Há hoje uma infinidade de sites que analisam automaticamente seu blog para classificá-lo em rankings, mostrar informações detalhadas sobre seu conteúdo ou lhe dar dicas para otimizá-lo. O Push2Check é um serviço com uma proposta simples: ele reúne dezenas desses serviços em um único local, para facilitar o acesso às informações sobre seu blog (ou de seus concorrentes). Veja neste artigo como utilizá-lo.
Introdução
Já mostrei aqui no Gerenciando Blog alguns serviços que analisam e pontuam o seu blog:
Há também outros sites que mostram o ranking de seu site ou blog de acordo com alguns critérios. Alguns entre os mais famosos:
Da mesma forma, há diversas outros serviços que mostram informações sobre seu blog. Uma das dificuldades é você acompanhar todas essas informações, pois você precisaria acessar regularmente cada um dos site para ver sua avaliação atualizada. O Push2Check (algo como “Aperte para Verificar”) é um site que reúne diversos desses serviços, para facilitar o seu acompanhamento.
Como Utilizar
Utilizar o Push2Check é muito simples. Basta você acessar o endereço http://push2check.com, preencher o endereço do seu blog e clicar no botão “Push 2 Check”.
Você será levado para a página principal do serviço (em meu caso, o endereço é http://push2check.com/gerenciandoblog.com.br), onde você verá as informações do seu blog. Na tabela mostrada nessa página, será exibido um resumo dos índices mais importantes, como o seu Google PageRank, seu índice Alexa, número de páginas indexadas nos principais mecanismos de buscas e outras:
A cada dia que você entrar, será gravada uma nova linha nessa tabela. Mas, há como automatizar essa geração, o que mostrarei mais adiante. Na parte superior dessa página, você verá diversas abas. A cada uma que você clicar, você verá as informações do seu blog naquele site, da mesma forma que se você o tivesse acessado. Abaixo, veja as informações do Gerenciando Blog no Alexa, por exemplo:
Informações Interessantes
Entre as dezenas de abas disponíveis, destaco abaixo algumas que considero mais interessantes:
- Trends.google.com – Mostra as buscas realizadas no Google referentes ao seu blog, ao longo do tempo. Só serão mostradas informações detalhadas caso seu blog tenha um número significativo de visitas.
- Semrush.com – Analisa palavras chaves utilizadas em seu blog e sugere potenciais anunciantes.
- Google Mentions – Exibe os resultados do Google onde seu blog é citado (excluindo suas próprias páginas).
- Bing Index – Mostra quais páginas do seu blog estão indexadas no buscador da Microsoft.
- Delicious.com – Exibe as páginas do seu blog que foram compartilhadas no Delicious.
- Builtwith.com – Mostra quais foram os recursos tecnológicos utilizados no blog.
- Aboutus.com – Exibe informações diversas sobre o blog, com dicas para corrigir eventuais problemas encontrados.
Gerando dados automáticos para a página inicial
O resumo mostrado na página inicial (aba “STATS”) é interessante para você acompanhar a evolução dos seus índices. Como citei no início deste artigo, ele será atualizado a cada vez que você ou outra pessoa consultar o seu blog no Push2Check. No entanto, você pode automatizar esse trabalho. Para isso, basta acessar o endereço http://push2check.com/button_creator.php?site=gerenciandoblog.com.br (substituindo o final pelo seu endereço). Lá, você poderá criar um botão do Push2Check para colocar em seu blog (se você não quiser dar destaque a ele, basta deixá-lo com as menores dimensões possíveis. Aqui no Gerenciando Blog, por exemplo, ele está no final do gadget dos Divulgadores. Após definir as opções desejadas, basta copiar o código HTML e publicá-lo em um gadget “HTML / JavaScript” em seu blog. Quando você acessar novamente o Push2Check, verá as informações geradas diariamente.
Conclusão
O Push2Check nada mais é do que um agrupador de serviços. Particularmente, gostei dele por facilitar o acesso aos demais sites – muitos dos quais eu nem conhecia. É mais uma ferramenta interessante para avaliar a evolução do seu trabalho e compará-lo com seus parceiros ou concorrentes. Você já conhecia o Push2Check? Gostou do serviço?
Leave feedback about this