maio 1, 2024
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Celebridades no mundo cripto: mais credibilidade ou ceticismo para investidores?

Marcas cripto usam celebridades para atingir novos públicos e explorar novos mercados

O mercado de criptomoedas está em plena expansão em todo o mundo. Parte do sucesso na atração de novos investidores se deve à participação de celebridades e ações que atingem o grande público. 

O chamado “cripto mainstream” tem sido um fator fundamental para que mais e mais pessoas conheçam esse ecossistema. Mas será que essa aposta traz credibilidade? Isso é suficiente para acabar com o medo das pessoas de investir em criptomoedas e outros criptoativos?

A adoção em massa de investidores ao mercado cripto traz a necessidade de entender quais são os principais fatores para esse crescimento. Há uma forte tendência no crescimento contínuo do mercado cripto nos próximos anos.  

Segundo a análise de mercado da MorningStar, em 2021 o valor do mercado cripto passou de US$ 965 bilhões para US$ 2,6 trilhões. Isso se deve à recente popularização de grandes empresas do segmento cripto no mainstream.

Famosos estão se tornando garotos-propagandas de empresas Cripto 

Como estratégia para expandir a marca em mercados ainda pouco explorados pelo segmento cripto, plataformas de criptomoedas têm apostado numa fórmula bem conhecida: a contratação de celebridades como garotos-propagandas da marca. 

Uma celebridade que se tornou garoto-propaganda de cripto recentemente foi o jogador argentino Lionel Messi, que atualmente joga no Paris Saint-Germain, da França. 

O jogador fechou contrato com a Exchange Bitget, que tem sede em Cingapura. A marca firmou parceria com o jogador para avançar no seu projeto de expansão na América Latina. Além de Messi, a Bitget também fechou acordos com a Juventus, um dos principais clubes do futebol italiano. 

O principal rival de Messi por anos no futebol, o jogador português Cristiano Ronaldo, tornou-se parceiro da Binance, a maior Exchange do mundo cripto. O projeto prevê o lançamento de coleções de NFTs e projetos para Web 3.0. 

Outras celebridades que embarcaram no mundo cripto há algum tempo foram o casal Gisele Bündchen e Tom Brady. A modelo e o jogador de futebol americano fecharam e viraram acionistas da Exchange FTX, a terceira maior empresa do mundo cripto em volumes transacionados. Gisele também assumiu o cargo de chefe de iniciativas ambientais e sociais da corretora. 

O ator Matt Damon também foi uma das celebridades que firmaram acordo com empresas do mercado cripto. Damon fez um comercial para a Exchange Crypto.com, o vídeo viralizou e chegou a estar entre os Trending Topics do Twitter. 

A Crypto.com também expandiu sua atuação na América Latina com a compra do naming rights do Staples Center, uma das principais arenas esportivas de Los Angeles. Desde novembro de 2021, a arena passou a se chamar Crypto.com Arena. 

A mudança trouxe uma visibilidade física que merece destaque, além de atrair o público de esportes praticados na arena. A Crypto.com agora é uma marca conhecida por muitos fãs da NBA, pois as duas franquias da cidade, Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers, utilizam a arena em seus jogos. 

Ceticismo dos fãs: o outro lado da atuação de celebridades na publicidade do mercado cripto

Um levantamento da FSB Pesquisa mostra: a falta de confiança é um dos principais motivos para que investidores brasileiros tenham dúvidas em fazer aportes no mercado de criptomoedas. 

Por isso, embora celebridades grandes e reconhecidas sejam usadas como garotos-propagandas, sempre haverá uma parcela de fãs que continuará cética quanto a esse mercado. 

A própria Crypto.com tem sofrido até certo ponto com as suas últimas ações. No Twitter, alguns usuários reclamaram da troca de nome do Staples Center, chegando a questionar a veracidade das criptomoedas no mercado. 

Já outras celebridades, como a socialite Kim Kardashian e o boxeador Floyd Mayweather, acumulam processos relacionados à publicidade de marcas do mundo cripto. 

O mercado cripto está em pleno crescimento e busca superar os desafios para atrair novos fãs. O uso de celebridades para atingir o grande público é uma estratégia que já foi adotada por todos os segmentos da publicidade. É comum que traga bons resultados, mas também gera dúvidas quanto à credibilidade dos negócios.

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