O fim de ano chega, e com ele vem aquela vontade de mudar a decoração da casa. Porém, com a grana curta para contratar profissionais e comprar materiais, fazer projetos de reformas pequenos para fazer sozinho é uma boa alternativa. Isso pode parecer um grande desafio, mas com o planejamento certo, tudo é possível!
Para fazer pequenas reformas, você precisa conhecer materiais que sejam versáteis e deem um toque profissional para a sua reforma. Uma lixadeira, por exemplo, é um material bastante versátil, já que pode ser usado em diversas superfícies, desde paredes até móveis, e dá um toque profissional ao acabamento de pinturas ou na restauração de móveis antigos.
O que eu preciso para fazer pequenas reformas sozinho?
O primeiro passo para fazer pequenas reformas em casa é vontade. O modelo DIY (“Do It Yourself”, ou faça você mesmo”, na tradução para o português) se popularizou bastante nos últimos anos.
Além da vontade, é preciso saber quais equipamentos e materiais são versáteis e úteis em diversos projetos. Falamos acima sobre a lixadeira, mas outros materiais, como pregos, parafusos, martelos, trenas, chaves de fenda, pincéis e rolos são importantes para o desenvolvimento de diversos projetos.
Quais reformas posso fazer sozinho?
Se você está pensando em fazer reformas sozinho, é importante entender o que pode fazer em casa. Fizemos uma lista com cinco reformas que você pode fazer sozinho gastando pouco dinheiro. Confira abaixo:
Mudar a iluminação dos ambientes
A iluminação pode dar um toque especial para os ambientes. É possível mudar a decoração de cômodos com uma mudança nas iluminações. Inclusive, hoje em dia, há diversas opções de lâmpadas e luminárias de fácil instalação e muito econômicas.
Desde trocar lâmpadas por lâmpadas mais econômicas até fazer a instalação de novas luminárias e lustres no ambiente, é uma reforma que você pode fazer sozinho. Também há opções de fitas e luminárias de LED que usam bateria e dão um toque diferenciado a ambientes.
Em muitos casos, não é preciso nem mexer com eletricidade, basta usar produtos que usam bateria ou que possam ser ligados em tomadas já existentes. A instalação em paredes pode ser feita com o uso de alguns parafusos e uma furadeira.
Trocar a cor das paredes da casa
Fazer um projeto de pintura é uma boa dica de reforma para fazer sozinho. Pesquise bastante, escolha as cores e veja as melhores combinações. Depois de todo o material comprado, separe um dia para limpar o cômodo que será pintado e meta a mão na massa!
Restaurar móveis antigos
Quem tem muitos móveis antigos em casa pode investir um tempo em fazer a restauração. Se você quer renovar a sua decoração vintage, pode usar uma lixadeira, um pouco de tinta ou verniz para restaurar seus móveis antigos.
Geralmente, os móveis antigos possuem um formato e estilo diferenciados, por isso, restaurar é melhor do que doá-los, por exemplo. Faça uma pesquisa de materiais, tenha tudo em mãos e renove a cor dos móveis, capriche no acabamento e pronto!
Instalar prateleiras e nichos
Outro projeto de reforma fácil, prática e que você pode fazer sozinho é realizar a instalação de prateleiras e nichos. Essa é uma boa dica de projeto para quem mora em ambientes pequenos. Instalar prateleiras e nichos é algo bem fácil — você pode fazer com uma furadeira, alguns parafusos e mão-francesa.
Fazer novos móveis
Essa é uma prática muito comum no DIY. Em vez de comprar novos móveis, você pode fazer os seus próprios móveis. O que não faltam são vídeos no YouTube para aprender a fazer móveis. E o que parece difícil é mais fácil do que parece! Faça um projeto, leve a uma loja que venda MDF, compensados ou madeiras já cortadas. Depois, é só executar e montar o seu móvel com parafusos e uma furadeira.
Com as nossas dicas, você tem tudo o que precisa para fazer pequenas reformas sozinho. Então, capriche nos projetos e economize na mão de obra. Divirta-se fazendo aquela mudança na decoração dos ambientes da sua casa ou escritório!
Leave feedback about this