Você pode estar se perguntando por que precisa saber o que é ticket médio e como isso pode interferir no sucesso do seu comércio. Algumas pessoas pensam que o que importa é a qualidade dos seus produtos e serviços e se as pessoas andam comprando e consumindo, não é?
Na verdade, o ticket médio é um dos indicadores de performance que pode indicar sucesso, a satisfação do cliente e também te levar a um melhor faturamento, se bem ajustado.
Usado por várias empresas para analisar seu desempenho, a atividade de vendas e a lucratividade, o termo “ticket” refere-se a uma venda a um cliente, mas não envolve necessariamente ingressos de papel, como são os casos de entradas para shows, aviões ou teatro.
O ticket médio é uma métrica que apresenta o valor médio das vendas levando em consideração o número de clientes/ total de pedidos gerados.
Saiba neste artigo como é feito o cálculo desta métrica, para que ele serve e como aumentá-la de acordo com avaliação da sua carteira de cliente.
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Como o ticket médio é calculado?
Esta informação é uma média obtida por meio da soma do valor total de vendas durante um determinado período de tempo e dividindo pelo número total de clientes ou quantidade de vendas.
Por exemplo, se você teve 100 pedidos e gerou uma receita total de R$ 20.000, o seu ticket médio será de R$ 200, independente do fato de alguns clientes comprarem mais, e outros menos. Você pode até fazer depois uma medição de recompra, mas é motivo para um outro artigo 🙂
Este cálculo pode ter variantes, de acordo com as necessidades da empresa. Por exemplo: uma empresa que tem o objetivo de identificar o ticket médio mensal em um ano civil, o processo começará totalizando o ticket médio do ano inteiro. Esse valor é então dividido por doze, possibilitando determinar o indicador mensal aplicado a esse período específico.
Geralmente, outras estatísticas em torno do ticket médio também são relatadas para ajudar a fornecer a performance das vendas em um intervalo, como o ticket mais baixo, o ticket mais alto etc.
Outra abordagem bem relevante para quem atua no setor de performance, como são os anúncios em Facebook e no Google, é segmentar o ticket médio por origem de tráfego para depois cruzar com o custo de aquisição para saber se a operação é positiva ou não.
Algumas operações vão bem mais além e avaliam também o custo do lead x o ticket médio que gera para saber se vale investir mais ou menos em uma determinada campanha.
Para que serve o cálculo de ticket médio?
Essa é uma importante métrica de desempenho comercial que ajuda as empresas a analisar sua performance nas vendas. É frequentemente relatado por quem investe no comércio eletrônico e fornecedores de cartão de crédito, por exemplo.
A medição do ticket médio ajuda as empresas a entender as tendências de vendas e sua lucratividade geral, além de permitir a identificação do comportamento dos consumidores, servindo como mais um atributo para montar o perfil do cliente ideal e mais lucrativo para cada operação.
Além disso, este cálculo ajuda a entender a relação entre custos de vendas e retorno, o famoso ROI, dependendo do valor encontrado após o cálculo, fazendo com que a empresa possa pensar em estratégias novas para melhorar este saldo, o que resultará em aumento em seu faturamento e melhora na saúde do negócio.
Como aumentar o ticket médio?
Manter o indicador em um valor alto é um desafio para os lojistas, mas aumentar esta média significa não apenas aumentar o faturamento da empresa, mas também a experiência do cliente.
Cliente satisfeito compra com mais frequência e em valores maiores.
Técnicas comprovadas como a fidelização de clientes, a oferta de cupons, descontos e de frete grátis, e algumas estratégias como upselling e venda cruzada servem para contribuir no aumento do valor do ticket médio.
Alguns aplicativos de CRM permitem cruzar dados dos consumidores para encontrar as personas que têm melhor performance e buscá-las por meio de campanhas pagas.
Exemplo de uso do ticket médio para melhoria de desempenho
Um gerente de uma loja de uma grife de luxo de moda quer descobrir o ticket médio de sua operação. Para isso, ele vai pegar o valor total faturado em todas as vendas e dividir pelo total de pedidos realizados no mês de abril.
A fórmula usada por ele pode ser representada desta forma:
Ticket médio é o resultado de= Salto total de vendas (Abril) / número de pedidos (Abril)
Vamos usar como exemplo que a loja teve uma renda de R$ 357.500 e realizou, no mês referido, 110 vendas.
Substituindo os valores na fórmula, teremos:
357.500 / 110. Com isso, cada pedido teve um ticket médio = R$ 3.250.
Portanto, o gerente descobriu o valor médio gasto por cada cliente em sua loja. Ao fazer uma operação para atingir metas, após entender o que é ticket médio e saber qual é o seu, ele deve olhar para a metade de cima deste indicador e encontrar dados em comum que possam servir para ações de marketing e que levem cada consumidor a fazer pedidos maiores.
Ele pode tomar duas medidas agora:
- Avaliar os produtos que acionam ticket médio baixo e montar kits para elevar o valor da compra;
- Avaliar os produtos que acionam ticket médio maior e promovê-los com mais frequência.
Perceba que as duas decisões são baseadas nos números e visam elevar o faturamento da loja avaliada.
Dessa forma, mesmo que o número de vendas não aumente, ou seja, ele tenha o mesmo número de clientes comprando em sua loja, o faturamento total da empresa o período mensal poderá ser bem superior.
Portanto, esse gerente poderá empregar estratégias de upselling e vendas cruzadas para aumentar seu ticket médio, por exemplo.
Agora que você pode aprender aqui o que é ticket médio e como essa métrica é importante para elevar a receita do seu negócio, experimente usá-la na administração da sua empresa. Faça um levantamento dos resultados de 2019 e 2020 para avaliar comportamentos sazonais e fazer uma projeção de meta dentro da realidade.
Tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo. Se achar que esse material sobre ticket médio é importante para seus contatos, compartilhe agora com eles nas redes sociais.
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