Artigos como o Atualização do PageRank em fevereiro/2013 sempre despertam atenção e polêmica.
O Google continua divulgando atualizações do PageRank, ao mesmo tempo que reforça que ele tem bem menos importância do que tinha no passado.
O Alexa Rank é outro índice polêmico: enquanto alguns o consideram como medida válida para avaliação de um blog, outros desmerecem sua validade.
Veja neste artigo minhas opiniões sobre o assunto e as situações em que considero válidos esses índices.
1. Google PageRank
Já escrevi diversos artigos aqui no Gerenciando Blog sobre o Google PageRank.
Trata-se de um índice criado pela Google para definir a ordem em que as páginas seriam mostradas nos resultados de buscas.
Foi em grande parte graças ao PageRank que o Google revolucionou as buscas na internet, pois tratava-se de um método com grau muito maior de acerto em relação aos mecanismos que existiam anteriormente.
Assim, a cada página da internet foi atribuído um valor que varia de 0 a 10, sendo os valores maiores atribuídos aos sites mais relevantes.
Chegar ao PageRank 10 é algo reservado a um número ínfimo de sites, como o site do governo norte-americano e o do Twitter.
O PageRank é calculado exclusivamente com base na quantidade e qualidade dos links que apontam para o seu blog.
Quanto mais links de qualidade apontando para uma página, maior será o seu PageRank.
A grande questão é que, diferente do que ocorria no início do Google, hoje o PageRank é somente um entre as dezenas de fatores que o buscador utiliza para posicionar uma página na busca.
Ele nem é mais o fator mais importante: hoje, contam muito mais a originalidade e qualidade do texto do que outros fatores.
Ou seja: o PageRank sozinho não significa grande coisa.
Mas, a própria empresa causa certa confusão na página Por que usar o Google, onde diz que “o coração do nosso software é o PageRank”.
Muitos então se perguntam: por que o Google não abandona de vez o PageRank e deixa de divulgá-lo?
Matt Cutts, chefe da equipe de webspam do Google, respondeu esta questão recentemente no vídeo abaixo:
Em resumo, Matt diz que muitas pessoas ainda utilizam o PageRank para medir a reputação de um site e que ele continuará a ser atualizado enquanto as pessoas o utilizarem.
Diz também que talvez chegue um dia em que não valha mais a pena atualizar o PageRank.
É uma resposta pouco conclusiva e que parece indicar que o Google não descontinuará o índice tão cedo assim.
Enquanto isso, o que gosto de dizer é que o aumento do PageRank nunca deve ser o seu objetivo.
Veja-o como um indicador da qualidade do seu blog: se você faz um bom trabalho nele, atrairá links de qualidade e, eventualmente, isso resultará no aumento do seu PageRank.
Também não há motivo para se desesperar se o seu PageRank permanece inalterado quando é divulgada uma atualização.
Para terminar, há alguns erros de interpretação que deve ser evitados:
- O meu PageRank aumentou, mas meu número de visitas continua o mesmo
- Meu número de visitas aumentou, mas meu PageRank continua o mesmo.
Não há relação direta entre o PageRank e o número de visitas que você recebe em seu blog.
Quando seu PageRank aumenta ou diminui, o que foi modificado foi a quantidade e a qualidade dos links para seu blog – e nada mais.
2. Alexa Rank
O Alexa Rank também gera polêmicas. Diferente do PageRank, ele é calculado de acordo com o número de visitas que o site ou blog recebe.
O site que mais visitas recebe no mundo ganha o Alexa Rank 1.
Hoje, quem está nessa posição é o Google, mas ela costuma ser alternada com o Facebook.
Os demais sites vão ganhando números únicos de acordo com o seu posicionamento, não havendo um número máximo.
Por exemplo, o Gerenciando Blog está hoje na posição 16.762 (o que significa que, de acordo com o Alexa, há “apenas” 16.761 outros sites no mundo que recebem mais visitas que ele).
A grande polêmica está na forma como esse posicionamento é calculado.
O Alexa (e nenhuma outra empresa ou ferramenta) consegue saber com exatidão quantas visitas todos os sites do mundo recebem.
