julho 23, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Email Marketing

E-mail Marketing: mensagens personalizadas e conversões

E-mail Marketing é uma estratégia de marketing digital focada na comunicação direta por e-mail entre a empresa e seus clientes e potenciais clientes. Resumidamente, o propósito é estabelecer uma comunicação e cumprir objetivos de marketing.

O disparo costuma ser feito por uma ferramenta de automação que ajuda a personalizar os conteúdos e a criar um cronograma de envios. Com isso, a marca não lota a caixa de entrada do destinatário e nem fica muito tempo sem se comunicar.

É considerado como uma das principais estratégias de marketing digital porque consegue estabelecer uma comunicação direta com o público. A companhia consegue estreitar o relacionamento com os consumidores, nutrir leads e gerar vendas.

Por ser financeiramente acessível, acaba trazendo um dos melhores retornos sobre investimentos. Mas não basta simplesmente conseguir o e-mail do potencial cliente e enviar qualquer conteúdo para ele, é necessário personalizar a mensagem.

Hoje em dia, o consumidor pode comprar os mesmos produtos e serviços com empresas diferentes, por isso deseja fazer negócio com aquela que ofereça um diferencial, e a personalização é uma das formas de fazer isso.

Este artigo traz algumas informações importantes sobre o e-mail marketing para que a empresa consiga personalizar a mensagem e aumentar suas conversões.

A influência de mensagens personalizadas

Uma pesquisa realizada pela Hubspot mostrou que a taxa de abertura é muito maior quando a empresa usa o nome do destinatário no assunto. Muitas organizações fazem esse tipo de personalização, mas não é o suficiente.

Para se destacar entre os concorrentes e atrair o cliente, é fundamental criar conteúdo relevante e abordar assuntos que estejam de acordo com as expectativas daquele contato em específico.

Uma empresa que oferece aluguel de mesas bistrô valor vai conseguir afunilar suas estratégias de personalização a partir do momento em que tiver acesso a dados qualificados sobre essas pessoas.

A estratégia Visa facilitar a jornada de compra e oferecer uma boa experiência para o cliente, e se a organização conhece sua base de contatos, também terá mais facilidade para segmentá-la, e entre os principais dados estão:

  • Idade;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo;
  • Área de atuação.

As adaptações nas campanhas podem ser mais fáceis quando a companhia faz um estudo aprofundado sobre o cliente. Além do mais, ao dividir os grupos e qualificá-los considerando seus interesses, fica mais fácil aumentar as taxas de abertura.

Se mais pessoas estão abrindo e-mail, é natural que as conversões também aumentem, e ao longo do tempo, isso vai diminuir a necessidade de investimentos.

Tipos de personalização

Existem alguns tipos de personalização que são mais eficazes e aumentam o nível de engajamento dos destinatários.

O primeiro tipo é feito com dados, depois a partir da coleta de informações sobre o comportamento dos consumidores, a empresa consegue gerar audiência.

São dados referentes aos usuários de aplicativos e sites, pessoas que visitaram a loja da empresa, que tiveram algum tipo de interação com os produtos, entre outras possibilidades.

Um fabricante de banheira redonda para 2 pessoas também pode usar o motor de geração de audiências, visto que é considerado o segundo tipo de personalização.

Por meio dele, é possível identificar grupos que apresentam semelhanças no comportamento, e a partir disso definir qual é a melhor personalização comunicativa para esses consumidores.

É importante saber que o conceito de personalização depende da maneira como os dados são capturados individualmente, compreendendo o contexto do usuário para finalmente escalar a comunicação, de acordo com o comportamento.

Por fim, o terceiro tipo de personalização é a ativação do consumidor, fazendo disparo de mensagens personalizadas para criar gatilhos que vão impulsionar a ação por parte do usuário.

Elementos-chave da personalização

As empresas precisam conhecer os elementos-chave para construir uma mensagem de e-mail personalizada. São eles:

Cuidar do campo “assunto”

As pessoas não querem perder tempo com mensagens que não são do seu interesse, por isso, colocar um título interessante no campo “assunto” é uma forma de convencê-la a abrir a mensagem.

Um fornecedor de areia lavada média precisa enxergar esse espaço como o primeiro contato do potencial cliente com a mensagem, então precisa saber como chamar a atenção da pessoa para ela abrir o conteúdo.

Instigar as emoções

É fundamental humanizar a mensagem, fazendo com que sua chamada seja algo mais direcionado e pessoal. Usar um pouco de empatia também é muito bom porque é uma forma de compreender se o conteúdo é realmente interessante.

