maio 20, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Dicas

Mountain Bike: confira algumas dicas de como começar a praticar

Não importa a idade, sempre é possível descobrir novos gostos relacionados à prática de atividades físicas. Cada vez mais presente em ambientes urbanos, a bicicleta esportiva é a melhor amiga dos adeptos Mountain Bike, que buscam experiências desafiadoras e os benefícios da magrela em outros ambientes que não praças e ruas do bairro.

Surgido nos arredores da Califórnia nos anos 1970, o Mountain Bike propõe que os praticantes se equilibrem na bicicleta e executem manobras em pisos acidentados. Hoje em dia é possível praticar em trilhas naturais, sempre com um ar de surpresa e adrenalina extra, ou em pistas dedicadas à prática, com diferentes níveis de dificuldade.

Está curioso para saber mais sobre esse esporte? Vamos te contar quais as formas de começar a praticar Mountain Bike, como escolher equipamentos de forma adequada e garantir a segurança, para aproveitar a diversão e benefícios para a saúde ao máximo.

Mountain Bike não é apenas andar de bicicleta

Muitas pessoas tiveram o primeiro contato com uma bicicleta ainda na infância, colecionando quedas e alguns arranhões no processo de conseguir se equilibrar no veículo. No dia a dia, muitas pessoas utilizam a bicicleta convencional como meio de transporte, indo para o trabalho, em momentos de lazer e na rotina de exercícios.

No ciclismo, as bicicletas utilizadas para a prática do esporte são equipadas com recursos específicos, como troca de marchas, freios mais potentes, aros maiores, entre outros. Em comparação ao ciclismo, o Mountain Bike é diferente, já que sua prática tem como objetivo o desvio de obstáculos, nem sempre com velocidades e trajetos constantes.

Benefícios do Mountain Bike para a saúde

Todos os exercícios físicos realizados com bicicletas oferecem benefícios diretos à saúde cardiovascular. De forma particular, o Mountain Bike melhora o equilíbrio e resistência muscular, contribui para o sistema respiratório e imunológico, além de favorecer o bem-estar, por ser praticado em áreas com alta presença de natureza e ar reduzido em níveis de poluentes.

Dicas para iniciar no Mountain Bike 

Para quem deseja iniciar na prática do Mountain Bike, é indicado ter alguma familiaridade com andar de bicicleta. Primeiro, porque o nível de controle do veículo exigido no esporte é maior e, segundo, pela própria diferença entre uma bicicleta comum e a bike utilizada no esporte.

Não existe nenhuma restrição de idade para começar no esporte, mas é recomendado que você consulte um médico ou profissional de condicionamento físico antes de praticar qualquer atividade física. Sabendo disso, vamos aos principais passos para curtir tudo que o esporte pode oferecer.

Invista em uma bike adequada para Mountain Bike

Sim, é necessário usar um tipo de bicicleta específico para a modalidade de Mountain Bike que você deseja praticar. Existem diversas modalidades dentro do esporte, que influenciam na altura da bike, sistema de amortecedores, aro dos pneus e fluidez do guidão. A melhor forma de acertar é consultando uma loja dedicada a esse produto.

Tenha equipamentos de segurança 

Depois de garantir o principal, que é a bike, é hora de evitar acidentes montando seu kit de segurança. Capacetes, luvas de proteção e calçados adequados fazem parte do kit, que vão te proteger em caso de quedas (normais de acontecerem durante o aprendizado) e melhorar sua movimentação na hora de pedalar.

Escolha o lugar conforme sua experiência

Iniciantes de Mountain Bike podem praticar em trilhas abertas, desde que acompanhados de alguém mais experiente e dos limites seguros. O mais indicado é que você procure uma escola ou pessoa qualificada para te instruir os primeiros passos, quais técnicas são necessárias, como garantir a segurança durante a prática e obter todos os benefícios da melhor forma.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X