abril 24, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Dicas

O que são os banhos turcos?

Uma viagem só é completa a Istambul quando o turista experimenta os famosos banhos turcos, que fazem o corpo se sentir rejuvenescido. Os banhos turcos não diferem muito dos da Roma Antiga, dos quais derivam, exceto pelo fato de não terem piscina de água fria para mergulhar no final.

 

O serviço completo inclui também períodos de relaxamento na sala com vapor entremeados por períodos para se ensaboar e ser massageado. Não existe um limite de tempo, mas o ideal é que você permaneça pelo menos 1h30 nas casas de banho da Turquia.

 

Os visitantes recebem toalha e sabonete, mas você pode levar os seus próprios, se quiser. Alguns hotéis de luxo da capital da Turquia também têm as próprias casas de banho. Assim, você sequer precisará sair da sua hospedagem.

 

Os bancos turcos de Cagaloglu, que remetem ao século XVIII, são suntuosos, e possuem seções muito parecidas, mas que são divididas para homens e mulheres. Confira mais a seguir sobre como funcionam essas famosas casas de banho!

 

Como escolher uma casa de banho?

 

Os serviços são detalhados logo que você vai entrar em uma casa de banho. Assim, se tiver alguma dúvida, pergunte antes de fazer o pagamento e pegar o que é necessário. As casas podem servir desde o tratamento mais simples aos mais completos, que incluem massagem, fricção corporal e utilização de shampoo.

 

Além disso, existe lá um pátio interno, chamado camekan, que também funciona como um hall de entrada. Ele é bem silencioso e fica perto da entrada do prédio. Os banhistas podem trocar de roupa em pequenos cubículos que ficam ao redor do camekan. Além disso, também poderão relaxar com uma boa xícara de chá após finalizar o banho.

 

Antes de se trocar para tomar o banho, o visitante recebe também uma troca de roupa. Mas antes disso, também ganha um pano, chamado pestemal, que serve para se enrolar (parecido com um roupão). Também são fornecidos chinelos para caminhar sobre o chão quente e molhado dessas casas de banho.

 

Dentro do espaço, é possível visualizar a rua por meio de uma passagem, além de algumas janelinhas que iluminam a cúpula.

 

Banhos de Cagaloglu

 

Os suntuosos banhos turcos de Cagaloglu surgiram a partir do século XVIII, e possuem seções idênticas, como mencionado. O soguklul é uma sala intermediária, e serve como uma passagem silenciosa que tem entre o local de troca de roupa e o hararet. Lá o visitante recebe a toalha seca quando retorna ao camekan.

 

Já o hararet é uma sala quente, o ambiente principal onde acontecem os famosos banhos turcos. É lá que o visitante se senta nas pedras, transpira no vapor e fica quanto tempo quiser. É uma sala bem parecida com uma sauna!

 

Dentro dessas salas, caso o serviço seja completo, são realizadas as massagens corporais e massagens esfoliantes. No caso da esfoliante, ela acontece entre os períodos de vapor, e o visitante, ou um funcionário da casa, fricciona o corpo com uma luva áspera e ensaboada, que é chamada de kese.

 

Já a massagem corporal acontece em uma base de mármore e ocupa o centro da sala quente. É lá que o visitante recebe uma massagem vigorosa por todo o corpo.

 

Vale a pena visitar Istambul?

 

A capital turca é uma das cidades mais ricas do mundo em termos de arte e história. Ao conhecer a capital, você se surpreenderá com a quantidade de mesquitas pela cidade. Elas são imponentes construções que dominam a paisagem de Istambul.

 

Diversas mesquitas foram originalmente construídas como igrejas, e depois convertidas à fé islâmica depois da conquista otomana. Algumas de maior destaque são hoje consideradas monumentos nacionais, e não têm mais uma função religiosa.

 

Por incrível que pareça, por mais que Istambul dê a impressão de ser uma capital luxuosa e suntuosa, o custo de vida não é alto. Pelo contrário, se a capital for comparada com outras capitais da Europa, ela é uma das mais baratas para se viver e passear.

 

Se você não estiver disposto(a) a gastar muito com hospedagem, saiba que há várias acomodações de AirBNB que podem ser encontradas por uma diária de até R$ 150 por dia! Basta ter um pouco de paciência e procurar com calma antes de alugar um local para a sua viagem.

 

Já os passeios, restaurantes e pontos turísticos também podem ser encontrados por preços bem convidativos com um pouco de pesquisa. Com exceção da passagem, é perfeitamente possível passar em torno de 10 dias com apenas R$ 5 mil, contanto que você não viaje com tanto luxo.

 

Gostou de saber mais sobre como funcionam as casas de banho em Istambul? Que tal começar a planejar a sua viagem?

 

É sempre bom lembrar que para viajar com segurança, é fundamental ter um seguro viagem. Clique aqui e saiba como solicitar o seu!

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X