Se você pretende criar um produto, você precisa saber quem são seus compradores – ou seja, precisa investir tempo e dinheiro na criação de persona – para ter sucesso nas campanhas de comunicação e divulgação.
Conhecer e entender as pessoas que compraram ou comprarão seu produto é essencial para otimizar seus resultados e produzir conteúdos mais assertivos.
Então, ao trabalhar com marketing digital, a chave para o sucesso é pesquisar as melhores estratégias para que as pessoas conheçam seu produto ou serviço.
Nesse contexto, uma das principais é conseguir identificar quem é a persona do negócio.
Neste artigo vamos te ensinar como personalizar seu negócio digital utilizando a persona, dicas para estruturá-la e os pontos positivos de fazer isso.
Entendendo o que é a persona
Na prática, o conceito de persona consiste na representação semi-ficcional do cliente ideal da marca, como um restaurante argentino Moema ou uma loja de artigos esportivos.
Essa é uma ideia que evoluiu bastante a partir da ascensão do marketing digital nos últimos anos, visto que nesse ambiente ações mais específicas tendem apresentar melhores resultados para alcance, atração e fidelização de potenciais clientes efetivos.
A principal diferença está no uso de informações subjetivas para construir o perfil, como sonhos, crenças, problemas e passatempos. Inclusive, quanto mais detalhado o perfil do cliente ideal, melhores serão as estratégias.
Isso possibilita criar mais identificação e um público mais fidelizado, se as campanhas de comunicação forem bem planejadas considerando o perfil.
Sendo assim, a persona é útil para criar estratégias mais segmentadas, conforme características específicas dos clientes, tornando-as mais impactantes, por exemplo, para atingir e converter o cliente certo para a agência de intercâmbio em SP, considerando o que ele procura.
Como elaborar a persona?
Ao definir a persona da sua empresa, é fundamental se orientar por um planejamento coerente.
Separamos algumas dicas para ajudá-lo a desenvolver as técnicas de marketing com o auxílio desse importante conceito, acompanhe.
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Reúna dados do cliente
Trazer o personagem final o mais próximo possível de um público real requer pesquisa sistemática, entrevistas e coleta de dados.
Para auxiliar nesse processo, use as informações dos clientes presentes no histórico de transações e base ativa.
Também é interessante fazer perguntas para esses usuários, colhendo feedbacks das experiências e o que gostam/valorizam na empresa.
Crie questionários e landing pages para a coleta de dados completa.
Após traçar o perfil, é possível pensar em estratégias para coletar dados dos novos contatos que chegam até a marca por meio das campanhas.
Assim, é interessante avaliar se podem evoluir na jornada de compra e, se sim, ter uma forma de contato e envio de conteúdos mais efetivos.
Nesse caso, idealmente, é possível alinhar formatos de coleta de formulários, por exemplo, com conteúdo rico.
Imagine que ao pesquisar por “areia de gato biodegradável” um usuário encontra a página da web de um pet shop. Ao clicar nele, vê um pop-up pedindo seu e-mail em troca de um e-book sobre o assunto.
Essa é uma boa metodologia que você pode aplicar independentemente do seu segmento de atuação.
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Defina os problemas e metas do cliente
Durante a coleta de dados, você pode encontrar mais de um perfil entre seus clientes. Nesse caso, é pertinente considerar a elaboração de mais de uma persona.
Nosso conselho é focar na dor, objetivos e necessidades do cliente. Se eles forem iguais, talvez seja melhor mesclá-los em um único personagem.
Já se esse não for o caso, não há problema em ter mais de um perfil, sendo importante apenas pensar estrategicamente em como será a comunicação com ambos.
Com isso em mente, ao coletar dados, preste atenção especial aos desafios que eles enfrentam. Não tenha medo de pedir sugestões de resolução.
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Descreva traços e comportamentos percebidos
Agora que você tem os dados que precisa, é essencial dar vida à sua persona. Ela vai precisar de:
- Nome;
- Idade;
- Hobbies;
- Rosto.
É claro que essas características, embora originadas de uma análise real, serão fictícias.
Esses detalhes servem para deixar a persona o mais humana possível. Então, a melhor maneira de fazer isso é contar uma história de vida dela, possibilitando que a equipe atue de forma mais direcionada ao criar as campanhas futuras.
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Pesquise em outras fontes
Além dos dados de seus clientes, é vantajoso ampliar suas referências por meio de pesquisas de mercado.
As audiências das redes sociais, incluindo concorrentes, são uma ótima fonte para você entender um pouco mais sobre o seu próprio perfil de persona e o que funciona com essa audiência.
A partir dessas informações, você pode entender o comportamento, preferências e hábitos de consumo do seu público de forma segmentada e gerar insights sobre sua personalidade e como se destacar dos concorrentes.
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Documente os resultados encontrados
Após todas essas etapas, basta agregar as informações obtidas de forma organizada e compartilhá-las com toda a empresa.
