google Analytics para monitorar as visitas que seu blog recebe?

Se ainda não o faz, não perca tempo.

Leia o artigo Como configurar o Google Analytics em seu blog e configure-o o quanto antes.

Trata-se da mais poderosa ferramenta para analisar as visitas que seu blog recebe – e você não paga absolutamente nada por isso.

Além de todos as informações que existiam na versão anterior (e apresentadas no artigo Google Analytics: Analisando e usando as informações), agora o Google Analytics traz outra novidade fantástica: é possível saber quais foram as páginas que os visitantes de seu blog abriram, desde o momento em que chegaram a ele até o momento em que o deixaram.

Isso abre um leque fantástico de possibilidades. Alguns exemplos:

  • Se você vende um produto em seu site, conseguirá descobrir se a página de venda foi acessada diretamente ou se ele clicou antes em outra página. Isso lhe mostrará as formas mais eficientes de vendas.
  • Se você possui uma página a respeito de programas de afiliados, descobrirá quais são as páginas internas ou externas que estão levando seus visitantes até lá.
  • Se você escreve artigos com links para outras páginas do seu blog, descobrirá quais são os links em que o seu visitante realmente clica para visualizar os demais artigos.

Em resumo: você conseguirá entender o comportamento do seu visitante e saberá o que realmente tem efeito em suas estratégias.

Com os resultados, conseguirá saber o que é mais efetivo e deve continuar sendo usado em seu blog e o que deve ser evitado.

Acessando e entendendo os relatórios

1. Acessar o fluxo de seus visitantes é bastante simples.

Uma vez no Google Analytics, basta acessar a opção “Fluxo de visitantes”, destacada abaixo:

GoogleAnalyticsFluxo01 

2. Você já verá um relatório mostrando o fluxo dividido por “País/território”.

Para facilitar a interpretação, altere essa opção para “Origem”, que fica dentro de “Origens de tráfego”.

GoogleAnalyticsFluxo02 

3. Você verá um novo relatório, exibindo as visitas de acordo com sua origem e mostrando o fluxo que elas percorreram em seu blog.

Será similar à figura abaixo.

GoogleAnalyticsFluxo03 

4. A primeira coluna mostrará o site de onde as visitas vieram.

Em meu caso, estão lá o Google, o Ocioso e as visitas diretas, entre outros.

A altura de cada caixa é proporcional ao número de visitas que o site me enviou: quanto mais alta, mais visitas.

GoogleAnalyticsFluxo04 

5. Em cada caixa, há uma ou mais faixas verdes saindo à direita.

Isso mostra para quais páginas do blog as visitas foram.

Novamente, quanto mais larga a faixa, mais visitas ela representa.

GoogleAnalyticsFluxo05 

6. A partir da segunda coluna, uma diferença: a barra vermelha indica quais são os visitantes que saíram do seu blog após visitar aquela página (chamada de Taxa de Desistência).

Uma barra vermelha muito grossa pode indicar uma página com problemas, sem incentivos para o visitantes continuar em seu blog.

GoogleAnalyticsFluxo06 

7. Se você desejar, pode clicar em qualquer caixa e escolher algumas opções para facilitar sua análise.
 

GoogleAnalyticsFluxo07 

As opções possíveis:

  • Destacar o tráfego até aqui – Você continuará vendo o relatório completo, mas destacando em cores mais escurar ás visitas que chegaram ou saíram daquela página.
  • Explorar o gráfico por aqui – Ao clicar nesta opção, a página será isolada e serão mostrados somente os seus dados, permitindo uma análise mais detalhada.
  • Detalhes do grupo – Será aberta uma nova caixa, com detalhes referentes àquela página.

Conclusão

Espero ter conseguido mostrar como as informações do Fluxo de Visitantes do Google Analytics podem ser úteis para você avaliar as visitas que o seu blog recebe.

É mais uma novidade interessante trazida pela atualização do Google Analytics.

E você, já conhecia o Fluxo de Visitantes do Google Analytics?

Deixe o seu comentário!

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X