Após meu retorno das breves férias, percebi que o Google finalmente fez a atualização do PageRank dos sites no dia 30/10/09. Agora, o Gerenciando Blog está com PageRank 4! Nada mal para quem estava com o PR zerado desde a mudança para domínio próprio, ocorria em 17/06/09. O Google não atualizava o PR desde junho e esta nova atualização chega cercada de discussões e rumores a respeito da perda de importância do índice.
Introdução
Como já citei em artigos anteriores, o PageRank é um número que vai de 0 a 10 e define, sob o ponto de vista do Google, o grau de importância que cada página tem. Quanto maior o PR, maior o grau de importância. Um fator importante – e muitas vezes ignorado – é que cada página tem seu próprio PR. Num blog, por exemplo, há o PR da página principal e também de cada um dos artigos escritos nele. Quando uma nova página é escrita – ou um novo site ou blog é colocado no ar – seu PageRank é 0 (zero). À medida em que essa página ganha relevância, seu PR cresce, até o limite de 10. Pouquíssimos sites chegam a esse nível máximo (como o próprio Google e o governo dos EUA). De uma forma simplificada, você ganha PageRank à medida em que conquista backlinks para suas páginas. No artigo Google e a Ditadura dos Top 10 – Parte 3 eu mostrei algumas dicas para obtê-los e no Monitorando seus Backlinks, como acompanhá-los.
Onde consultar
Se você quer saber o PageRank de seu blog após a última atualização, basta seguir um dos métodos abaixo:
- instalar a Google Toolbar e acessar seu blog;
- instalar o SEO Quake e acessar seu blog;
- acessar um dos seguintes sites e consultar seu blog: Marketing de Busca ou PR Checker.
Conclusão
A grande discussão hoje é sobre a diminuição da importância que o próprio Google tem dado ao PageRank. No início, esse número era um fator altamente determinante para a ordenação dos resultados numa busca feita no Google. Atualmente, o conteúdo tem muito mais peso. Outras ações que apontam isso são a retirada das informações de PageRank da área para Webmasters (divulgada pelo Mestre SEO) e rumores acerca da remoção da informação inclusive da Google Toolbar. Desde o primeiro artigo que escrevi no Gerenciando Blog sobre o PageRank, eu já dizia que a importância do PR é relativa. Assim, de nada adianta você ter um PageRank alto se os seus artigos não têm qualidade suficiente para atrair e manter seus visitantes interessados. Por outro lado, enquanto o PR existir e for atualizado pelo Google, continuará sendo utilizado como fator de comparação e como uma das formas de medir o resultado das ações que você toma para otimizar seu blog. Assim, recomendo que você acompanhe o número, sem descuidar dos outros fatores de qualidade de seu blog. E o seu blog, apresentou variação no PageRank? E qual sua opinião sobre a importância do número? Deixe seu comentário!
Leave feedback about this