Por que escrever sobre plágio agora?
Níveis de plágio e suas conseqüências
Como saber se meus artigos foram copiados?
O que posso fazer se fui vítima de cópia?
- Contate o autor e solicite que seja citada a fonte ou que o conteúdo seja removido.
- Se ele não responder, contate o provedor de serviço onde o conteúdo está hospedado, informando o problema.
- Se você já foi prejudicado nos resultados do Google, entre com um pedido de reconsideração, explicando a situação. Isso é feito na Área para Webmasters, em https://www.google.com/webmasters/tools/reconsideration.
- Caso seu conteúdo tenha sido copiado em um blog do Blogger, há um formulário on-line para a denúncia (dica do Usuário Compulsivo).
- Caso o site que fez a cópia utilize algum serviço de publicação de anúncios, como o AdSense, Buscapé, Submarino ou outros, você pode informar isso ao programa que ele utiliza.
O que posso fazer para evitar a cópia?
- Ao longo de seu artigo, faça citações do nome de seu blog. Caso seu artigo seja copiado na íntegra, o nome de seu blog irá no texto. Normalmente, o plagiador copia seu texto sem nem sequer lê-lo por completo.
- Coloque sempre em seu texto links para outros artigos de seu blog. Da mesma forma que o item anterior, isso fará com que o leitor identifique tratar-se de um artigo copiado. Além disso, poderá trazer os visitantes da cópia para o seu blog.
- Bloqueie o uso do botão direito e das teclas CTRL+C em seu blog. Isso pode ser feito com scripts como os mostrados em http://inwebblog.blogspot.com/2009/02/como-bloquear-o-botao-direito-de-mouse.html e http://www.icebreaker.com.br/2009/05/bloqueando-o-atalho-ctrlc-no-seu-blog.html. Particularmente, não uso isso porque parte do conteúdo do Gerenciando Blog é feita justamente para ser copiada e utilizada nos blogs.
Leave feedback about this