O que a empresa fez foi incentivar o uso de uma barra de ferramentas ou extensão que podem ser obtidas em http://www.alexa.com/toolbar.
A partir do momento em que você instala essa ferramenta, você passa a informar à empresa os sites que você visita.
Assim, o ranking é montado somente considerando as visitas dos usuários que utilizam a barra de ferramentas do Alexa.
Abaixo está o resultado do Gerenciando Blog mostrado pela extensão do Alexa no Chrome:
Justamente por considerar somente a visita de quem tem a barra do Alexa instalada, o ranking está sujeito a distorções.
Um exemplo prático: o Gerenciando Blog tem maiores chances de ficar bem posicionado no Alexa do que um blog sobre artesanato.
Isso porque é muito provável que eu tenha mais visitantes com a barra de ferramentas instalada (por serem blogueiros que já acompanham o ranking) do que o blog de artesanato, que é visitado por muitos usuários que não têm um blog e estão interessados em aprender sobre artesanato apenas.
Isso mostra porque o Alexa Rank não é confiável para comparar blogs de nichos diferentes.
Por outro lado, a confiabilidade é maior quando se comparam blogs de mesmo nicho.
Voltando ao meu exemplo, faz mais sentido em usar o Alexa Rank para comparar o Gerenciando Blog com outros metablogs, por se tratar de um público mais homogêneo.
Assim, se um visitante meu tem a barra de ferramentas instalada, serão registradas suas visitas tanto para o Gerenciando Blog quanto para outros metablogs, equilibrando o índice.
Eu acompanho e registro regularmente as mudanças do Alexa Rank (que, diferentes do PageRank, acontecem diariamente) do Gerenciando Blog e outros metablogs e posso afirmar: as variações no índice refletem fielmente as variações que ocorrem no número de visitas que o blog recebe.
No entanto, há uma observação importante: o índice é calculado com base na média das visitas nos últimos 3 meses.
Por isso, um grande aumento ou diminuição no número de visitas em um único dia não é suficiente para que o haja variação significativa no Alexa Rank de seu blog.
Na figura abaixo está o gráfico onde mostro as mudanças do Gerenciando Blog (em vermelho) e dos demais metablogs que acompanho.
Lembre-se de que quanto mais baixo o valor no gráfico, mais bem posicionado está esse blog no ranking.
As variações mais significativas estão normalmente associadas a ocorrências de destaque nesses metablogs, como a falta de postagens e o seu retorno, problemas com o Google e outros.
Isso comprova que, para essa finalidade comparativa de nicho, o Alexa Rank pode ter bom uso.
Conclusão
Nem o Google PageRank quanto o Alexa Rank devem ser perseguidos como objetivos para seu blog.
Nem eles, nem nenhum outro índice. Isso porque é impossível definir com um único índice a qualidade, o cuidado e a importância que o seu blog tem para seus leitores.
Mesmo quando idealizei o Ranking “Top Blogger da Língua Portuguesa”, ressaltei que ele mostraria não os melhores blogs, mas os mais relevantes – que é o possível de se mensurar através de números.
Por isso, veja esses índices como consequência indireta da qualidade do seu trabalho.
Tenha sempre como objetivo produzir conteúdo com a melhor qualidade possível e de forma a atender às necessidades dos seus visitantes. Isso é o que importa.
Tanto o PageRank quanto o Alexa Rank podem ser utilizados por você para acompanhar a evolução do seu trabalho e para compará-lo com outros blogs similares.
Por exemplo: se um blog que trata assunto similar ao seu está conquistando rapidamente posições no Alexa Rank enquanto você está estagnado, provavelmente significa que ele está acertando mais do que você.
Outro exemplo: se o PageRank do seu blog está diminuindo a cada atualização, é importante investigar se você não está perdendo links que apontavam para o seu blog.
Esta é minha visão. Como o assunto é polêmico, deixo aberta a discussão e gostaria de ouvir sua opinião sobre o tema.
O PageRank e Alexa Rank ainda são importantes?
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