maio 20, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Google SEO

Link building: consiga links que são importantes para seu blog

Links importantes para seu blogA estratégia correta de “link building” (“construção de links”, em uma tradução literal) é um fator importante para que seu blog fique bem posicionado nos resultados do Google.

No entanto, quando feita de forma errada, ela pode ser a responsável pelo fracasso do seu blog.

Veja neste artigo minhas considerações sobre o assunto, onde mostro quais são os links que realmente são importantes para o seu blog.

Introdução

Você é novo em SEO?

Se desconhecer o termo ou precisar de mais informações, comece lendo o artigo 15 dicas de SEO do Google para iniciantes.

Se você já conhece o tema, sabe que os backlinks (ou links que apontam para suas páginas) são fatores muito importantes e determinantes para o bom posicionamento de suas postagens nos resultados do Google.

Muitas vezes, eles são até mais significativos do que os fatores “on page” (que são os itens que você consegue definir ao escrever um artigo, como seu título, descrição, estrutura etc.).

Um caso clássico que mostra essa importância é o “clique aqui”.

Ao realizar a busca desse termo no Google, você verá que o primeiro resultado é o site do Adobe Reader.

Isso ocorre porque há milhares de páginas que oferecem conteúdo em PDF que possuem links para esse site, normalmente com frases similares a “Para obter o Adobe Reader, clique aqui”.

Quanto mais links melhor, certo?

Durante muito tempo, pregou-se que, quanto mais backlinks uma página tivesse, mais bem posicionada ela ficaria nos resultados do Google.

Muitos continuam pensando dessa forma até hoje.

É esse tipo de pensamento que deu abertura para empresas que vendem um pacote de milhares de backlinks por alguns dólares.

Ou que oferecem ferramentas capazes de gerar centenas de comentários automáticos em blogs com links para o seu.

É óbvio que isso está errado e destinado ao fracasso.

Esse tipo de estratégia até chegou a funcionar, mas hoje só prejudica quem insiste em utilizá-la.

No artigo O Google Penguin 2.0 chegou! mostrei como o Google tem punido quem tenta usar técnicas de “webspam” – que é o nome dado a essa tentativa de manipulação através da geração de links “artificiais”.

Todo link é igual para o Google?

Pela leitura do tópico anterior, você pode entender que nem todo link é igual para o Google.

Muitas vezes, um único link pode ser mais importante do que milhares de outros.

É fácil entender.


O objetivo do Google sempre foi e será mostrar nos primeiros resultados as páginas mais relevantes.

Vamos imaginar uma situação hipotética: o Ministério da Educação do governo brasileiro escreve um artigo ressaltando a importância dos blogs e deixa um link para um artigo meu com o termo “como criar um blog no Blogger”.

Outro metablog tem uma postagem similar à minha, que possui centenas de links apontando para seu artigo, todos obtidos em fóruns de diversos temas e idiomas, cada um com dezenas de links para outros blogs.

Qual é o artigo mais relevante?


Provavelmente o meu, que foi escolhido para ser linkado por sua importância para o assunto.

É isso o que o Google tenta entender com seus algoritmos.

Ressaltei o termo “provavelmente” porque não se trata de uma ciência exata: o meu link fictício poderia ter sido obtido porque conheço a pessoa que escreveu o artigo e trabalha no governo.

Por isso, pode ser que artigos piores que o seu apareçam antes dele nos resultados.

Mas, na maioria das vezes, o Google acerta nisso.

Quais são os links importantes para o Google?

Aqui começa a discussão e a polêmica. Há várias formas de ver o assunto.

  • Pedro Dias – que trabalhou durante anos no Google – tem uma visão bastante prática sobre os links. No ótimo artigo Link Building: Guia do (perpétuo) iniciante, ele diz que as pessoas pensam demais nos links em si e em seus fatores técnicos – e isso mais atrapalha do que ajuda. O foco sempre deve estar na qualidade dos artigos – e isso atrairá os links. Vale a pena ler o texto dele.
  • A empresa Axandra, que desenvolve softwares de apoio a SEO, diz que todos os links que levam visitantes para o seu blog são bons e úteis.

