![google_sitemap google_sitemap](https://lh3.ggpht.com/-5K7136C6pkE/UBl-_txfj8I/AAAAAAAAH3Y/nxs0p70X7EI/google_sitemap_thumb%25255B3%25255D.jpg?imgmax=800)
OBS.: Devido às mudanças nas Ferramentas do Google para Webmasters, este artigo foi completamente atualizado em 01/08/12.
O que é um sitemap?
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <urlset xmlns="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9"> <url> <loc>http://www.example.com/</loc> <lastmod>2005-01-01</lastmod> <changefreq>monthly</changefreq> <priority>0.8</priority> </url> </urlset>
Criando um sitemap
Informando seu sitemap ao Google
3. No menu à esquerda, acesse a opção “Otimização” / “Sitemaps”.
4. Clique no botão “Adicionar/Testar Sitemap”, que fica na parte superior direita da tela.
5. Preencha o endereço do seu feed e clique em “Enviar Sitemap”. Caso seu blog esteja no Blogger, basta complementar com “feeds/posts/default”.
6. Será exibida uma mensagem de confirmação, conforme abaixo. Clique na opção “Atualize a página” para verificar o resultado.
7. Será exibida uma nova tela, mostrando o resultado de processamento do seu sitemap. Atente-se para as informações mostradas na área destacada em vermelho. É mostrado o número de postagens encontradas no sitemap. Posteriormente, em “Indexados”, será exibido o número de postagens que foram indexadas pelo Google.
Pronto! Com isso, o Google passará a ler regularmente o seu sitemap para avaliar se há novos conteúdos em seu blog. Normalmente, não será necessária nenhuma outra ação para que o Google encontre seus novos artigos.
Caso você utilize recursos do FeedBurner
![Sitemaps - Ferramentas do Google para Webmasters Sitemaps - Ferramentas do Google para Webmasters](https://lh5.ggpht.com/-URp367stF_Y/UBl_XLLDKLI/AAAAAAAAH5I/eR3GD8vIWro/ferramentas-google-webmasters-sitemap-07_thumb%25255B4%25255D.jpg?imgmax=800)
Caso isso ocorra, significa que você não deve utilizar esse feed como XML para as Ferramentas para Webmasters, pois corre o risco de não ter os seus artigos indexados corretamente.
1. Marque a caixa no início da linha desse XML e clique no botão “Excluir”.
/atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=500
Caso você tenha mais de 500 artigos já escritos, adicione outras linhas, até atingir o número total:
Conclusão
Em caso de dúvidas ou sugestões, basta deixar um comentário.
Leave feedback about this