maio 20, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Google SEO

Google Rich Snippets: deixe seus resultados mais agradáveis no Google

Google Rich Snippets Com algumas alterações em seu blog, você pode tornar as suas postagens muito mais atrativas quando são exibidas nos resultados do Google.

Veja como as Google Rich Snippets Tools poderão ajudá-lo nisso.


Introdução

Imagine a seguinte situação: vocês faz uma busca no Google por “tutorial domínio próprio blogger” e encontra os dois resultados abaixo.

Sem pensar muito, em qual dois dois você clicaria?

 

Google Rich Snippets

É bastante provável que você tenha escolhido o primeiro artigo.

Outro exemplo: agora, você procura por “livro o dia do relâmpago” e os dois primeiros resultados são os abaixo. Em qual você clicaria?

 

Google Rich Snippets

Novamente, acredito que você tenha se decidido pelo primeiro resultado da lista.

Claro que a ordem em que eles aparecem têm influência na sua escolha. Mas, há outros fatores que levam a essa decisão.

Volte ao primeiro exemplo e você notará que há uma foto do autor ao lado do resultado (o bonitão aqui! rs).

Há também a identificação de quem escreveu o artigo, com a informação do número de pessoas que o têm em seus círculos do Google.

Outra informação que chama a atenção é a estrutura mostrada em verde, logo abaixo do título da postagem.

No segundo caso, chama a atenção as estrelas de avaliação abaixo do endereço, com uma nota e o número de votos em seguida.

Novamente, há também uma estrutura organizada em verde, em vez de simplesmente o endereço do artigo.

Esses são os elementos que o Google chama de “rich snippets”.

São formas de dar destaque ao seu texto nos resultados do Google, mostrando mais informações aos usuários e buscando atrair a sua atenção.

O que você verá ao longo deste artigo é como informar ao Google esses elementos, para que ele possa mostrá-los em seus resultados.

Como avaliar se os rich snippets estão corretos em uma postagem?

Um ponto importante a entender é a forma para exibir os rich snippets.

Embora eles sejam diferentes entre si, a forma de fazê-los aparecer é sempre semelhante: você precisa incluir em sua postagem alguns códigos especiais que farão com o que Google os entenda e os transforme no que você viu.

Para ficar mais claro: para mostrar a foto do autor, você não precisa colocar a foto na sua postagem, mas algo que mostre ao Google quem é o autor.

Para mostrar as estrelas de avaliação, não é necessário (e nem adianta) colocar imagens de 5 estrelas; o que você precisa fazer é dizer ao Google qual é a nota que aquele item recebeu.

Isso também significa que você não consegue vê-los enquanto escreve o seu artigo.

Mesmo após publicá-lo, pode ser que demore algum tempo até que o Google leia os códigos e os entenda.

É aí que entra a Ferramenta de teste de dados estruturados.

Ela permite que você teste como uma página será exibida nos resultados do Google, tanto pela URL (endereço) – se ela já estiver publicada – ou pelo código HTML do conteúdo.

Utilizá-la é muito simples: acesse o link http://www.google.com.br/webmasters/tools/richsnippets, digite o endereço de uma postagem sua e clique em “Visualizar”. O resultado será parecido com o abaixo:

 

Google Rich Snippets

A área de “Visualização” mostra como essa página será mostrada nos resultados do Google.

Após isso, são mostrados os resultados de vários elementos que o Google pode mostrar.

Resultados em verde significam que aquele item está correto.

Em vermelho, indicam que não estão corretos e precisam de alterações.

O que pode ser mostrado como rich snippets?

Há diversos itens que podem ser mostrados nos resultados do Google através dos rich snippets. Alguns deles eu já abordei em outros artigos aqui no Gerenciando Blog.

1. Foto e nome do autor

Isso é obtido com um link para o seu perfil no Google+, com a marcação rel=’author’. Também exige um link em seu perfil para o seu blog. O processo todo é explicado com detalhes no artigo Foto e nome do autor nos resultados do Google.

2. Exibição de página do Google+ ao lado do resultado

Também é possível exibir informações da página do Google+ ao lado dos resultados no Google. O processo é semelhante ao item anterior, com a diferença de que o link apontar para uma página (e não um perfil) e deve conter a marcação rel=’publisher’. Falo sobre isso no artigo Utilize o rel=’publisher’ para destacar sua página do Google+.

3. Estrutura de categorias da postagem

Essa é a estrutura de caminhos que o Google mostra em verde abaixo do título da postagem. O nome técnico do recurso é “breadcrumb”. Para fazer a marcação, é necessário destacar cada um dos caminhos da categoria. Explico como colocar isso em seu blog no artigo Como usar o breadcrumb no Blogger.

4. Estrelas de avaliação

As estrelas de avaliação também podem ser uma forma interessante de dar destaque ao seus artigos.

Imagine que você avalie filmes, jogos ou receitas em seu blog.

A avaliação com estrelas permite mostrar ao usuário do Google se você gostou ou não daquele item específico.

Um risco é que alguém veja um item mal avaliado e tenha a sensação errada de que o texto é ruim, não o item que está sendo avaliado.

Para colocá-las, é necessário editar o código HTML de sua postagem e colocar lá os códigos que o Google espera.

Abaixo está um exemplo desse código. Os pontos destacados em vermelho são os que você deve alterar para adaptar em seu blog.

<div>
  <div itemscope itemtype=”http://data-vocabulary.org/Review”>
    <span itemprop=”itemreviewed”>Google rich snippets</span>
    Resenha feita por <span itemprop=”reviewer”>Adelson Smania</span> em
    <time itemprop=”dtreviewed” datetime=”2014-04-14″>14/04/2014</time>.
    <span itemprop=”summary”>Ótima ferramenta para SEO!</span>
    <span itemprop=”description”>Os rich snippets são ótimos para chamar a atenção do usuário do Google para suas postagens</span>
    Classificação: <span itemprop=”rating”>5</span>
  </div>
</div>

5. Outros tipos

Se você quiser conhecer os demais tipos de rich snippets que o Google permite, consulte o artigo Sobre rich snippets e dados estruturados. Lá, é possível acessar todos eles, com exemplos de utilização.

Para informações ainda mais detalhadas, a página http://microformats.org/wiki/google-search é uma excelente fonte.

Conclusão

Os rich snippets são recursos que você pode utilizar para diferenciar as suas postagens dos demais resultados do Google.

Isso pode levar a uma mais taxa de cliques e, consequentemente, a um número maior de visitas ao seu blog.

Por esse motivo, vale a pena entender o recurso e explorá-lo em seu blog.

E você, já utiliza rich snippets em seu blog? Quer compartilhar sua experiência? Deixe um comentário!

Google rich snippets
Resenha feita por Adelson Smania em
14/04/2014.
Ótima ferramenta para SEO!
Os rich snippets são ótimos para chamar a atenção do usuário do Google para suas postagens
Classificação: 5





Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X