maio 2, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Guest post

Moodboard: como criar seu planejamento antes de reformar e decorar

O quadro de ideias pode ser físico ou virtual e vai reunir suas inspirações

O moodboard é um painel no qual você reúne tendências que chamam a sua atenção. Pode envolver estampas, inspirações e até cores de tinta. A ideia é ter um espaço para que você possa expressar sua personalidade e estilo.

Na arquitetura e na decoração o quadro é usado como um briefing e tempestade de ideias. Como são anexados vários itens que chamam a atenção, logo é possível identificar o que combina e até o que funcionaria melhor em cada ambiente.

Está pensando em criar seu próprio moodboard para ter um planejamento antes de reformar ou decorar? Confira as dicas para fazê-lo.

Escolha um local para montar o moodboard

Onde você vai montar seu moodboard? Quer algo físico? Hoje você conta com a praticidade do virtual, então, pode fazer tudo em alguns sites como o Pinterest, o GoMoodboard, o Canva e o Miro. O próprio Photoshop, se você entende de programas de edição, ajuda também na criação do seu quadro de inspirações.

Se quiser fazer algo offline, junte tudo o que te chama a atenção. Plantas, texturas, cores. Traga e apresente ao arquiteto ou decorador responsável, pois, neste caso, você vai precisar de ajuda para compor suas inspirações. O quadro pode ser aqueles de pendurar fotos, ali você coloca o que acredita que combinaria.

Defina as cores do ambiente

Escolheu onde vai montar o quadro de referências? É hora de pensar nas cores. O moodboard será focado individualmente em cada um dos cômodos, até para evitar um excesso de informações e trabalhar com mais atenção em cada espaço da casa. Você pode começar pela sala, por exemplo, e depois ir para os quartos.

Quais cores combinam com o espaço? Você gostaria de focar em algo mais vívido ou discreto? Quer trazer tons que estimulem a calmaria e tranquilidade? Você provavelmente tem alguma ideia para ser seu ponto de partida. Comece a testar isso e, se estiver com o Pinterest, salve imagens de salas com cores iguais ou muito parecidas. 

Reúna suas referências

Agora é o momento de coletar mais informações. Você vai trazer tudo aquilo que gosta para o seu quadro. Recortes de revistas, um pedaço de textura, uma planta. Vá adicionando tudo isso com as cores, feitas na etapa anterior. No Pinterest, salve tudo na mesma pasta, no Photoshop crie outras camadas com estes itens.

Aqui a ideia é “jogar tudo”, então, não se preocupe muito se isso combina ou deixa de combinar. Como diz o título, o objetivo é reunir o máximo possível de referências para depois, a partir delas, criar algo mais próximo da realidade.

Una o que realmente combina

Agora que todas as referências foram montadas, é hora de fazer a mágica. Ou melhor, separar o que realmente combina para criar um ambiente com a sua cara, mas sem exageros.

Se estiver no computador, vale fazer recortes de imagens e montar uma sala com paredes lilases, sofá de cor escura, armários de madeira, plantas nas proximidades e um tapete no chão. Esse é apenas um exemplo e você pode deixar a criatividade solta nesta etapa.

Revise e veja se é o que você imaginou

Terminou de fazer as combinações? Provavelmente seu moodboard conta com mais de uma opção para um mesmo ambiente. Essa mistura conta com inspirações, itens que chamam a sua atenção e um toque do que é tendência no momento.

Se você gostou, é só repassar ao arquiteto ou decorador e começar a mudança. O importante é que esteja dentro do que você imaginou. Não gostou? Sem problemas! Respire fundo, abra um novo arquivo e comece tudo de novo. Ou teste outra maneira de “colar tudo” a partir das suas referências.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X