SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca), um conjunto de estratégias que otimizam as páginas de um site, tendo como objetivo melhorar o posicionamento delas nos resultados de pesquisa.
Milhares de novas páginas surgem todos os dias na internet, provenientes de diferentes sites, e muitas falam sobre os mesmos assuntos. Mas quando o usuário faz uma pesquisa, apenas algumas delas conseguem se destacar.
O Google organiza os resultados com base em alguns critérios, e o objetivo é garantir a melhor experiência para os usuários. Com isso, vão ocupar a primeira página, links de sites que oferecem informações completas e confiáveis.
Mas além da qualidade de seus conteúdos, essas plataformas também investem em outras práticas que ajudam no ranqueamento, como uso correto de palavras-chave, design responsivo, URL amigável, E ASSIM POR DIANTE.
Existe uma disputa muito grande para conseguir um bom posicionamento, ou seja, assim como o seu negócio, outros estão disputando os primeiros lugares e a atenção dos consumidores.
Entender sobre SEO é fundamental nessa jornada, por esse motivo, vamos explicar seu conceito, mostrar sua importância e dar dicas para usá-lo. Confira!
O que é SEO?
O SEO trata-se de um conjunto de estratégias aplicadas nas páginas e em seus conteúdos, para que eles fiquem bem posicionados nos resultados de pesquisa. Entre suas principais estratégias estão:
- Uso de meta descrição;
- Palavra-chave;
- Backlinks;
- Design responsivo;
- Marketing de conteúdo.
Além disso, a página precisa ter um bom título, URL amigável, a presença da palavra-chave nos títulos e subtítulos, links internos e externos, entre outros.
É por meio dessas técnicas que um centro de parto humanizado consegue se posicionar entre os primeiros resultados de uma pesquisa.
Ter um bom posicionamento é fundamental para que seu negócio seja encontrado por mais pessoas, e quanto mais usuários visitam o site, maiores são as chances de converter e fazer negócio.
A maior vantagem do SEO é o fato de que é totalmente orgânico, portanto, a marca não precisa gastar tanto quanto ao investir em links patrocinados e outras estratégias.
Sobre a importância do SEO
Investir em SEO é importante por diversas razões. Em primeiro lugar, é por meio dele que a empresa consegue aumentar o tráfego em seu site, algo ainda mais essencial quando se trata de uma plataforma e-commerce.
Existem estratégias pagas que também cumprem essa função, mas a utilização de páginas obtém resultados ainda melhores, sem precisar gastar muito e ainda garante uma boa experiência para o visitante.
As publicações serão bem ranqueadas e, consequentemente, receberão mais cliques e visitas e quanto mais tráfego a plataforma tiver, mais tempo ela consegue se manter entre as primeiras posições.
Para um cemitério de animais, é a oportunidade de se comunicar com o público, transparecer o valor de seus serviços e gerar oportunidades para o negócio.
As publicidades pagas são mais acessíveis para as grandes corporações, tendo em vista que possuem mais recursos financeiros para investir nesse tipo de ação.
Por outro lado, o SEO é financeiramente mais acessível, e que assim consegue trazer resultados ainda melhores, constrói a imagem da marca, melhora a qualidade do site e a página vai permanecer no topo por mais tempo.
Os efeitos da publicidade paga só vão durar enquanto houver investimento, a partir do momento que a empresa para de comprá-los, eles simplesmente desaparecem. Mas isso não acontece com o SEO, muito pelo contrário.
Quanto mais a companhia melhora seu site, mais tempo ele permanece entre os primeiros resultados. Além de ser visto por uma quantidade maior de pessoas, vai atrair os visitantes certos.
Em outras palavras, o tráfego proveniente dessa estratégia é qualificado, ou seja, apenas as pessoas que realmente estão interessadas em seus produtos e serviços vão acessá-lo.
Só que um profissional que trabalha como enfermeiro domiciliar deve oferecer respostas para as dúvidas de seu público, de maneira completa, por meio de materiais relevantes.
Outra vantagem está relacionada ao funil de vendas, que pode ser profundamente melhorado por meio das estratégias de SEO. Os conteúdos para quem acessa a plataforma organicamente são diferentes daqueles projetados para os anúncios.
Toda vez que o usuário faz uma pesquisa, geralmente está propenso a comprar alguma coisa, mas ainda pode ter dúvidas ou simplesmente não ter se convencido.
Os conteúdos publicados podem trabalhar os diferentes estágios do funil de vendas. Por exemplo, para quem ainda está pesquisando algum problema, é uma forma de conscientizar as pessoas sobre as possíveis soluções.
