novembro 21, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Google

O que é Footprint? Como usar Footprints no Google?

Footprints

O que é um Footprint?

.

Footprint ou Footprints são termos ambíguos que são utilizados para várias finalidades.

No contexto dos projetos Web, Footprints é um método utilizado para minerar dados em mecanismos de busca.

O Google não se limita a fornecer informações da forma mais tradicional que estamos acostumados a fazer.

Com os footprints , é possível extrair informações bastante precisas e encontrar tudo o que precisamos.

 

Footprint

 

No artigo de hoje, vou mostrar os footprints mais conhecidos.

Ao final vou mostrar como você pode usar estrategicamente para melhorar os resultado do seu blog, site ou negócio.

 

Quais os principais Footprints?

Antes de falar dos principais, recomendo assistir este vídeo sobre pesquisas avançadas:

 

[Ads2Cash video=”https://www.youtube.com/watch?v=2V7ix4WyiVE”]

 

Inurl:

O Footprint Inurl determina na pesquisa uma palavra-chave que você deseja que esteja na URL. Por exemplo: inurl:blog. Ao utilizar este comando no Google  o buscador listará todas as páginas que tenham a palavra-chave blog na URL. É claro que esta pesquisa pela palavra chave blog não tem tanto fundamento, mas você pode usar isso para palavras mais específicas.

 

Site:

Com este footprint você consegue pesquisar resultados de um determinado site. Por exemplo: site:afiliados-na-web.com. O Google irá listar todos os resultados do site afiliados-na-web.com.

 

– (Not):

Este foot print determina a exclusão de determinado tipo de conteúdo dos resultados. Por exemplo, realize a pesquisa “Sobremesas fáceis -brigadeiro”. Neste exemplo, o Google mostrará diversos resultados de sobremesas e não listará nada que tenha brigadeiro.

~ Sinônimos:

Existe também o comando de sinônimos. É possível você determinar que você deseja fazer uma pesquisa não somente pela palavra digitada mais também por sinônimos dela. Para isso basta colocar o sinal ~ na frente da palavra.

 

Intitle:

O Intitle é um comando utilizado para determinar que determinada palavra deve estar no título. Neste caso, o Google somente listará páginas que tenha a palavra chave digitada em seu título. Ex: intitle:brigadeiros.

 

Location:

Busca páginas por localidade. Neste caso, a busca deve ser sempre realizada em conjunto com alguma pesquisa. Por exemplo:  futebol location:SP.

 

Related:

Você pode fazer pesquisas e passar uma URL para fazer busca relacionada. Por exemplo: Afiliados related:www.uol.com.br. Neste caso, você encontrará resultados semelhantes a esta URL.

 

Intext:

Você pode também identificar páginas que contenham determinadas palavras em seu conteúdo. Ex: programa de afiliados intext: Monetizze. Neste exemplo você faz uma busca sobre Programas de afiliados mas somente os que contenham Monetizze em seu conteúdo.

 

Allinanchor:

Usa-se este comando para buscar a palavra pesquisada nos links das páginas. Ex: Allinanchor: Afiliados.

 

Curinga (*):

O Curinga é utilizado para que o Google complete a palavra em várias combinações. Ex: Programas de A*. Neste caso o Buscador irá trazer resultados das combinações possíveis. Sendo Programas de Afiliação, Programas de Afiliados, Programas de Afiliado e assim por diante.

 

Link:

Você pode fazer também busca por sites que linkam um determinado site. Por exemplo: link:www.uol.com.br. Irá listar todas as páginas que contenham link apontando o www.uol.com.br.

 

Palavra exata (“):

Para realizar uma pesquisa e trazer somente resultados exatos, você pode usar o “. Por exemplo: “palavras-chave”. Neste caso irão trazer resultados precisos de palavras-chave.

 

Posso realizar buscas avançadas com estes comandos?

Todo footprint pode ser utilizado em conjunto com outros footprints, o que significa que consegue fazer buscas otimizadas.

Você pode utilizar qualquer combinação que quiser.

Por exemplo: intitle:Afiliados site:afiliados-na-web.com -Netaffiliation. Ou ainda Inurl:blog Intitle:dinheiro -blogger.

Com estas combinações você pode realizar buscas extremamente avançadas no mecanismo de busca.

Embora isso pareça não agregar muito, mas se você utilizar criatividade isso pode se tornar uma arma para seus negócios.

 

Como fazer SEO utilizando Footprints?

Embora esta não seja a única finalidade destes Footprints, existem muitos especialistas usando esta arma.

Embora não revelem, estes comandos são utilizados constantemente por quem realiza Link Building.

Com este tipo de Footprint você consegue facilmente encontrar blogs, diretórios, Fóruns, Wikis para criar seus links.

Se você utilizar estes comandos com criatividade, é possível extrair resultados diferenciados do Google.

Como:

  • Identificando sites que aceitam Guest Posts:
    • inurl:contribuidores
    • inurl:colunista
    • “guestpost”
    • “contribua com * site”
    • “seja um colunista”
  • Identificando Diretórios
    • “adicionar url”
    • “adicionar site”
    • “submeter url”
    • “submeter site”
    • “sugerir * url”
    • “sugerir site”
  • Identificando Fóruns
    • “Poweredby SMF”
    • “poweredbySimple Machines” inurl:/index.php?action=register
    • “poweredbyFireboard”
    • “Poweredby: vBulletin” inurl:newreply.php
    • “poweredbyphpBB”
    • “poweredbybbPress”
  • Identificando Patrocínio / Doação
    • “Empresas que apóiam”
    • “Patrocinadores”
    • “Nossos Patrocinadores”
    • “Agradecimentos”
    • “Apoio”
    • “Nossos Doadores”
    • “Parceiros”
  • Identificando Perfis em Redes Sociais
    • inurl:profile
    • inurl:perfil
    • intitle:perfil
    • “crie uma conta”
    • “criar conta”

Estas são apenas algumas combinações possíveis de footprints.

Existem milhares de possibilidades onde a criatividade vai fazer você ter resultados preciosos.

Gostou? Então compartilhe!

 

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X