maio 11, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Google Monitoramento

Google Analytics: visões em Tempo Real

GoogleAnalytics130O Google Analytics é uma das melhores ferramentas para você acompanhar as visitas que seu blog recebe e monitorar o comportamento de seus visitantes.

Uma das críticas que sempre era feita à ferramenta era sua limitação em não mostrar os visitantes em tempo real – ou seja, os números só eram mostrados algumas horas depois da visita ocorrer.

Isso está resolvido na nova versão do Google Analytics.

Aprenda neste artigo como tirar proveito dos relatórios em Tempo Real.

Introdução

Se você ainda não conhece o Google Analytics, sugiro a leitura do artigo Como configurar o Google Analytics em seu blog.

Trata-se de uma ferramenta grátis fornecida pelo Google e que permite monitorar diversas informações sobre os visitantes de seu blog: de onde eles vêm, que páginas leu, quanto tempo ficou em seu blog e outras informações importantes.

Recentemente, o Google Analytics passou por grandes transformações e sua nova versão veio repleta de novidades.

Uma dessas novidades é algo que os usuários esperavam há muito tempo: o acompanhamento das visitas em tempo real, que só era possível em ferramentas concorrentes, como o Woopra.

Com as visitas em tempo rela, você consegue saber quantos visitantes estão em seu blog no momento em que você está com o Google Analytics aberto, acompanhando suas visitas.

Fora a curiosidade em saber essa informação, ela pode ser útil de diversas maneiras.

Abaixo, listo algumas possibilidades:

  • Você pode medir imediatamente qual foi o impacto da divulgação de seu artigo em uma rede social como o Twitter e Facebook, ou em agregadores de notícias
  • Também pode avaliar de forma instantânea o impacto de ações como a publicação de um artigo pago em outro site ou a compra de espaço publicitário.
  • Pode avaliar se uma mudança feita no layout de seu blog despertou interesse em seus potenciais leitores.

Você mesmo conseguirá imaginar outras possibilidades.

O artigo em inglês 5 cool uses for Google Real-Time Analytics traz outras ótimas informações a esse respeito.

Acessando as estatísticas em tempo real

O primeiro passo para ter acesso às estatísticas em tempo real é ativar a nova versão do Google Analytics.

Basta seguir as instruções abaixo para ativá-la e acessar as estatísticas.

1. Acesse http://www.google.com/intl/pt-BR/analytics e entre com seu usuário e senha.

2. Observe se é exibida uma mensagem como a abaixo no canto superior direito de sua tela.

Se for, clique nela. Se aparecer uma opção para ir à versão antiga, significa que você já está utilizando a nova versão e não é necessário fazer nada.

GA_TempoReal05 

3. Clique no endereço do seu blog e depois no nome dele.

GA_TempoReal06 

4. Clique na aba “Página inicial”.

GA_TempoReal07 

5. No menu lateral, clique em “Tempo real”.

GA_TempoReal08

Entendendo as estatísticas em tempo real

Ao acessar a opção citada no item anterior, você verá um novo menu contendo as opções referentes às estatísticas em tempo real.

GA_TempoReal09 

Todas elas possuem algumas características em comum:

  • Os números mostrados referem-se aos visitantes que estão em seu blog naquele exato momento.
  • As informações serão atualizadas automaticamente enquanto a tela estiver aberta. Assim, se um novo visitante acessar seu blog, você verá as informações de imediato.

Visão Geral

GA_TempoReal01

Esta é a tela principal das estatísticas em tempo real e reúne as informações que são mostradas nas demais telas. Abaixo está uma descrição de cada área da tela, seguindo a numeração da figura.

 1. Número de visitantes – Aqui, é mostrado o total de pessoas que estão em seu blog. Tratam-se das pessoas que estão com alguma página de seu blog aberta em um navegador. Logo abaixo, é mostrada uma barra indicando se é um visitante novo ou recorrente (ou seja, que já havia visitado uma página sua antes).

2. Visualizações de página – Neste painel, é mostrado o número de páginas visualizadas em seu blog. Há dois gráficos, um ao lado do outro. No da esquerda, são mostradas informações referentes aos últimos 30 minutos, minuto a minuto. No da direito, mostra-se informações sobre o último minuto, segundo a segundo.

3. Principais referências – Aqui, são mostradas as páginas de onde seus visitantes vieram (no caso deles terem clicado em um link para seu blog) e o número de visitantes vindos de lá.

4  . Principais páginas ativas – Nesta área, são mostradas as páginas que estão abertas e quantos visitantes há em cada uma delas.


5. Principais palavras-chave – Se os visitantes atuais vieram através de mecanismos de buscas, como o Google, aqui serão mostradas as palavras que eles pesquisaram para chegar ao seu blog.

6. Principais localizações – Em um mapa, são mostrados os locais onde estão os visitantes do seu blog.

Locais

GA_TempoReal02 

Nesta área, são mostradas com mais detalhes as localizações de seus visitantes.

Note que você pode clicar no nome do país para ter mais detalhes sobre os visitantes.

Origens de Tráfego

GA_TempoReal03 

Aqui, são detalhadas as páginas de origem dos visitante.

De forma similar à tela anterior, você pode clicar no tipo da origem para visualizar de quais sites os visitantes vieram.

Conteúdo

GA_TempoReal04 

Nesta área, são mostras as páginas do seu blog que estão sendo visitadas naquele momento.

Ela possui uma pequena diferença em relação às anteriores: se você clicar na opção “Visualizações de página (nos últimos 30 minutos)”, destacada na figura, você verá as páginas vistas na última meia hora.

Visualizando suas informações hora a hora

Além das estatísticas em tempo real, a nova versão do Google Analytics oferece outra novidade interessante em relação à anterior.

Mesmo que você não queira ficar acompanhando suas visitas em tempo real, você pode avaliar posteriormente as informações hora a hora, enquanto na versão anterior o período mínimo era diário. 

Isso é visto na própria aba de “Relatórios padrão”, bastando clicar na opção marcada na figura abaixo:

GA_TempoReal10 

Essa informação é interessante para analisar o comportamento de seu visitante e determinar o melhor horário para publicar um artigo, por exemplo.

Conclusão

As estatísticas em tempo real são um recurso importante e poderoso da nova versão do Google Analytics.

Com elas, o Google Analytics deixa de possuir uma limitação que era apontada por seus concorrentes como um ponto fraco, o que fortalece ainda mais a ferramenta.

Cabe a você determinar a melhor forma de utilizá-las.

Você já conhecia as estatísticas em tempo real do Google Analytics?

Faz algum uso delas que não foi citado no artigo? Deixe um comentário!

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X