novembro 21, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
SEO

Veja como potencializar o tráfego orgânico do seu site

Um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais digitais é como aumentar o tráfego orgânico.

Contar com métodos de SEO para divulgar seu site pode render bons resultados e, além disso, reduzir gastos com mídia paga.

No entanto, o que você pode fazer para aumentar naturalmente o tráfego do seu site ou blog? Melhorar os rankings dos motores de busca é a resposta a se pensar.

Agora você vai entender como fazer isso lançando mão de táticas de inbound marketing, SEO e muito mais.

Comece a leitura para entender tudo sobre a dinâmica de tráfego orgânico na web.

Tráfego orgânico: o que é?

O tráfego, em si, é toda vez que alguém visita seus canais digitais, sejam sites, blogs, aplicativos e páginas de redes sociais.

Já o tráfego orgânico é a visita que você recebe sem precisar investir em publicidade ou comprar uma lista de e-mail. É o que acontece, por exemplo, quando um internauta chega ao seu site após realizar uma pesquisa no Google.

Por fim, o tráfego pago consiste no modelo em que você investe dinheiro para obter resultados.

Com tráfego orgânico você pode obter acessos a qualquer momento, enquanto com tráfego pago isso só acontece quando você mantém seus anúncios ativos.

Na primeira estratégia, a empresa de consultoria contábil é encontrada porque tem conteúdo bem ranqueado no Google.

Já a segunda maneira gera tráfego por remuneração. Por exemplo: você paga ao Google para recomendar seu site ou blog para usuários de mecanismos de busca.

Neste texto, o foco são as práticas para aumentar o tráfego orgânico, uma ação muito vantajosa para ampliar o alcance e os resultados mesmo com orçamento reduzido.

Dicas para potencializar o tráfego orgânico

Pode ser uma maneira gratuita de alcançar maior visibilidade, mas isso não quer dizer que não exija esforço e estratégia.

A seguir, levantamos os principais pontos para gerar acessos espontâneos para seu site, confira!

Invista em otimização de SEO

Claro que a otimização deve ser o primeiro item da lista. Afinal, é impossível falar de tráfego orgânico sem falar de uma estratégia de SEO.

Este é o primeiro passo para atrair clientes em potencial e aumentar o tráfego para o portal de assessoria trabalhista.

SEO é o processo de otimização que torna mais fácil para os usuários da Internet encontrarem suas páginas nos mecanismos de busca.

Assim, a aquisição de visitantes é fundamentalmente dependente de atrair clientes em potencial, porque no momento em que um usuário abre seu site ou blog, ele está prestes a se tornar um cliente.

O Google conta com mais de 200 fatores de classificação para decidir quais páginas devem estar no topo de seu mecanismo de busca.

Nesse sentido, é fundamental investir em SEO on-page e SEO off-page, pois são otimizações adicionais para seu conteúdo e site.

Trabalhe no link building

Os links internos são uma das melhores estratégias para manter os visitantes navegando em seu blog por mais tempo.

Então, no conteúdo de marketing de conteúdo, por exemplo, você pode adicionar links relacionados ao tema central do texto. Isso faz com que a pessoa fique mais tempo navegando pelo site de contabilidade fiscal e tributária.

O benefício é que os visitantes permanecem no seu blog por mais tempo, o que aumenta a autoridade do domínio e tem outros benefícios de classificação.

Em outras palavras, é importante orientar os usuários a permanecerem no seu site e também aumentar as visitas orgânicas.

Conheça sua persona

Um aspecto fundamental de como sua estratégia de SEO funciona é entender sua persona.

Escrever copy ou qualquer conteúdo/campanha sem saber quem você quer atrair reduz drasticamente o potencial de resultado. Afinal, não trará impacto ou identificação, reduzindo as conversões.

Isso ocorre porque seu conteúdo se torna genérico e não resolve o problema de ninguém, deixando você ao alcance de poucas pessoas.

Para ter uma ideia melhor da persona em foco, analise quem compra seus produtos e serviços. Para isso, identifique características como:

  • Localização;
  • Preferências;
  • Dores;
  • Sonhos e objetivos.

As empresas que vendem para jovens devem usar linguagens e canais de comunicação diferentes daqueles voltados para adultos mais velhos.

Por exemplo, é inútil criar stories no Instagram se seus clientes não estiverem nas mídias sociais.

Ou seja, quanto mais informações você tiver sobre a persona, mais assertivo e interessante será seu conteúdo.

Invista em automação de marketing

As ferramentas de automação de marketing têm sido um forte aliado dos profissionais de marketing. Elas auxiliam nas mais diversas tarefas diárias, como envio de e-mails, planejamento de publicações e muito mais.