Se esse processo for bem feito, você terá uma persona orgânica que se tornará uma pessoa real e de grande valia para as ações futuras da empresa.
Lembre-se de que a persona não é (e não deve ser) fixa: com o tempo, é natural que você se ajuste para permitir que ela evolua de acordo com suas estratégias e as próprias características de novos públicos.
Qual é a importância da persona?
Em qualquer circunstância, atrair clientes fora do perfil de pizza em assis sp, por exemplo, pode ser caro e levar a perdas financeiras para empresas de todos os setores.
Por isso, é muito importante definir uma estratégia que foque na criação de personas ideais, reduzindo o risco de perder seus investimentos.
Após conhecer seu público mais profundamente, as estratégias de marketing serão mais assertivas e produzirão resultados efetivos. Entenda o porquê e outros benefícios lendo abaixo.
Melhora as campanhas de marketing
As campanhas de marketing são essenciais para fornecer as informações necessárias para ajudá-lo a criar mensagens de marketing mais eficazes, bem como criar conteúdo e promoções atraentes.
Determinar quais plataformas e mídias são adequadas para campanhas de marketing, possibilitando a produção de conteúdo que se adeque ao perfil do público-alvo, também são benefícios e possibilidades proporcionadas por compreender esse perfil mais adequadamente.
Personas bem feitas também ajudam a marca a se comunicar com compradores e clientes de forma mais direta, utilizando a mesma linguagem, o que também significa interpretar mais rapidamente o comportamento.
Aumenta a reputação da marca
Personas também são importantes nas estratégias de Inbound Marketing para produzir conteúdo e criar relacionamento com o cliente para que a empresa se torne uma autoridade em seu nicho.
A fim de alcançar resultados estratégicos, é fundamental criar ações que atendam a esse público, fazendo-o apreciar a marca.
A partir daí, é possível estabelecer estratégias que demonstrem que a empresa está educando seu público com conteúdo de alto valor e que é autoridade nesse nicho.
As personas são, portanto, essenciais para a criação de conteúdos e campanhas que tragam diálogo, aproximando as empresas de seus clientes ao entenderem suas necessidades.
Sinaliza mudanças de comportamento
Algo que ficou muito claro para todos é como as pessoas mudam seus hábitos, em grande parte, devido ao maior acesso à tecnologia e novas tendências, serviços e necessidades que surgem.
Afinal, o mundo em que estamos inseridos está mudando continuamente, também impactando na forma como muitos produtos ou serviços são usados.
Dessa forma, é importante saber como o comportamento do público está mudando à medida que essas novas ferramentas e tecnologias são lançadas.
A persona pode facilitar esse rastreamento porque você pode determinar como essa pessoa lida com notícias, novos recursos e tecnologia, bem como por estar mais próximo desses usuários, percebendo mais rapidamente novos hábitos e agregando-os à persona/campanhas.
Portanto, se você precisar mudar seus negócios, inovar seus produtos e serviços, isso pode ser feito a tempo, antes que sua empresa seja prejudicada, acompanhando o comportamento.
Permite identificar as melhores plataformas de divulgação
É difícil para uma campanha de marketing focar em uma única mídia ou na distribuição de seu material.
O ideal é diversificar essa ação para que mais pessoas conheçam sua empresa, os produtos e serviços oferecidos e, assim, despertar o interesse pela compra.
No entanto, se o seu público-alvo está acostumado a usar conteúdo entregue em um meio específico, esse deve ser claramente o objetivo principal para você compartilhar seu conteúdo.
Assim, com o mesmo custo de publicidade, você pode alcançar mais pessoas interessadas em seus produtos e serviços.
Com a criação de uma persona, fica muito mais fácil identificar as plataformas e meios de comunicação que seu público utiliza.
Tal vantagem pode não só gerar economia na sua estratégia de marketing, como também otimizar resultados de ROI, ou seja, um retorno sobre investimentos mais amplo.
Possibilita criar conteúdo sob medida para seu público
Outra das principais vantagens é a possibilidade de que seu conteúdo – informativo, promocional ou para qualquer finalidade -, seja feito de forma muito mais específica.
Ou seja, você poderá abordar temas que interessam a essas pessoas e fazê-las sentir que a mensagem é dirigida para elas, considerando dores e necessidades.
Dessa forma, mesmo havendo muito conteúdo relevante, as pessoas que você deseja alcançar com esse conteúdo identificarão sua mensagem e começarão a ver sua marca de autoridade e mais interessante.
Conclusão
É regra: toda e qualquer estratégia de marketing digital se beneficia da elaboração de uma persona de qualidade.
Afinal, é ela quem vai guiar as ações do time de marketing e vendas ao longo da jornada do consumidor.
A internet é essencialmente volátil e fugaz. Marcas que desejam se destacar nela precisam acompanhar o ritmo instantâneo do público e seus hábitos de consumo – e a persona dá ferramentas importantes para isso.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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