maio 21, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Dicas

Qual a melhor época para investir em bitcoin?

O Bitcoin é conhecido como a primeira criptomoeda e também a mais popular, isso fez com que ele atraísse muitos investidores ao longo dos anos.

Mesmo assim, investir em bitcoin requer entender como o mercado atual se desenvolve e também compreender as possíveis mudanças futuras.

Mesmo ao conseguir identificar padrões e alguns sinais, nunca será possível ter uma noção exata dos melhores momentos para realizar seus investimentos. Por isso, confira, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar no momento de investir em diferentes tipos de criptomoedas.

Qual o momento ideal para investir?

Essa é a pergunta que todo mundo se faz, mas infelizmente não existe o momento perfeito, mas estar bem informado e conhecer o mercado pode ajudar a identificar boas oportunidades para fazer isso.

Ao acompanhar as notícias globais e regionais, você consegue entender como o mercado está se comportando e se está aquecido ou não. Desse modo, você pode planejar uma estratégia clara para investir no momento mais oportuno.

Faça uma análise do mercado

Antes de começar a investir, é importante realizar uma análise sobre o mercado do bitcoin, isso inclui estudar gráficos dos preços ao longo do tempo e também sempre observar o volume de negociações dessa criptomoeda.

Para realizar essa análise, você pode utilizar algumas ferramentas analíticas que analisam a criptomoeda com base nos ativos mais tradicionais do mercado. Isso sem contar no uso da inteligência artificial para entender mais sobre esses ativos.

Observe as tendências sazonais

Mesmo que as criptomoedas sejam conhecidas por ganhos altos, a volatilidade é um de seus aspectos mais característicos.

Mas mesmo que o Bitcoin não acompanhe a sazonalidade do mercado tradicional, investidores costumam acreditar que, em certas épocas, como no final do ano, podem trazer um aumento dos preços devido à maior atividade de negociação.

Outro momento importante para o Bitcoin é o halving que ocorre em média a cada quatro anos. Esse evento tem como objetivo limitar a criação de novos bitcoins para ajudar a manter a taxa de inflação da moeda sempre baixa.

Tenha estratégias para mitigação de riscos

Como já falado anteriormente, ao investir no bitcoin, e em outras criptomoedas, a volatilidade é bem alta, por isso, é importante ter estratégias para se proteger dos riscos associados a esse tipo de ativo.

Antes de tudo, é primordial saber dos riscos e entender que nem todos podem ser evitados. Contudo, ao criar uma estratégia, os riscos podem ser muito menores.

Ao diversificar seu portfólio em diferentes ativos, sejam outras criptomoedas, sejam outros tipos de investimento, caso uma delas tenha uma queda muito grande, você é afetado apenas por uma pequena fração da sua carteira.

Além disso, outras estratégias, como Stop Loss, protege você contra perdas muito significativas, e Take Profit, garante seus lucros antes de uma queda nos valores da moeda.

Utilize estratégias de investimento 

Aquele velho ditado de “compre na baixa, venda na alta” não pode ser tão bem aplicado quando falamos do bitcoin, pois inúmeros fatores, como as moedas locais, podem interferir no seu valor diariamente.

Uma das estratégias de investimento mais utilizadas, pensando a longo prazo, é a DCA, que vem do inglês e significa média do custo do dólar.

Ela consiste em aplicar em uma pequena quantidade regularmente a longo prazo, ao invés de tentar entrar com grandes quantidades de uma vez só, que podem se desvalorizar rapidamente.

Isso permite que o investidor diminua os efeitos da volatilidade e obtenha retornos mais consistentes ao longo do tempo.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X