maio 6, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Dicas

O guia completo da Dopamine Decor

Muito além de uma opção estética, o uso de cores também está ligado a emoções e sensações: alegria, serenidade, segurança, força, energia, harmonia, etc. Com base nisso, surge então a ideia de Dopamine Decor ou decoração dopamina.

Trata-se de uma tendência que une o conceito de psicologia das cores com a liberação do hormônio do bem-estar, a dopamina. Para tanto, você pode investir na pintura das paredes da sua sala, ao comprar tinta online, por exemplo, ou mesmo usar acessórios mais coloridos em um ambiente mais neutro.

A ideia aqui é que a decoração seja usada com o propósito de oferecer satisfação e conforto para quem chega a um determinado espaço – seja uma sala de escritório ou a sala de estar da sua própria casa. Veja a seguir o que você precisa fazer para investir nessa tendência.

Dopamine Decor: Entendendo o conceito

Antes de explicar como criar um espaço baseado no Dopamine Decor, é importante entender melhor o conceito por trás dessa moda. A dopamina é um neurotransmissor que, ao ser liberado em nosso organismo, atua na estimulação cerebral para concluir tarefas, o que, consequentemente, gera prazer.

Há pesquisas, inclusive, que demonstram que sintomas como tristeza, desinteresse e falta de motivação podem estar atrelados a algum tipo de problema na produção deste hormônio no organismo do indivíduo. Essa disfunção nos níveis de dopamina também podem acontecer por traumas e estresse excessivo.

Em contrapartida, existem diferentes maneiras de estimular este neurotransmissor, como a prática de exercícios físicos, o ato de comer um chocolate, ouvir uma música gostosa e ainda a exposição a imagens e cores agradáveis. É neste último aspecto que se desenvolve a ideia de Dopamine Decor.

Cores vivas e alegres, bem como texturas e formas que tragam sensações boas, serão utilizadas na decoração dos espaços, portanto, para ajudar o nosso corpo a produzir mais dopamina e, assim, ter mais bem-estar no nosso dia a dia.

Dopamine Decor na prática

Paredes

Uma das possibilidades mais recorrentes para aplicação da Dopamine Decor é a utilização de cores vivas, como rosa, amarelo, azul ou vermelho na pintura. Você pode fazer isso em uma ou duas paredes, por exemplo, mesclando com um tom mais claro.

Pinturas geométricas usando tonalidades mais fortes também são uma opção interessante para inovar o visual do cômodo em questão, o que também vale para a aplicação de adesivos e papéis de parede.

Móveis 

Para sair do óbvio e quebrar completamente um visual monocromático e básico, vale a pena investir em móveis coloridos – o que não significa que você deve comprar um de cada cor. A ideia é ter uma peça diferenciada para dar mais vida ao ambiente.

Um sofá, uma poltrona, uma mesa de jantar ou até mesmo as cadeiras podem fugir um pouco do padrão quando possuem tonalidades não tão habituais. Lembre-se de procurar uma certa harmonia entre as cores escolhidas.

Acessórios

Quer inserir elementos coloridos, mas sem exageros? Você pode começar a fazer isso por meio dos acessórios e demais peças de decoração. Um quadro colorido, um abajur neon ou um tapete com variações de cores são exemplos disso.

Invista em peças que tenham a ver com o seu estilo pessoal e com tons que lhes sejam agradáveis aos olhos. Na dúvida, você pode recorrer a uma paleta de cores para encontrar aquelas mais compatíveis com o seu gosto.

Plantas

Pode parecer um tanto quanto óbvio, mas o uso de plantas na decoração é também uma forma de trazer mais vida a qualquer ambiente. Portanto, é outra prática que deve permear a Dopamine Decor.

O interessante é observar o tipo mais adequado de planta para cada ambiente, respeitando suas necessidades de água, ventilação e exposição ao sol. Assim, você deixa seu espaço um pouco mais colorido sem agredir a natureza.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X