OBS.: Devido às mudanças nas Ferramentas do Google para Webmasters, este artigo foi completamente atualizado em 01/08/12.
O que é um sitemap?
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <urlset xmlns="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9"> <url> <loc>http://www.example.com/</loc> <lastmod>2005-01-01</lastmod> <changefreq>monthly</changefreq> <priority>0.8</priority> </url> </urlset>
Criando um sitemap
Informando seu sitemap ao Google
3. No menu à esquerda, acesse a opção “Otimização” / “Sitemaps”.
4. Clique no botão “Adicionar/Testar Sitemap”, que fica na parte superior direita da tela.
5. Preencha o endereço do seu feed e clique em “Enviar Sitemap”. Caso seu blog esteja no Blogger, basta complementar com “feeds/posts/default”.
6. Será exibida uma mensagem de confirmação, conforme abaixo. Clique na opção “Atualize a página” para verificar o resultado.
7. Será exibida uma nova tela, mostrando o resultado de processamento do seu sitemap. Atente-se para as informações mostradas na área destacada em vermelho. É mostrado o número de postagens encontradas no sitemap. Posteriormente, em “Indexados”, será exibido o número de postagens que foram indexadas pelo Google.
Pronto! Com isso, o Google passará a ler regularmente o seu sitemap para avaliar se há novos conteúdos em seu blog. Normalmente, não será necessária nenhuma outra ação para que o Google encontre seus novos artigos.
Caso você utilize recursos do FeedBurner
Caso isso ocorra, significa que você não deve utilizar esse feed como XML para as Ferramentas para Webmasters, pois corre o risco de não ter os seus artigos indexados corretamente.
1. Marque a caixa no início da linha desse XML e clique no botão “Excluir”.
/atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=500
Caso você tenha mais de 500 artigos já escritos, adicione outras linhas, até atingir o número total:
Conclusão
Em caso de dúvidas ou sugestões, basta deixar um comentário.
Leave feedback about this