Conquistar talentos tem sido cada vez mais uma tarefa desafiadora para empresas de todos os tipos e, por isso, se torna necessário o uso de ferramentas inovadoras nos processos de recrutamento. Uma delas é o teste QUATI, confira agora tudo sobre ele!
Nos dias atuais, a psicologia conta com inúmeras estratégias de avaliação com objetivos bem distintos, sendo a testagem psicológica um instrumento importante para o sucesso de qualquer empresa no processo de seleção de novos talentos.
Dentre os vários instrumentos de avaliação psicológica, existe o teste QUATI, que consiste numa poderosa ferramenta de recrutamento e seleção para novas vagas, bem como para qualificar melhor as equipes já existentes e melhorar a comunicação interna e o endomarketing.
Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe este artigo para conhecer mais sobre essa poderosa ferramenta de avaliação.
O que é um teste QUATI?
Baseado nas ideias do psiquiatra e psicoterapeuta sueco Carl Jung, o teste QUATI – Questionário de Avaliação Tipológica – é um modelo de avaliação psicológica que procura identificar em um indivíduo seus padrões cognitivos (tendências de pensamentos, decisões e interpretações) e comportamentais (maneiras de agir que se repetem diante de situações iguais).
Através desse teste, é possível classificar essas pessoas em grupos distintos, além de tornar mais fácil para as empresas organizarem as suas equipes de trabalho, ministrar treinamentos mais apropriados e fazer uma gestão de conflitos mais eficiente.
Além de melhorar a produtividade com um todo e até mesmo a qualidade dos produtos criados.
Qual o objetivo do teste QUATI?
Explicando melhor, o objetivo do teste QUATI é fornecer aos profissionais de Recursos Humanos o perfil exato dos profissionais, contribuindo para que a empresa faça as melhores escolhas em relação aos seus colaboradores.
Ao avaliar aspectos como afinidade, aptidão, interesse e disposição, o teste identifica se o profissional possui as competências necessárias para o cargo em questão.
Quais são as características do teste QUATI?
O manual QUATI possui um questionário de fácil compreensão, que propõe uma avaliação simples e objetiva, e disponibiliza as principais características dos 16 tipos de psicológicos propostos por Carl Jung.
Composto de 6 propostas de situações do cotidiano, cada uma com aproximadamente 15 pares de afirmações, o teste pede que o indivíduo escolha as que mais se aproximam do seu comportamento.
O resultado do teste QUATI permite identificar de que forma age o foco do sujeito, se é mais interno (ideias) ou externo (fatos).
Se o resultado demonstrar o que o foco está evidenciado para o mundo interno, o indivíduo será classificado como introvertido – o que significa que são profissionais que tendem a se aprofundar mais em determinados assuntos, com maiores chances de se tornarem especialistas em suas profissões.
Se o resultado demonstrar que o foco está evidenciado para o mundo externo, o indivíduo será classificado como extrovertido – o que significa que são profissionais que dispõe de atitudes empreendedoras e que podem se adaptar mais facilmente aos desafios.
Além de reconhecer esses dois tipos psicológicos, introvertido e extrovertido, o teste QUATI também procura reconhecer os tipos ligados às funções de percepção (intuição e sensação) e as funções de julgamento (pensamento e sentimento)
A correção do teste é feita com base na quantidade de respostas fornecidas para cada uma das dimensões descritas, tendo uma avaliação de caráter qualitativo e quantitativo.
Quais as vantagens do teste QUATI?
De forma geral, o Questionário de Avaliação Tipológica ajuda tanto na contratação de novos profissionais quanto na estruturação de todos os processos dentro de uma empresa.
O teste QUATI fornece informações importantes para que os profissionais de Recursos Humanos encontrem candidatos adequados ao perfil das vagas oferecidas, montem equipes pontuais para novos projetos e criem ações e estratégias mais direcionadas para o capital humano da empresa.
Esse questionário oferece respostas valiosas, entre elas:
- identifica se o profissional funciona melhor em grupo ou de forma individualmente;
- se possui atitude empreendedora ou funciona melhor sob comandos específicos;
- análise do comportamento das pessoas diante de situações diferentes;
- se possui facilidade em se aprofundar e especializar-se em uma função;
- identifica traços de personalidade como resiliência, liderança, dinamismo, entre outros;
- se toma decisões baseadas na razão ou na emoção;
- se é criativo e inovador;
Com respostas como essas em mãos, é possível que o profissional de Recursos Humanos possa observar com antecedência de que forma o profissional realiza seu trabalho, como ele se comporta diante de situações difíceis e como é o seu processo de tomada de decisão.
Dessa forma, a empresa realiza contratações mais eficientes, aumenta o seu conhecimento sobre seus colaboradores, incentiva a diversidade e consegue preparar treinamentos mais bem direcionados.
Como aplicar o teste QUATI?
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que esse teste só pode ser aplicado por profissionais com graduação em psicologia e que estejam devidamente inscritos no Conselho Regional de Psicologia (CRP).
O questionário pode ser aplicado em grupo ou individualmente e não há tempo limite para fazê-lo, mas a média para sua realização é de 45 minutos.
As condições do ambiente onde o teste será aplicado são muito importantes. Ele precisa ser confortável, com boa temperatura e iluminação, e também é preciso evitar distrações externas como barulhos.
Além disso, é preciso que os profissionais responsáveis expliquem com calma o funcionamento do teste e o que ele pretende avaliar e que, ao final, mostre o resultado para quem realizou o teste.
Se você não é um recrutador, mas sim um profissional que fará o teste QUATI, não se preocupe e nem tente “treinar” para o teste. Procure dormir bem na noite que antecede a avaliação, evite bebidas e mantenha foco na tarefa.
Leave feedback about this