Com esse tipo de ferramenta, você sabe mais sobre os usuários de planejamento sucessório familiar. Afinal, você pode acompanhar quem visita seu site, por quanto tempo, quais páginas foram visualizadas e outros dados relevantes.

A automação permite uma comunicação personalizada com potenciais clientes e, assim, também ajuda a aumentar o tráfego orgânico.

Tenha um site responsivo e escaneável

O site responsivo é flexível e se adapta ao tamanho da tela do leitor, seja em um tablet ou celular.

Para que seu blog seja considerado responsivo, os usuários devem navegar sem problemas em qualquer aparelho. O conforto de visualizar o conteúdo deve ser uma de suas prioridades.

Uma maneira fácil de tornar seu conteúdo responsivo é dimensionar parágrafos de forma mais direta, com frases curtas. Além disso, é importante investir em escaneabilidade, uma técnica de formatação de texto e da própria página. 

Para isso, é importante também adotar parágrafos e títulos mais curtos e simples, para uma boa compreensão no mobile.

Ao criar um texto, a melhor forma de formatá-lo é no lado esquerdo da página. Isso facilita a forma como o leitor visualiza o texto, reduzindo o tempo de leitura e facilitando a continuidade.

Qual a importância do tráfego orgânico?

Em última análise, todo plano deve considerar metas, orçamentos e a urgência de alcançar resultados.

Pensando nisso, a decisão de focar seus esforços no tráfego orgânico tem uma vantagem distinta sobre outras ações, principalmente se a sua empresa não tiver muitos recursos. Saiba mais agora.

Custo-benefício

Uma das vantagens mais contundentes do tráfego orgânico é a relação custo-benefício, pois, além de ajudar a reduzir o custo do seu negócio com uma taxa média paga, não gera nenhum custo com o clique em si.

De fato, para atrair visitantes, os investimentos necessários são a criação e manutenção de um site ou blog, contratação de especialistas e ferramentas de conteúdo.

Durabilidade

Isso significa que os resultados de tráfego orgânico não têm data de validade.

Um exemplo disso é a publicação de posts em blogs: o conteúdo certo pode agregar credibilidade e relevância à marca, além de atrair clientes e gerar mais vendas.

Esse fator se torna uma grande vantagem, pois para obter esses resultados com tráfego pago, por exemplo, você terá que investir mais para manter a campanha ativa.

Abordagem híbrida

Os usuários da internet não são homogêneos. Alguns encontram sites por meio de mecanismos de busca e outros clicam aleatoriamente em anúncios pagos.

Portanto, é importante que os sites de marcas e negócios adotem uma abordagem híbrida, ou seja, integrando tráfego de busca orgânica e publicidade paga em uma estratégia, compreendendo os objetivos e características que cada modelo proporciona.

O histórico de diversos especialistas da área demonstra que esses processos, quando implementados com precisão, melhoram o tráfego de busca orgânica e os resultados da marca de forma geral.

Relacionamento mais próximo com os clientes

Essa é a forma mais eficaz de criar uma conexão mais próxima com seu público-alvo. De fato, ao envolver os clientes espontaneamente, há mais chances de retê-los.

A razão é que eles vêm ao seu site/blog porque querem, já que gostam do tipo de conteúdo publicado.

Por esse motivo, é possível ter um relacionamento de longo prazo, até que o usuário se sinta à vontade para se tornar 100% fiel à sua marca.

Maior relevância

Quem tem um site na primeira página de resultados do Google tem mais alta relevância, isso é fato.

Os anúncios pagos também aparecem instantaneamente, mesmo antes dos materiais orgânicos. Mas há uma diferença.

O Google os trouxe para a frente porque eles pagaram para estar lá. Mas é pouco provável que o internauta clique em um link de referência, pois sabe que se trata de um anúncio.

Então, em vez disso, ele clica instintivamente no primeiro link orgânico que aparece na tela. 

Atrai leads qualificados

Um dos maiores benefícios do tráfego orgânico é a capacidade de selecionar conteúdo com base na persona.

Em outras palavras, as postagens que visam especificamente o público com o qual você trabalha têm um alto potencial de compra.

Como resultado, é mais fácil atrair leads verdadeiramente qualificados por meio de estratégias como marketing de conteúdo.

Com isso, as chances de negociação aumentam e as vendas se multiplicam, pois as pessoas que já estão interessadas em comprar um produto ou adquirir um serviço são as que serão atraídas para sua página.

Saber detalhes sobre o tráfego orgânico, desde a importância dele até maneiras de potencializá-lo, com certeza coloca seu negócio em um outro patamar. Não desperdice oportunidades de se diferenciar e destacar na web!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X