Agora, quem já conhece o produto e está pesquisando preço, pode receber materiais, como avaliações de outros clientes ou até mesmo abordagens um pouco mais agressivas, como uma amostra grátis.
Muito mais do que agilizar o funil de vendas de uma empresa especializada em aeronave leve esportiva certificado, é uma forma de garantir a satisfação do consumidor.
O propósito do funil de vendas é amadurecer o prospect até que ele esteja pronto para comprar, e quando ele chega nesse estágio, está certo de que o produto ou serviço é o que precisa.
Por fim, o SEO também é uma maneira de aumentar a autoridade da marca, pois os próprios usuários sabem que existem dois tipos de resultados quando fazem uma pesquisa.
Marcas que aparecem entre os primeiros posicionamentos de maneira orgânica são vistas como autoridades naquilo que fazem.
Só que para aproveitar todos os benefícios da utilização para motores de busca, é fundamental saber como colocá-lo em prática.
Como implementar estratégias de otimização?
Existem algumas dicas fundamentais para colocar as estratégias de SEO em prática e obter os melhores resultados. São elas:
1. Usar palavras-chave primárias e secundárias
A principal estratégia de SEO é o uso de palavras-chave, afinal, o conteúdo precisa ser criado com base nesses termos, sendo eles primários e secundários.
Mas, supondo que uma oficina mecânica tenha escolhido a palavra-chave “centro automotivo mais próximo”, precisa saber de que maneira vai usá-la no conteúdo e na página.
Sendo esta a palavra-chave primária, pode ser usada como foco da landing page, fazendo uma descrição completa daquilo que está sendo oferecido, além de ser usada como o centro do conteúdo.
O termo secundário, por sua vez, são palavras que se relacionam com ele e que oferecem mais detalhes sobre o assunto, e elas ajudam a melhorar o posicionamento da página nos resultados de pesquisa.
2. Tentar um posicionamento para Featured Snippets
Os featured snippets do Google são o local que todas as empresas querem alcançar nos resultados de pesquisa. Estão localizados no topo dos resultados e têm uma chance muito maior de atrair tráfego orgânico.
Se uma empresa de treinamento nr 35 quiser alcançar esse posicionamento, precisa saber otimizar o conteúdo de maneira específica.
A primeira coisa a ser feita é escolher qual conteúdo será exibido como featured snippet. É fundamental que ele instigue a curiosidade e faça o usuário clicar no link.
Outro fator importante é examinar com cuidado as palavras-chave usadas nos featured, pois de acordo com alguns estudos, é bem possível que conteúdos que começam com uma pergunta conquistem esse posicionamento.
3. Usar bons títulos e descrições
As palavras-chave geram muitos impactos no conteúdo, tanto é que elas podem ser usadas no título da página e nas descrições.
Uma clínica veterinária de acupuntura para gatos utiliza esses elementos para otimizar a página, e esse procedimento é muito simples, inclusive para quem não entende muito bem sobre o assunto.
A maioria das plataformas de hospedagem oferecem uma maneira simples de editar o título e a meta descrição. Lembre-se de que esses elementos aparecem nos resultados de pesquisa e influenciam o clique do usuário.
Ele pode se decidir por clicar no link depois de ler uma pequena seção, e ela precisa ser aproveitada com boas palavras para que seja realmente impactante.
4. Agilizar o carregamento da página
O tempo que a página demora para carregar afeta as estratégias de SEO, e quanto mais lenta ela for, maior será sua taxa de rejeição e o próprio visitante abandona a plataforma rapidamente.
Uma autoescola especializada em cnh especial para moto pode utilizar o Google PageSpeed Insights para verificar a velocidade do portal.
Basta adicionar a URL em um intervalo de zero a 100 e observar a pontuação, e quanto mais alta ela for, mais rápido é o carregamento da página.
Também é possível verificar a velocidade de sites específicos para dispositivos móveis em comparação com aqueles que podem ser acessados por computador.
É fundamental revisar o site e retirar qualquer elemento que esteja atrasando o tempo de carregamento, pois isso é para o próprio bem do ranqueamento da plataforma.
Considerações finais
Não basta apenas ter um site para aparecer entre os resultados de pesquisa do Google. Para valer a pena todo o investimento e trabalhar com uma estratégia de marketing completa, as páginas precisam ser utilizadas.
O SEO trabalha com metodologias que melhoram as características do site, de modo que ele esteja bem posicionado para os usuários, atraia mais visitantes e assim gerar mais oportunidades para a marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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