maio 21, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Guest post

Nem só de vídeos vive a internet: 4 provas de que o SEO ainda importa

Além dos vídeos, há outros caminhos que podem apontar para um conteúdo na internet. Neste artigo, você verá como o SEO ajuda seu público a encontrar facilmente seu negócio

Nos últimos anos, os conteúdos em vídeo têm dominado a maioria das redes e feito diversas empresas mudarem as suas estratégias. Até mesmo o Instagram já anunciou que pretende se tornar uma rede social só de vídeos. Nesse cenário, quem está empreendendo acaba focando mais em criar conteúdos de vídeo e esquecendo todo o leque de possibilidades de divulgação que a internet nos proporciona. 

Uma dessas possibilidades é trabalhar com uma estratégia de SEO (do inglês “Search Engine Optimization” – Otimização de Mecanismo de Busca). Ela ajuda seu site a aparecer nas primeiras páginas de busca do Google ou de outro buscador utilizado por seu público. 

Muita gente tem deixado essa estratégia de lado, apesar de ela trazer ótimos resultados a longo prazo para as empresas. Sendo assim, resolvemos apresentar neste post 4 motivos para você apostar na estratégia SEO do seu negócio e ver que ela pode trazer muitos resultados bacanas!

1. Você passa a conhecer a intenção do seu público

A principal diferença entre consumir conteúdos nas redes sociais ou a partir de buscadores é que, na segunda opção, você consegue conhecer a intenção de busca dos usuários. Nas redes sociais, o público é bombardeado a todo momento com conteúdos não buscados. Mesmo quando a caixa de pesquisa das redes é utilizada, o usuário ainda pode ser impactado com imagens e vídeos que não dizem respeito à sua busca.

No entanto, o Google, por exemplo, existe há 20 anos. Nesse tempo, ele já armazenou diversos dados sobre como as pessoas fazem pesquisas. Essa plataforma sabe entregar o que os usuários querem, por isso, eles encontram facilmente o que estão procurando. 

A melhor parte, entretanto, vem agora: hoje, existem ferramentas específicas e gratuitas pelas quais conseguimos encontrar os termos que o público utiliza para fazer uma busca. Dessa forma, fica mais fácil saber como o usuário faz uma pesquisa e, assim, adaptar o nosso conteúdo e fazê-lo aparecer para esse público.

2. É possível melhorar a experiência do usuário

Quando trabalhamos com estratégias de SEO, faz parte do pacote realizar algumas otimizações básicas na sua página. Elas são feitas para facilitar a busca de determinados conteúdos e também tornar a navegação mais rápida. 

Hoje em dia, dificilmente um buscador permite que sites com navegação ruim sejam ranqueados em primeiro lugar nas páginas de busca. Isso acontece porque geralmente o público não fica muito tempo consumindo o conteúdo desses sites. A maioria dos robôs de SEO consideram o tempo que uma pessoa passa navegando no seu site. Quanto maior o tempo do usuário em suas páginas, maior será a sua relevância diante de outros sites.

Desse modo, quem trabalha com estratégias de SEO sempre acaba oferecendo ao cliente uma experiência de navegação mais atrativa, mais até do que nas redes sociais. Isso porque, em um site, o usuário pode encontrar facilmente aquilo que busca sem ser distraído do seu objetivo.

3. O tráfego orgânico do seu site aumenta

Trabalhar com anúncios nas redes sociais ou até mesmo nos buscadores é uma das estratégias mais utilizadas por quem quer atrair mais pessoas de forma rápida e prática. No entanto, a longo prazo, essa estratégia pode não trazer frutos tão positivos. Os anúncios nem sempre conseguem trazer a pessoa certa para o seu negócio, e você pode acabar investindo muito dinheiro em algo que não atinge seu objetivo.

Por outro lado, ao usar estratégias de SEO, você consegue ao longo do tempo ganhar autoridade no buscador. Assim, faz com que as pessoas encontrem seu site gratuitamente, apenas realizando uma busca. A longo prazo, você conseguirá aumentar seu tráfego de maneira mais orgânica e saudável para o seu negócio. Isso leva as pessoas até o seu conteúdo sem que você precise arcar com um investimento alto em mídia paga.

4. Permite entender o que atrai seu público

Há outro ponto positivo para as estratégias de SEO relacionado ao primeiro item: o fato de que conseguimos entender quais tipos de texto ou conteúdo visual atraem o público. Saber disso pode ajudar até quem só pensa em criar vídeos. Como esse formato de conteúdo também aparece nos resultados de pesquisa, você pode usar estratégias de SEO para otimizar a imagem utilizada e o texto no título ou descrição do material.

Isso é possível porque a Inteligência Artificial do Google e dos demais buscadores consegue enxergar o conteúdo de uma imagem além dos textos. É a IA que permite às plataformas de busca mostrar como resultado imagens de dunas de areia para quem pesquisa o termo “deserto”, por exemplo.

Dessa forma, quando você entende a intenção de busca do seu público, fica mais fácil criar conteúdos visuais que sejam facilmente ranqueados no Google e façam o público ir até o seu site.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X