maio 2, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Guest post

Preocupado com o WhatsApp compartilhando seus dados?

Se você está preocupado com o WhatsApp compartilhando seus dados com o Facebook, você deve ver o que o Facebook e o Instagram já coletam de seu perfil.

Foi em 2018 que o Facebook se envolveu em uma polêmica quando foi pego compartilhando dados de mais de  87 milhões de usuários com a empresa de análise de dados Cambridge Analytica. Mark Zuckerberg teve que testemunhar por isso perante o Congresso dos Estados Unidos.

Após uma reação imensa, o Facebook ativou o projeto ‘Damage Control’, onde disse que implantaria IA e uma ferramenta online para proteger os dados de seus usuários. Ainda não foi? Apenas Mark sabe.

A maioria das redes sociais coleta dados para personalizar seus serviços de forma que os usuários passem mais tempo em sua plataforma, o que mais tarde resulta em mais dinheiro dos anunciantes. Isso é não necessariamente uma coisa terrível, mas há uma linha tênue entre advertis alvo ingsem escrúpulos  surv eillance

 

É tudo sobre o dinheiro

Todo o negócio de venda de anúncios é um modelo de receita lucrativa que leva o Facebook até 20 bilhões em um ano. 

Houve relatos de que o Facebook vai integrar todos os seus serviços – Facebook, WhatsApp e Instagram sob um único guarda-chuva e oferecer uma plataforma interoperável perfeita para seus usuários. A transformação já começou.

Com tudo sob o mesmo teto, seria mais fácil para o Facebook direcionar mais anúncios, pois também agregaria dados que os usuários do WhatsApp fornecerão a este ecossistema. É exatamente onde a trama se complica.

 

Minha maneira ou a estrada

O WhatsApp recentemente empurrou uma notificação para todos os seus usuários, informando que estaria atualizando sua política de privacidade. A não aceitação dos termos de serviço resultará na desativação da conta do usuário. Embora isso tenha surpreendido um número considerável de usuários do WhatsApp, muitos decidiram abandonar a plataforma por alternativas como Signal e Telegram.

Espere! Os usuários do WhatsApp estão descartando o serviço apenas porque o WhatsApp decidiu compartilhar alguns de seus dados com o Facebook? Porque se for esse o caso, então eu não suponho que esses usuários do WhatsApp estejam cientes da quantidade de dados que plataformas como Facebook e Instagram já têm sobre eles.

É hora de verificar a realidade.

 

Dados que o Facebook coleta

O Facebook examina meticulosamente a identidade de seus usuários e sua segmentação vai além dos domínios da segmentação de anúncios. 

Assim como o WhatsApp agora, o Facebook pede aos usuários que concordem com sua política de dados antes de usar a plataforma. Ele afirma  que os dados que recolhe “inclui informações sobre os sites e aplicativos que você visita, sua utilização dos nossos serviços nesses websites e aplicativos, bem como informações que o desenvolvedor ou o editor do aplicativo ou site fornece a você ou a nós.”  

Ele não apenas obtém informações básicas sobre sua idade, empregadores, status de relacionamento, ID de e-mail, localização, etc. ,   mas também rastreia o que você está navegando em outros sites.  

“Existem três maneiras principais pelas quais o Facebook usa as informações que obtemos de outros sites e aplicativos: fornecendo nossos serviços a esses sites ou aplicativos; melhorando a segurança e proteção no Facebook; e aprimorando nossos próprios produtos e serviços. Vou  compartilhar um pouco mais sobre cada um deles, mas primeiro quero ser claro:  não  vendemos os dados das pessoas. Período.” 

Não é  como se outros sites  não  rastreassem sua atividade na web e armazenassem seus dados. Como o Facebook é o pioneiro nesse campo, a maioria tende a apontar o dedo na direção do gigante das redes sociais.  

A gigante da rede social implanta uma tecnologia chamada Facebook Pixel, que é um código invisível que é colocado  em outros sites e permite que esse site e o Facebook rastreiem a atividade dos usuários. Além disso, o Facebook também armazena seu endereço IP,  navegador  e informações do sistema operacional.  

Lembre-se de que o Facebook também tem acesso ao seu microfone e câmera. Especula-se que a empresa também ouve suas conversas usando o microfone, mas não há provas que sustentem essa teoria.

Facebook ainda recolhe seus dados de localização através do “saber  sua  localização’  opção  no aplicativo de desktop da aplicação smartphone. Isso é para anúncios com segmentação por local. 

É verdade que a maioria dos usuários  não  sabe mesmo sobre o tipo de dados que o Facebook está a recolher sobre eles. O fato é que se você está no Facebook, tudo o que você faz nessa plataforma é rastreado pela empresa.

Embora o Facebook diga que não vende os dados do usuário a terceiros, essa publicidade baseada em vigilância está sofrendo oposição de muitos.  

 

Dados que o Instagram coleta

O Instagram é uma plataforma de compartilhamento de fotos de propriedade do Facebook que também mantém um controle sobre o que seus usuários estão compartilhando e pesquisando no aplicativo.  

Tudo o que você faz no aplicativo é rastreado. Ele sabe quanto tempo você gastou no aplicativo e quanto tempo você  não  fez login.  

Dados que o Instagram coleta

No geral, são coletadas 25 categorias de informações. Ele coleta informações sobre seu ID de login e senha (obviamente) para fins de verificação. Ele também mantém uma guia de seu histórico de pesquisa, todas as enquetes em que você  participou  , seus comentários e  respostas  e se você alterou  seu  nome de usuário e informações.  

Alguns usuários também tendem a vincular seus contatos de smartphone ao Instagram para ajudar a se conectar com amigos. Dessa forma, o aplicativo ganha acesso à sua lista de contatos e, simultaneamente, recomenda sugestões.  

Por padrão, o Instagram rastreia sua localização para que você possa adicionar uma localização às suas postagens e histórias. O Instagram também rastreia seu histórico de navegação e exibe anúncios para você. Para servir a você os melhores anúncios, ele também usa os dados que o Facebook coleta para ajudar a direcionar melhor os anúncios.

Existe uma fuga?

A dura realidade é que, se você estiver online, há 90% de chance de ser rastreado.  Mesmo aplicativos de terceiros como Whatsapp GB não podem fugir  das Big como  Google, Facebook, Amazon essas empresas são algumas das maiores empresas de coleta de dados do planeta e, sem os dados do usuário, essas empresas multibilionárias não estariam onde estão hoje.

Cada plataforma oferece a seus usuários um grau de controle sobre como seus dados podem ser usados. Assim como o Facebook permite que seus usuários restrinjam a localização no aplicativo, o Instagram também oferece certas ferramentas que restringem a plataforma de exibir anúncios para você.

Apesar dessas ferramentas, ainda existe alguma vigilância e rastreamento que todas essas plataformas fazem em segundo plano. Se você está farto dessa ambiguidade em torno de seus dados de mídia social e quer ter certeza absoluta de que essas plataformas não podem rastreá-lo ou usar seus dados, saia da grade e exclua sua identidade de mídia social. Essa é a única maneira de ter certeza.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X