Mas, para quem gosta de fatores técnicos, há algumas orientações sobre a importância dos links:

  • O texto âncora (termo onde foi colocado o link) também é importante. Por isso, vale mais um link “Clique aqui para aprender como criar um blog” do que “Clique aqui para aprender como criar um blog”. Afinal, quero que as pessoas encontrem meu artigo ao procurar “como criar um blog” no Google.
  • Um link em um site ou blog com assunto similar ao seu vale mais. Se você escreve sobre novelas, seria fantástico receber um link da Rede Globo. Valeria mais do que um link recebido aqui no Gerenciando Blog, por exemplo.
  • Links em páginas que são relevantes também tem peso maior. Continuando no exemplo anterior, o link da Rede Globo também teria mais importância para seu blog do que um link em um blog recém-criado que fale sobre novelas.
  • Links dofollow são mais importantes que os nofollow.
  • Um backlink obtido em uma página com poucos links costuma ser mais importante. Se o seu link é apenas um em uma lista de 1000 indicações, isso não é indicativo de grande relevância.

Como obter bons links para o seu blog?

Neste ponto, você deve ter chegado a uma conclusão: o melhor backlink sempre será o mais difícil de conseguir.

E não reclame, nem desanime, pois isso faz todo o sentido, seja no mundo virtual ou no real.

Quando Bill Gates disse que Salman Khan era “o cara”, isso foi um impulso enorme para aumentar o sucesso da Khan Academy.

Mas, isso só ocorreu porque Khan já fazia um excelente trabalho, digno de nota.

Por isso, a melhor dica para fazer bom link building, que sempre funcionará e nunca será punida pelo Google nem por ninguém é: seja o melhor naquilo que você faz.

Escreva os melhores artigos, sobre os assuntos mais importantes e de uma forma que nunca ninguém tenha escrito.

Com isso, as pessoas naturalmente indicarão o seu blog para outras.

Quando elas escreverem sobre o tema que você trata, elas colocarão links para o seu blog.

Elas sentirão vontade de divulgar seu conteúdo em suas redes sociais.

Elas farão com que seus artigos cheguem a mais pessoas.

Não há nada de errado em você fazer um trabalho de pesquisa para encontrar sites que poderiam se beneficiar dos seus links.

Você pode encontrar artigos que seriam complementados com o que você escreveu e indicar isso ao autor.

Que dicas o Google dá para obter bons links?

Matt Cutts, também da Google, dá algumas dicas práticas no vídeo abaixo. Embora seja antigo, ele continua válido:

Em resumo:

  • Poste artigos que geram discussão. Quando usada com moderação, a controvérsia pode ser uma boa forma de obter links. Artigos falando sobre aspectos negativos de uma empresa ou figura podem atrair atenção e discussões.
  • Participe de comunidades respondendo dúvidas. Encontre fóruns e sites onde as pessoas registram dúvidas sobre os assuntos que você trata e responda-as. Você será lembrado por isso e poderá se tornar referência sobre o tema. Eu poderia recomendar o Yahoo! Respostas para isso, mas minha experiência com eles foi tão frustrante que não recomendo seu uso a mais ninguém.
  • Faça pesquisas para escrever seus artigos. De nada adianta apenas republicar em seu blog o que já foi dito por outras pessoas. Aprofunde-se no assunto, faça descobertas e divulgue-as. Você será lembrado por isso.
  • Envie newsletters e divulgue seus artigos em redes sociais. São formas eficientes para fazer com que seus artigos cheguem às pessoas onde elas passam mais tempo.
  • Escreva artigos com listas. As listas (“Os 10 mais…”) sempre são ótimos chamarizes de links – mas que também devem ser utilizadas com moderação.
  • Tenha um blog. Se você está aqui, é bem provável que já tenha um, correto? O blog é uma ótima forma para ter artigos novos regularmente, diferente de um site estático.
  • Escreva tutoriais. Eu gosto muito disso e sempre uso aqui no Gerenciando Blog. Normalmente, bons tutoriais são trabalhosos para escrever, mas também costumam atrair backlinks.
  • Ofereça produtos e serviços grátis. Se você oferece produtos e serviços de qualidade grátis, também é provável que as pessoas os indiquem em links.
  • Tenha uma boa arquitetura em seu site. Torne seus links visíveis e fáceis de compartilhar. Há alguns sites e blogs que são tão protegidos que é difícil conseguir fazer a cópia do título do artigo com seu link. Isso pode desencorajar as pessoas a compartilhar seus links.
  • Publique vídeos. Quando são interessantes e úteis, os vídeos também podem ser uma boa estratégia para atrair links para seu blog.

Conclusão

Você deve ter percebido que, mais uma vez, não há técnicas revolucionárias ou ferramentas mágicas para ganhar links e ser o primeiro lugar no Google.

Se alguém lhe oferecer isso, desconfie: em algum momento você será descoberto e o resultado será desastroso.

E você, concorda com os pontos apresentados?

Quer deixar sua opinião sobre o assunto?

Deixe um comentário!

Foto: Fotolia

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X