junho 15, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Uncategorized

Segurança na estrada: como a escolha dos pneus afeta a segurança e o desempenho

Uma das peças que mais afetam o desempenho e a segurança dos veículos são os pneus. Se para a pessoa escolher um calçado apropriado é importante porque garante conforto e evita que tropeçar ou machucar os pés, o mesmo vale na escolha dos pneus para um carro. Isso é vital para evitar transtornos e garantir a segurança dos passageiros.

Assim, se você planeja comprar pneu na Black Friday, não basta analisar apenas o preço. A escolha do pneu precisa ser de acordo com o tipo do seu veículo, evitando prejuízos financeiros e garantindo segurança ao dirigir. Neste texto, entenda melhor os riscos da escolha errada e o que precisa ser analisado para comprar o pneu ideal para o seu veículo.

Pneus inadequados: quais são os riscos?

A escolha do pneu inadequado é um problema porque compromete a segurança do veículo ao dirigir, além de poder danificar outras peças do carro. Há também uma questão financeira, já que os pneus errados contribuem para o aumento do consumo de combustível. Além disso, há um problema que muitos não se lembram: calçar o carro com pneu incorreto aumenta a aderência lateral. Isso pode levar a uma tendência de capotamento do automóvel, o que coloca em risco a integridade dos ocupantes.

Outro risco é o de utilizar pneus mistos em um veículo que será utilizado predominantemente no meio urbano, algo que gera inconvenientes e desconfortos ao motorista. Isso aumenta consideravelmente o ruído do automóvel ao trafegar, o que atrapalha o conforto do motorista. A escolha desses pneus também faz com que a velocidade de resposta da direção seja menor, além de aumentar a distância necessária para fazer a frenagem com segurança e também o consumo de combustível.

Da mesma forma, utilizar pneus de estrada (on-road) em automóveis off-road traz desvantagens e riscos, como a redução do poder de tração do veículo, o que põe em risco os ocupantes do carro ao se aventurar fora da estrada.

Como escolher o pneu apropriado?

Para acertar na escolha do pneu, é necessário se atentar a alguns fatores. O primeiro ponto a ser considerado é a categoria do veículo, já que cada carro tem características diferentes, e isso influencia no desempenho ao dirigir. Portanto, o motorista deve ficar de olho nos códigos do pneu, já que eles indicam o modelo correto para o veículo.

O código P é para veículos de passeio; LT é para SUVs maiores e caminhões leves; ST é o código para motorhomes e reboques; e C é para caminhões, picapes de grande porte e vans. Para saber qual é o modelo do seu veículo, confira o manual do proprietário do automóvel.

Entretanto, a medida do aro não é a única que precisa de atenção. Também é importante conferir as medidas de altura, largura, peso máximo suportado e índice de velocidade, já que tudo isso irá impactar no desempenho do automóvel. Por exemplo, um pneu que tenha largura maior do que a ideal fará com que se tenha mais instabilidade nas curvas, afetando o desempenho nas frenagens e aumentando o consumo de combustível. Já a altura do pneu afeta o conforto da direção, e quanto mais baixo, mais atrito causa.

A procedência do pneu também é um fator primordial. É importante comprar pneus que sejam de um fornecedor confiável, evitando pneus recauchutados. Mesmo que o valor do pneu de marcas reconhecidas e confiáveis seja mais caro, o investimento vale a pena, já que não se deve vacilar com um item de segurança como esse.

Em caso de dúvidas, consulte o manual do veículo. Lá constam todas as informações necessárias sobre as características do pneu correto para o seu veículo, incluindo pressão ideal, largura, altura e tamanho. Seguindo essas instruções, evita-se problemas como danos ao sistema de direção e à suspensão, algo que é benéfico não apenas pela economia para o bolso, mas também pela garantia de uma direção mais segura.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X