Deve-se chamar o cliente pelo nome e oferecer um tratamento personalizado e diferenciado, aspectos que todo consumidor moderno procura.

Orientar o leitor

A empresa precisa saber o que ela deseja que os clientes potenciais façam, como conhecer um novo produto, fazer o download de material, seguir o perfil nas redes sociais, visitar o site, entre outras possibilidades.

Independentemente do que um fabricante de fertilizantes sintéticos queira, precisa ser simples e objetivo na hora de explicar para o contato. É interessante destacar a chamada da campanha, por meio de um botão ou uma imagem com cores contrastantes.

Como mensurar a mensagem

Além de ter todo esse cuidado no processo de personalização, a companhia precisa saber mensurar o impacto das mensagens personalizadas em suas taxas de conversão.

As conversões estão relacionadas ao momento em que o usuário corresponde à chamada para ação da estratégia. É quando ele abre um e-mail, preenche um formulário, faz um cadastro ou até quando compra um produto ou serviço.

Depois da conversão, devem ser inseridos em uma ferramenta CRM para que a companhia possa estabelecer um contato mais próximo e avançar essas pessoas no funil de vendas.

É muito fácil descobrir a taxa de conversão, depois basta pegar o número de pessoas que interagiram com o e-mail e dividir essa quantidade pelo número de conversões.

O total que será dividido depende do tipo de material para o qual a empresa quer encontrar a taxa de conversão. A fórmula usada é a seguinte:

Número total de conversões / número total de cliques =  taxa de conversão.

Supondo que um fabricante de rufos de alumínio enviou uma campanha de e-mail para anunciar um lançamento, para cerca de 10 mil clientes. Desse total, 500 clicaram para se cadastrar na pré-venda.

Fazendo as contas, a taxa de conversão desse e-mail é de 5% porque são 500 dividido por 10.000.

Ferramentas de personalização

Existem ferramentas e plataformas que ajudam a criar e enviar e-mails personalizados, e entre as principais estão:

MailChimp

Esta ferramenta é uma das mais conhecidas no mundo todo, depois de acordo com o próprio site, existem cerca de 13 milhões de organizações que fazem uso dela.

Uma de suas maiores vantagens é que pode ser integrada a outras plataformas como WordPress, Magento e Shopify.

Uma empresa especializada em restauração de piso de concreto pode usar a versão gratuita, que traz funcionalidades básicas como CRM, formulários, assistente criativo e páginas de destino.

RD Station

Esta é uma das plataformas mais relevantes do mercado de automação de marketing porque ajuda a criar campanhas e fluxo de nutrição de leads, tendo como propósito auxiliar o fechamento das vendas e melhorar os resultados.

Entre as funcionalidades da plataforma estão como e-mail marketing, gestão de anúncios nas redes sociais, entre outras. Uma vantagem é que a organização pode contratar um plano que esteja de acordo com suas necessidades do momento.

Constant Contact

Essa ferramenta é uma excelente alternativa para os pequenos negócios que querem consolidar sua presença na internet. Um fabricante de válvula retenção inox pode fazer isso por e-mail, criar anúncios nas redes sociais ou usar uma plataforma de vendas.

Outras funções que o sistema realiza são criação de landing page, envio de SMS, veiculação de plataformas de anúncios nas redes sociais, como Facebook Ads e Instagram Ads, e automação de marketing.

Não existe uma versão gratuita que possa ser usada de maneira permanente, entretanto, é possível fazer um teste e só então adquirir um plano.

Get Response

Por fim, esta plataforma é uma das mais simples e permite criar campanhas de e-mail e automação de marketing. Entre suas funcionalidades estão o e-mail, criador de site, funis de conversão, automação de marketing, anúncios e formulários pop-up.

Se um fabricante de janelas automáticas quiser utilizar as funcionalidades básicas, pode contratar o plano gratuito e usar pelo tempo que quiser.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma das principais estratégias de marketing digital e precisa ser parte do planejamento de qualquer organização.

Ele ajuda a estabelecer uma comunicação mais próxima e assertiva com os usuários, independentemente do segmento de atuação do negócio.

Mas para obter os melhores resultados com essa estratégia, é fundamental que as mensagens sejam personalizadas.

Com as ferramentas certas, a companhia consegue personalizar seus conteúdos e consequentemente aumentar as taxas de conversão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X