maio 18, 2024
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Google SEO

Quais metatags devo utilizar em meu blog?

metatagsVocê sabe o que são e para que servem as metatags?

São trechos de código que você pode adicionar ao HTML do seu template, para passar informações sobre seu blog aos buscadores, redes sociais e outras ferramenta.

No entanto, vejo muitas dúvidas, mitos e formas erradas de utilizar as metatags.

Com este artigo, pretendo esclarecer o assunto para que todos possam utilizar as metatags corretamente em seus blogs.

Introdução

As metatags são recursos muito úteis em seu blog. Elas podem ser úteis em diversas situações:

  • Fornecer informações de SEO para o Google e outros buscadores, como a descrição do que será tratado em uma postagem.
  • Indicar para redes sociais qual é a imagem que melhor representa uma postagem.
  • Provar para um serviço que você é o proprietário daquele blog.
  • E muito mais.

Elas são representadas como linhas no HTML do seu template e sempre possuem a seguinte estrutura:

<meta content=’CONTEÚDO DA METATAG‘ name=’NOME DA METATAG‘/>

Os trechos destacados em negrito são os variam de metatag para metatag e de blog para blog. Isso significa que um blog pode ter diversas metatags, cada uma com uma função específica.

Devo usar metatags em meu blog?

Esta é uma pergunta perigosa de responder. A resposta é SIM, desde que você as utilize corretamente.

E, normalmente, as metatags são muito mal utilizadas, trazendo mais prejuízos do que benefícios ao blog.

Há templates que já vem com espaço no HTML para que algumas metatags sejam preenchidas.

Normalmente, isso não traz nenhuma vantagem ao blog.

Abaixo estão as metatags mais comumente divulgadas, e os motivos pelos quais você não deve utilizá-las fixas no template:

  • description – Esta é uma metatag muito importante, utilizada pelo Google e outros buscadores para mostrar um resumo do que trata o blog e cada postagem dele. Por esse motivo, não faz sentido ela ficar fixa no template, uma vez que deve haver um conteúdo diferente a cada postagem. Seu uso correto está mostrado no artigo SEO no Blogger: Metatags, mostrando onde ela deve ser preenchida.

  • keywords – Muitos acreditam que esta seja uma metatag mágica, que fará seu blog disparar nas buscas pelo simples fato de colocar palavras-chave fixas no HTML. Nada mais longe da verdade! O Google não utiliza essa metatag para nada, como já foi explicado no artigo Google does not use the keywords meta tag in web ranking (traduzindo, “O Google não usa a metatag keywords no ranking”). Alguns defendem que ela deve ser utilizada porque outros buscadores podem utilizá-las. Particularmente, não vejo a menor necessidade delas.

  • robots – Esta é uma metatag perigosa. Ela pode fazer com que seu blog ou páginas dele simplesmente não apareçam nas buscas. Além disso, há sites que recomendam o seu uso errado, sugerindo que sejam colocadas nela as palavras-chave separadas por vírgula. O uso correto é para informar ao Google quais páginas devem ou não fazer parte do índice para buscas. Caso você deseje indicar que alguma página do seu blog não deve ser mostrada pelo Google, utilize os recursos mostrados nos artigos SEO no Blogger: Robots.txt personalizado e SEO no Blogger: Tags de robôs personalizadas.

  • author – É outra metatag que o Google ignora. O que tem força e deve ser utilizada é a “autoria”, estabelecida com o link para seu perfil do Google+. O artigo Foto e nome do autor nos resultados do Google mostra como fazer isso.

Então, quais metatags devo utilizar em meu blog?

Resumindo o que expliquei acima, não é necessário ter nenhuma dessas metatags fixas no HTML do seu blog.

O Blogger já oferece recursos para você definir essas metatags de formas muito mais eficientes e corretas. O mesmo ocorre com o WordPress.

A promessa de que a colocação dessas metatags em seu template fará com que seu blog fique mais bem posicionado nos resultados do Google é falsa!

O Google é muito esperto para ser influenciado tão facilmente assim.

Em um próximo artigo, abordarei outras metatags menos conhecidas – mas que estão tendo grande importância, especialmente para o Facebook.

Aguardem!

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